quarta-feira, 30 de novembro de 2016

*O LIVRO DOS MÉDIUNS 141 Capitulo XXIV - As provas possíveis de identidade 3*

*O LIVRO DOS MÉDIUNS 141 Capitulo XXIV - As provas possíveis de identidade 3*

(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)
Por
ALLAN KARDEC
Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.


*SEGUNDA PARTE*

*DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS*

*CAPITULO XXIV*

IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS

AS PROVAS POSSÍVEIS DE IDENTIDADE

COMO DISTINGUIR OS ESPÍRITOS BONS E MAUS

PERGUNTAS SOBRE A NATUREZA E A IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS

*Capitulo XXIV - As provas possíveis de identidade 3*

Ainda refletindo sobre a identidade dos Espíritos e como identifica-los quando isso se fizer necessário, Allan Kardec esclarece que se torna mais fácil reconhece-los quando se trata de Espíritos contemporâneos, cujos hábitos e caráter são conhecidos, pois são esses hábitos, de que ainda não tiveram tempo de se livrar, que permitem reconhece-los.

Há que se considerar qual a necessidade de identificar determinado Espírito, ou seja, qual é a finalidade? É para esclarecimento, consolação e constatação da imortalidade? Pode-se buscar na personalidade, no caráter, no conjunto desses sinais a comprovação necessária, mas ainda levando em consideração o papel do médium na comunicação, que pode ser um filtro que, por suas condições humanas, com necessidades, conquistas, realizações, contribui com algo pessoal na transmissão da mensagem.

Um Espírito pode imitar uma assinatura, fornecer informações e conhecimentos, fornecer nome, até mesmo o do Cristo foi colocado em mensagens que analisadas não resistiram ao bom senso e prudência do Codificador.

Certamente, a identificação de Espíritos é muito importante na área das pesquisas constatando a imortalidade, e Allan Kardec aplicou métodos e regras para proceder a identificação dos Espíritos que deram depoimentos e os que colaboraram na Codificação, utilizando como critério principal, a análise do conteúdo moral da comunicação recebida.


*Bibliografia:*

1 - KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns - 2.ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap. XXIV – q.257 a 261

2 – FRANCO, Divaldo P., pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda – Mediunidade: Desafios e Bençãos – Salvador: LEAL, 2012 – Cap. 3

*Tereza Cristina D'Alessandro*
9/11/2015



https://chat.whatsapp.com/J9FGsT8kkxyD0MzYfe1J32

https://telegram.me/joinchat/CLfyGQkY1WqZawwxfUJ20A

Nenhum comentário:

Postar um comentário