domingo, 27 de novembro de 2016

*O LIVRO DOS MÉDIUNS 131 Capitulo XXIII - Da Obsessão - Obsessão simples, fascinação, subjugação -Causas da Obsessão -Meio de Combatê-la 1*

*O LIVRO DOS MÉDIUNS 131 Capitulo XXIII - Da Obsessão - Obsessão simples, fascinação, subjugação -Causas da Obsessão -Meio de Combatê-la 1*

(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)
Por
ALLAN KARDEC
Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.


*SEGUNDA PARTE*

*DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS*

*CAPITULO XXIII*

*DA OBSESSÃO*

*OBSESSÃO SIMPLES. FASCINAÇÃO. SUBJUGAÇÃO.*

*CAUSAS DA OBSESSÃO*.

*MEIOS DE COMBATÊ-LA.*

Capitulo XXIII - Da Obsessão - Obsessão simples, fascinação, subjugação -Causas da Obsessão -Meio de Combatê-la 1

Na questão 249, Allan Kardec observa que os meios de combater a obsessão variam, segundo as características de que ela se reveste. Se o médium tem consciência de que corre o risco de sofrer a ação obsessiva, deve evitar os obstáculos morais que o colocam sob a atuação de Espíritos mais imperfeitos que ele próprio. Não há perigo real para o médium que esteja convencido de que pode sofrer obsessão: o processo obsessivo estabelece-se devido às imperfeições morais semelhantes entre os envolvidos.

Quando se perceber sob a ação obsessiva, deve o médium tomar duas medidas essenciais, recomenda Kardec: provar ao Espírito que não foi enganado por ele e que será impossível deixar-se enganar; segundo, cansar-lhe a paciência, mostrando-se mais paciente do que ele. Quando o obsessor se convencer de que perde o seu tempo, acabará por se retirar, por não encontrar campo receptivo para a sua ação nefasta.

Como as ações obsessivas podem demorar bastante, deve o médium também buscar a ajuda dos Amigos Espirituais, suplicando-lhes assistência. Na sua relação com o desencarnado, considerar este como sendo alguém necessitado de respeito, carinho e benevolência, vencendo-o pelo bom procedimento, orando por ele. Se for realmente um Espírito endurecido, a princípio se divertirá com isso, mas submetido a um processo de moralização, adverte o Codificador, acabará por ceder ao esforço que o médium empreende na evangelização própria. Muitas vezes, nesse processo, o obsessor se sente tocado intimamente e resolve por modificar-se moralmente assim como fez o obsediado.

Recomenda ainda Allan Kardec ser necessário interromper a atividade mediúnica caso o obsessor insista em não se modificar, querendo ocupar todo o tempo da tarefa do médium. Após a interrupção da atividade, o médium deve conversar com o coordenador da reunião, procurar a assistência espiritual no centro onde trabalha, intensificar o estudo evangélico e terapia pelo passe espírita.

A obsessão revela a presença da faculdade mediúnica naquele que sofre o constrangimento espiritual dos maus Espíritos, pois estes as exercem como expressão da ignorância e loucura de que se fazem objeto, caracterizando para o médium, o chamamento à responsabilidade do exercício mediúnico com Jesus.

*BIBLIOGRAFIA*

KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns - 2. ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap. XXIII – q.249

*Tereza Cristina D'Alessandro*
Junho/2014



https://chat.whatsapp.com/J9FGsT8kkxyD0MzYfe1J32

https://telegram.me/joinchat/CLfyGQkY1WqZawwxfUJ20A


Nenhum comentário:

Postar um comentário