*O
LIVRO DOS MÉDIUNS Estudo 85 – Desenvolvimento da Mediunidade*
(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores)
Por
ALLAN KARDEC
Contém o ensino especial
dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de
comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades
e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.
*SEGUNDA PARTE*
*DAS MANIFESTAÇÕES
ESPIRITAS*
CAPITULO XVII
*FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS*
*Desenvolvimento
da Mediunidade*
Allan Kardec considerando a mediunidade como porta
de comunicação entre o plano espiritual e o material e que se queira conversar
com os entes queridos que já retornaram à pátria espiritual, apresentou
orientações para o médium e para aqueles que poderiam se utilizar de recursos
mediúnicos para essa finalidade, nos itens 203 e 204, os quais transcrevemos a
seguir:
O desejo de todo aspirante a médium é naturalmente poder conversar com Espírito de pessoas queridas, mas essa impaciência deve ser moderada, porque a comunicação com determinado Espírito apresenta quase sempre dificuldades materiais que a tornam impossíveis para o iniciante. Para que um Espírito possa comunicar-se é necessário haver entre ele e o médium relações fluídicas que nem sempre se estabelecem de maneira instantânea. Somente na proporção em que a mediunidade se desenvolve o médium vai adquirindo a aptidão necessária para entrar em relação com o primeiro Espírito comunicante.
Pode ser, portanto, que o Espírito desejado não
esteja em condições propícias, apesar de se encontrar presente. Como pode ser,
ainda, que ele não tenha possibilidade nem permissão de atender ao apelo.
Convém, pois, no princípio, abster-se o médium de chamar um determinado
Espírito, porque muitas vezes acontece não ser com ele que as relações fluídicas
se estabeleçam com maior facilidade, por maior simpatia que lhe devote. Antes,
pois, de pensar em obter comunicações deste ou daquele Espírito, é necessário
tratar do desenvolvimento da faculdade, fazendo para isso um apelo geral e se
dirigindo, sobretudo, ao seu anjo guardião.
Não há para isso fórmulas sacramentais. Quem pretender oferecer uma fórmula pode ser firmemente taxado de impostor, porque para o Espírito a forma nada vale. Entretanto a evocação deve ser feita sempre em nome de Deus. Pode-se fazê-la nos termos seguintes ou em outros equivalentes: Rogo a Deus todo poderoso permitir a um bom Espírito comunicar-se comigo, fazendo-me escrever; rogo também ao meu Anjo guardião que me assista e afaste de mim os Espíritos maus.
Espera-se então que um Espírito se manifeste,
fazendo escrever alguma coisa. Pode acontecer que seja aquele que se deseja
como pode ser um Espírito desconhecido ou o Anjo da Guarda. Num caso ou noutro,
geralmente ele se dá a conhecer escrevendo o nome. Apresenta-se então o
problema da identidade, uma das que requerem maior experiência, pois são poucos
os iniciantes que não estejam expostos a ser enganados. Tratamos disso logo
mais, em capítulo especial.
Quando se quer chamar determinados Espíritos, é essencial dirigir-se inicialmente aos que se sabe serem bons e simpáticos e que podem ter um motivo para atender, como os de parentes e amigos. Nesse caso a evocação pode ser feita assim: Em nome de Deus todo poderoso, rogo ao Espírito de fulano que se comunique comigo. Ou ainda: Rogo a Deus todo poderoso permitir ao Espírito de fulano que se comunique comigo. Ou por outras palavras correspondentes a esse mesmo pensamento.
É também necessário que as primeiras perguntas
sejam formuladas de maneira que as respostas sejam dadas simplesmente por um
sim ou não. Por exemplo: Estás aí? – Queres responder? – Pode fazer-me
escrever? etc. Mais tarde, essa precaução será desnecessária. No começo,
trata-se de estabelecer uma relação. O essencial é que a pergunta não seja
fútil, que não se refira a coisas de interesse privado, e, sobretudo, que seja
a expressão de um sentimento benevolente e simpático para o Espírito ao qual se
dirige.
Mais importante a se observar, do que a maneira de fazer o apelo é a calma e o recolhimento que se deve ter, juntos a um desejo ardente e uma firme vontade de êxito. E por vontade não entendemos aqui um desejo efêmero e inconseqüente, a cada momento interrompido por outras preocupações, mas uma vontade séria, perseverante, sustentada com firmeza, sem impaciência nem ansiedade. O recolhimento é favorecido pela solidão, pelo silêncio e afastamento de tudo o que possa provocar distrações.
Nada mais resta então a fazer, senão isto: renovar
todos os dias a tentativa, durante dez minutos, um quarto de hora ou mais de
cada vez, durante quinze dias, um mês, dois meses e mais se necessário.
Conhecemos médiuns que só se formaram depois de seis meses de exercício,
enquanto outros escrevem corretamente desde a primeira vez.
*Bibliografia:*
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2. ed. São
Paulo: FEESP, 1989 - Cap XVII - 2ª Parte – item 203 e 204
*Tereza Cristina D'Alessandro*
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