quinta-feira, 10 de novembro de 2016

ESTUDO EVANGELICO 77 LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - MELHORANDO SEMPRE

  *ESTUDO EVANGÉLICO 77*

*PALAVRAS DE VIDA ETERNA*
Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel 

*MELHORANDO SEMPRE*
 
*“Estamos orando a Deus para que não façais mal algum, não para que simplesmente pareçamos aprovados, mas para que façais o bem...”* - Paulo (II Coríntios, 13:7)


A finalidade primordial da vida é melhorar sempre, pois a meta é atingir a perfeição máxima que o Espírito imortal pode atingir.

          As orientações trazidas pelos Espíritos Superiores, por permissão divina, para nortear os caminhos de todos nós, Espíritos imperfeitos que somos, são sempre neste sentido e, seguindo-as, pode-se, com mais facilidade, alcançar a meta final.

          Muitas experiências, necessárias à melhoria, somente podem ser realizadas no mundo material, desta forma a reencarnação é uma oportunidade excepcional, que deve ser aproveitada integralmente, o que ocorre em raras exceções, pois, de modo geral, muitas são negligenciadas, algumas pouco ou nada acrescentam ao patrimônio individual.

          Como aprendiz, o Espírito reencarnante ao defrontar-se com as maravilhas oferecidas pela Terra, coloca em segundo plano os valores morais que deveria desenvolver, estimulado por suas próprias imperfeições.

          O caminho para o crescimento espiritual passa obrigatoriamente pela convivência harmoniosa com o próximo.

          O gerenciamento inadequado das organizações humanas, os desvios de conduta de governantes e governados são, felizmente, cada vez mais evidentes e que devem ser interpretados como sinalizadores para que cada um faça sua melhor parte, principalmente pelos espíritas que sabem com clareza as conseqüências imediatas e vindouras de seus atos.

          “Não te afastes da cultura do bem, sob o pretexto de nada conseguires realizar contra o domínio das atribulações que lavram o Planeta.” 1

          A famosa expressão “todos fazem” não deve e nem pode ser entendida como um direito de procedimento fora da moralidade.

“Certo, não podes curar as chagas sociais, indesejáveis mas compreensíveis numa coletividade de espíritos imperfeitos quais somos ainda todos nós, em regime de correção e aperfeiçoamento, contudo ninguém está impossibilitado de proceder honestamente e apoiar os semelhantes com a força moral do bom exemplo.

          Sem dúvida, não podes socorrer a todos enfermos que choram na Terra, entretanto, ninguém está proibido de atenuar a provação de um amigo ou de um vizinho, propiciando-lhe a certeza de que o amor não desapareceu dos caminhos humanos.” 1

          É necessário conscientizar-se de que cada um está onde precisa estar e que aí é seu campo de redenção e aprimoramento.

          Se cada um melhorar seu pequeno círculo de atuação estará, sem dúvida, contribuindo para a melhoria coletiva e, certamente, os frutos colhidos serão alimentos evolutivos conquistados.

          O exemplo do pássaro que tenta apagar o incêndio da mata, transportando água no seu pequenino bico é altamente expressivo: demonstra a importância de cada um fazer sua parte em prol da coletividade, melhorando sempre.

*Bibliografia:*

1 - XAVIER, Francisco C., pelo Espírito Emmanuel. Palavras de Vida Eterna.14. ed., Uberaba-MG: CEC, 1990, lição 78
 
*Adelino A. Chaves Jr.*


Nenhum comentário:

Postar um comentário