*O LIVRO
DOS MÉDIUNS Estudo 101 – Reflexões sobre a questão 223.1 (continuação
III)*
(Guia
dos Médiuns e dos Doutrinadores)
Por
ALLAN
KARDEC
Contém
o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de
manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento
da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática
do Espiritismo.
*SEGUNDA
PARTE*
*DAS
MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS*
CAPITULO XIX
O PAPEL DOS MÉDIUNS
NAS COMUNICAÇÕES
*Reflexões sobre a questão 223.1 (continuação III)*
Relembramos que o problema das
interferências do médium na comunicação não passou despercebido a Kardec que ao
questionar os Espíritos orientadores da Codificação, deles obteve a confirmação
do fato (O Livro dos Médiuns, Cap. XIX O Papel dos Médiuns nas Comunicações,
Influência do Espírito do Médium item 223):
*Item 223. 2 - As
comunicações escritas ou verbais podem ser também do próprio Espírito do
médium?*
- A alma do médium pode comunicar-se como qualquer outro. Se ela goza de
um certo grau de liberdade, recobra, então suas qualidades de Espírito.
*Item 223. 2a - Esta
explicação não parece confirmar a opinião dos que acreditam que todas as
comunicações são do Espírito do médium e não de outro Espírito?*
- Eles só estão errados por entenderem que tudo é assim. Porque é certo que o Espírito do médium pode agir por si, mas isso não é razão para que outros Espíritos não possam agir, também, por seu intermédio.
Estudando esse capítulo,
observamos que não foi dado nenhum caráter de anormalidade à manifestação do
Espírito do próprio médium, chegando mesmo a afirmar que o conteúdo de certas
comunicações produzidas por médiuns, sem o concurso dos Espíritos, pode ser
superior ao de outras, obtidas com a participação deles, a depender do grau de
evolução de uns e de outros. Nem sempre porém, o fato anímico revela qualidades
adormecidas ou simples ocorrências do quotidiano da vida atual ou passada do
médium. Muitas vezes, o que se projeta são o trauma, as manifestações fóbicas,
além de outras expressões de desajuste que aguardam regularização,
caracterizando o:
*- Espírito do médium introduzindo suas ideias
nas mensagens de que se faz instrumento*.
Para se compreender corretamente
o problema do animismo, relembremos o papel dos médiuns nas comunicações.
Sabemos que ele é o intérprete da mensagem que chega. Ora, quem interpreta,
vivencia, e não apenas repete, absorvendo em seu mundo íntimo a ideia,
devolvendo-a com a vestimenta representada por seu estilo, vocabulário, emoções
e acervo cultural.
É comum, no início da educação mediúnica,
quando os médiuns ainda não estão familiarizados com o processo das
comunicações, que eles façam o conflito sem saberem determinar corretamente a
fronteira entre o pensamento próprio e o dos comunicantes. Nesse início é muito
provável que preponderem os estados arquivados no inconsciente. É por isso que,
acertadamente, afirma-se que para alcançar o estado mediúnico transita-se
necessariamente pelo anímico.
Ao mesmo tempo em que exercita a faculdade, deve o médium educar-se
moralmente, a fim de que os seus fatores de desajuste sejam superados antes que
se convertam em viciações alienantes e caminhos de acesso para as obsessões.
Pessoas excessivamente mórbidas,
afeitas a queixas, repetitivas e egoístas, quando na prática mediúnica
apresentam tendência para o animismo, desajustes, porque seu comportamento já
traduz esse estado anímico de tristeza e desencanto, decorrente do aflorar do
passado nas experiências que ora vivenciam. Podemos citar outros fatores
desencadeantes do animismo: encontros e desencontros que sensibilizem o médium,
discussões e desentendimentos, festas sociais excitantes, jogos e
entretenimentos similares, que atuam como fortes desequilibrantes emocionais. O
cultivo de idéias desordenadas, as aspirações mal contidas, desequilibram,
promovendo falsas informações. Os desbordos da imaginação geram impressões,
produzem idéias que fazem supor procederem de intercâmbio mediúnico. Além
desses, a inspiração de Entidades levianas
Uma mudança salutar de hábitos e
comprometimento com a caridade cristã podem desfazer certos condicionamentos
renitentes e perturbadores.
Espera-se que os médiuns atuantes
compreendam sem demora esse processo de transitar do anímico para o mediúnico, desemperrando
as engrenagens medianímicas pelo exercício disciplinado e constante,
desobstruindo os canais por onde fluem as ideias através do trabalho no Bem,
absorção de conhecimentos e cultura, oração e meditação continuadas.
Compreende-se que é necessário ao
médium um exame contínuo de seus problemas íntimos e acentuado zelo pelo
estudo, a fim de discernir com acerto e segurança. Nem tudo que ocorre na
esfera mental significa fenômeno mediúnico.
Recomenda o Espírito Joanna de
Ângelis, no livro Celeiro de Bênçãos:
“Estuda e estuda-te.
Evita a frivolidade e arma-te de siso, no mister relevante da mediunidade.
Cada ser vincula-se a um programa redentor, graças às causas a que se
imana pelo impositivo da reencarnação. Interferências espirituais sucedem, sim,
mas, não amiúde como pretendem a leviandade e a insensatez dos que se comprazem
em transferir responsabilidades.
Revisa opiniões, conotações, exames e resguarda-te na discrição.
Mediunidade é patrimônio inestimável, faculdade delicada pela qual ocorrem fenômenos sutis expressivos e vigorosos e só procedem do Alto quando em clima de alta responsabilidade.
Nesse sentido, não descuides das ocorrências provindas de interferências
anímicas, dos desejos fortemente acalentados, das impressões indesejáveis e
desconexas que ressumam, engendrando comunicações inexatas.
Acalma a mente e harmoniza o “mundo interior”
Celeiro de Bênçãos, Cap. 6, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco – LEAL
*Bibliografia:*
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns -, 2.ed. São Paulo, FEESP. 1989,
Cap. XIX, q. 223, de 1 a 8
NEVES, J.; AZEVEDO, G.; CALAZANS, N.; FERRAZ, J. - Vivência Mediúnica -
Projeto Manoel P. de Miranda - 1.ed. Salvador/BA, LEAL. 1994, Cap. 1 -
Fenômenos, Cap. 11- Do Anímico ao Mediúnico
NEVES, J.; AZEVEDO, G.; CALAZANS, N.; FERRAZ, J. Qualidade na prática
Mediúnica- Projeto Manoel P. de Miranda. 1.ed. Salvador/BA, LEAL, 2000, 1ª
Parte, Animismo,
XAVIER, Francisco C. pelo Espírito André Luiz, Nos Domínios da
Mediunidade. 14.ed. 1985, FEB, Cap. XXII - Emersão do Passado,
*Tereza Cristina D'Alessandro*
Abril / 2010
https://chat.whatsapp.com/BBdBqQYDWX063IQsvumtvW
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