*O LIVRO DOS
MÉDIUNS 125 Capitulo XXIII - Da Obsessão - Obsessão simples, fascinação, subjugação
- Parte III*
(Guia dos Médiuns e dos
Doutrinadores)
Por
ALLAN KARDEC
Contém o ensino especial dos Espíritos
sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação
com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os
escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.
*SEGUNDA PARTE*
*DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS*
*CAPITULO XXIII*
*DA OBSESSÃO*
*OBSESSÃO SIMPLES. FASCINAÇÃO. SUBJUGAÇÃO.*
*CAUSAS DA OBSESSÃO*.
*MEIOS DE COMBATÊ-LA.*
Da Obsessão
- Obsessão simples, fascinação, subjugação - Parte III*
O estudo anterior trouxe para reflexão alguns aspectos da obsessão
simples e Allan Kardec esclarece que se o médium mantem-se vigilante, raramente
é enganado, e que essa forma de obsessão é apenas desagradável e dificulta as
comunicações com os Espíritos sérios.
Acrescenta o Codificador que se incluem na categoria das obsessões
simples os casos de obsessão física, isto é, manifestações barulhentas e
obstinadas de certos Espíritos que, espontaneamente produzem pancadas e outros
ruídos.
Quanto à fascinação, Kardec a define como uma ilusão criada pelo
Espírito obsessor diretamente no pensamento do médium e que paralisa de certa
maneira a sua capacidade de julgar as comunicações, fazendo com que ele não se
considere enganado.
No livro Mediunidade: Desafios e Bênçãos, o Espírito Manoel P. de
Miranda esclarece que para o médium, os conflitos que o aturdem e não são
solucionados, podem dar origem ao narcisismo, sendo este a raiz da fascinação.
Explica ainda, que “o narcisista se atribui valores e direitos que a
outrem não concede, tornando-se o epicentro dos próprios e dos interesses
gerais”.
Na medida em que acentua o distúrbio, o narcisista afasta-se do
convívio social saudável, desinteressando-se das outras pessoas, e este
comportamento que às vezes é sutil, agrava-se devido à presunção, à ausência de
autocrítica, embora a severidade com que julga a conduta alheia, como
transferência daquilo que ele, inconscientemente, se faz merecedor. Dessa
maneira, libera a consciência de culpa e mais se enclausura em si mesmo, sendo
que essa insegurança psicológica converte-se em autoafirmação exibicionista.
Devido a essa deficiência emocional, quando portador de mediunidade,
atrai espíritos zombeteiros que passam a inspirá-lo sem que o médium se dê
conta da gravidade da situação obsessiva que se estabelece. Passa então a
acreditar integralmente nas comunicações de que se faz instrumento, não
aceitando qualquer observação que se faça a elas.
O médium fascinado acredita-se em comportamento irreprochável, não
aceitando as advertências que lhe chegam através das comunicações de que se faz
portador, crendo-se então em contato com espíritos elevados e não percebe que
as comunicações são de conteúdo trivial, repetitivas, baseadas em chavões
convencionais.
Allan Kardec explica que o médium fascinado chega ao ponto de
considerar sublime a linguagem mais ridícula e que este processo obsessivo
atinge desde as pessoas mais simples, ignorantes e desprovidas de senso aos
mais instruídos, o que prova tratar-se de uma aberração produzida por uma causa
estranha, cuja influência os subjuga.
As consequências da fascinação são muito graves, podendo levar o médium
a aceitar as doutrinas mais absurdas e as teorias mais falsas como sendo
verdades incontestáveis, além de levá-lo a praticar ações ridículas,
comprometedoras e perigosas.
Concluindo este estudo, compreendemos ser a fascinação um grave
processo obsessivo alimentado por Espíritos espertos, ardilosos e hipócritas
que rondam os médiuns com insistência, aguardando a oportunidade os afligir,
para interditar-lhes as mensagens, para entorpecer-lhes a faculdade... Nenhum
médium está isento de sofrer este transtorno obsessivo.
Na sociedade muitas são as pessoas autofascinadas e entre os médiuns,
muitos são portadores de obsessão por fascinação.
Jesus sempre que desfazia uma relação obsessiva repreendia os
obsessores, admoestando-os e, ao mesmo tempo, lecionava aos obsidiados que
seguissem as Suas diretrizes, amando e servindo em Seu nome... Não há outro
caminho para todos nós.
*Bibliografia:*
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns - 2. ed. São Paulo: FEESP, 1989 -
Cap. XXIII - q. 239
KARDEC, Allan - O Livro dos Espíritos - ed. especial São Paulo: EME,
1997 – Cap. IX.
FRANCO, Divaldo P., pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda -
Mediunidade: Desafios e Bênçãos – Salvador: LEAL, 2012
*Tereza Cristina D'Alessandro*
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