segunda-feira, 14 de novembro de 2016

*O LIVRO DOS MÉDIUNS Estudo 91 – MUDANÇA DE CALIGRAFIA*

*O LIVRO DOS MÉDIUNS Estudo 91 – MUDANÇA DE CALIGRAFIA*

(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)
Por
ALLAN KARDEC
Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

*SEGUNDA PARTE*

*DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS*

*CAPITULO XVII*

*FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS*

*MUDANÇA DE CALIGRAFIA*

Em continuidade ao estudo sobre o processo de formação dos médiuns, transcrevemos a questão 219 de O Livro dos Médiuns.

 - Fenômeno muito comum entre os médiuns escreventes é o da mudança de caligrafia, segundo os Espíritos que se comunicam. E o mais notável é que a mesma caligrafia se repete sempre com o mesmo Espírito e às vezes é idêntica à que ele tinha em vida. Veremos mais tarde as consequências que se podem tirar disso, no tocante à identificação. Essa mudança só ocorre com os médiuns mecânicos e semimecânicos, porque neles o movimento da mão é involuntário e dirigido pelo Espírito. Não se dá o mesmo com os médiuns puramente intuitivos, pois nestes o Espírito age apenas sobre o pensamento e a mão é dirigida pela vontade do médium como nas circunstâncias comuns.

Mas a uniformidade da escrita, mesmo num médium mecânico, nada prova absolutamente contra a sua faculdade, pois a mudança de caligrafia não é condição absoluta na manifestação dos Espíritos, mas decorre de uma aptidão especial, de que os médiuns mais decisivamente mecânicos nem sempre são dotados. Designamos os que a possuem por médiuns polígrafos.
Como leitura complementar sugerimos ao leitor acessar o estudo do Prof Carlos Augusto Perandrea, disponível na Internet, que desenvolveu um trabalho através da elaboração de exames científicos, que permitem comprovar a autoria de mensagens psicografadas:

A PSICOGRAFIA À LUZ DA GRAFOSCOPIA – Carlos Augusto Perandrea,
     
Também está disponível na Wikipédia artigo sobre o uso da psicografia nos tribunais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicografia

*Bibliografia:*

KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2.ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap XVII - 2ª Parte – item 219

*Tereza Cristina D'Alessandro*


https://chat.whatsapp.com/BBdBqQYDWX063IQsvumtvW


Nenhum comentário:

Postar um comentário