sexta-feira, 18 de novembro de 2016

*O LIVRO DOS MÉDIUNS Estudo 104 – Reflexões sobre a questão 223. Itens 9 a 14

*O LIVRO DOS MÉDIUNS Estudo 104 – Reflexões sobre a questão 223. Itens 9 a 14

(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)
Por
ALLAN KARDEC
Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

*SEGUNDA PARTE*

*DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS*

*CAPITULO XIX*

*O PAPEL DOS MÉDIUNS NAS COMUNICAÇÕES*

*Reflexões sobre a questão 223. Itens 9 a 14*

Considerando que o papel do médium nas comunicações é sempre ativo, seja ele consciente ou inconsciente, intuitivo ou mecânico, *(ver estudo 63*) a transmissão e pureza da comunicação sempre dependerá dele.


Nos estudos dos itens 9 a 14, os Espíritos que responderam as questões propostas por Allan Kardec, afirmam que a passividade mediúnica caracteriza-se quando o médium, apesar de não se anular por completo, não mistura suas idéias às do Espírito comunicante. Lembraram ainda que, para produzir o movimento de um corpo inerte o Espírito necessita do fluido animalizado do médium, de que se serve, por exemplo, para animar momentaneamente a mesa, fazendo-a obedecer à sua vontade, e que para uma comunicação inteligente também é necessário um intermediário inteligente e esse intermediário é o médium.


Um Espírito pode dar vida *factícia* momentânea a um corpo inerte, mas não a inteligência, sendo assim o médium quem recebe o pensamento do Espírito comunicante sem o perceber e o transmite pouco a pouco, seja pela psicofonia ou psicografia, ou outra modalidade.


Assim, a participação do médium é indispensável como intermediário, mesmo quando se trata dos chamados médiuns mecânicos *(ver estudo 63)*.


Concluindo, compreende-se que os Espíritos comunicantes podem utilizar tanto o médium consciente quanto o inconsciente, dependendo essa escolha das circunstâncias, da necessidade de precisão na comunicação ou de fatores controlados pelos Espíritos que coordenam as atividades do médium.

*Bibliografia:*
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns -, 2.ed. São Paulo, FEESP. 1989, Cap. XIX, q. 223, de 9 a 14

*Tereza Cristina D'Alessandro*


Agosto / 2010


https://chat.whatsapp.com/GPSVUkMpUZy1UVCHvdDQOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário