segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Guia do Módulo para os monitores

RGA -

Módulo Iniciação Espiritual

Guia do Módulo para os monitores


A) Recepção dos participantes – 15 min. – 00:00 a 00:15

Música: Oração de São Francisco (Instrumental).

Prece Inicial (simples) e boas vindas.

Apresentação da Sinopse do Módulo.

Sinopse do Módulo

O módulo “Iniciação Espiritual” tem como objetivo demonstrar qual a finalidade transcendental da Iniciação Espiritual, através do exemplo de um grande espírito: Francisco de Assis.

Apresentação dos Participantes: todos falam o nome e a cidade onde nasceram.

Monitor pergunta: “Vocês acham que o nome a cidade de nascimento definem quem nós somos uma pessoa?” (Ouvir os participantes) “O que nos define?” (ouvir os participantes). Concluir dizendo: O que nos define são as nossas qualidades e defeitos, por isso buscamos na Iniciação Espiritual o auto conhecimento.

B) Apresentação de Francisco de Assis – 10 min. - 00:15 a 00:25

Monitor pergunta: “Se eu dissesse que Francisco nasceu em Assis (na Itália), isso o definiria?” (Ouvir os participantes). (Conduzir para a resposta negativa)

Monitor pergunta: “Vocês sabem como era Francisco de Assis antes de se entregar à vida religiosa?”. (Ouvir os participantes) “Então vamos conhecer o nosso personagem principal do módulo.

Vídeo 1 – “O Homem Velho”

Monitor pergunta: “Como era Francisco então?” (Ouvir os participantes) Concluir dizendo que ele era um seresteiro, estava indo para a Guerra (As Cruzadas) etc., enfim, um homem comum.


C) O Estudo – 40 min. - 00:25 a 01:05

Monitor Pergunta: “Como Francisco iniciou a sua preparação e a de seus discípulos para as tarefas cristãs que abraçaram?” (Ouvir os participantes) (Provavelmente não vão saber).

Monitor Pergunta: “Como nós começamos a nossa iniciação espiritual na EAE”? (Ouvir os participantes) (Conduzir para a resposta de que foi pelo estudo – Curso Básico – que nós começamos).

Vídeo 2 – Estudo.

Atividade em grupo (6 grupos), para estudo das perguntas e respostas do capítulo 18 do livro “Francisco de Assis”. Resumir os ensinamentos do texto e explicar para a sala. Divisão dos grupos pelas folhas a serem distribuídos pelos monitores.

1º Momento – Estudo em grupos.

2º Momento – Exposição das conclusões dos grupos pelo relator para toda a sala.

Monitor conclui: “Vocês acham que a gente consegue compreender estes temas complexos sem estudá-los?” (Ouvir os participantes) Concluir dizendo acerca da importância do estudo no processo iniciático.

D) Reforma Íntima – 25 min. - 01:05 a 01:30

Monitor pergunta: Iniciado o estudo na EAE, qual foi o nosso próximo passo? (Ouvir os participantes) (conduzir para que cheguem à resposta “Reforma Íntima”, dizendo que aqueles ensinamentos do estudo começaram a fazer eco no nosso íntimo).

Monitor Pergunta: “Como Francisco realizou sua Reforma Íntima?”

Vídeo 3 – Reforma Íntima.

Agora os participantes serão instados a se analisarem frente aos temas que estudaram na primeira parte, como no Caderno de Temas, escrevendo sobre si. (entregar pequenas cadernetas e perguntas para cada um, de acordo com o grupo em que estavam). Dar instruções como se fossem escrever no caderno de temas (Escrever na primeira pessoa, sem filosofar, visualizar-se na situação, fazer proposta de mudança etc.).

1º Momento – Todos escrevem em silêncio sobre si nas cadernetas.

2º Momento – Participantes compartilharão através da leitura o que escreveram (4 a 5 participantes ou tantos quanto o tempo permitir).

Monitor conclui: “Vocês acham que a gente consegue realizar de forma efetiva a Reforma Íntima sem este tipo de reflexão? (Ouvir os participantes) Estudar os temas primeiro ajudou a fazer reflexões pessoais? (Ouvir os participantes) Concluir falando da importância da Reforma Íntima no processo iniciático e instar os participantes a registrar suas anotações nas suas Cadernetas Pessoais (são autodescobertas feitas no módulo).

E) Trabalho – 15 min. - 01:30 a 01:45

Iniciados o Estudo e a Reforma Íntima na EAE, qual o próximo passo  na nossa iniciação espiritual? (Ouvir os participantes) (Conduzir para a resposta “Trabalho”).

Monitor pergunta: “Após o estudo e a Reforma Interior, como Francisco se lançou ao trabalho?” (Ouvir os participantes)

Vídeo 4 –O trabalho

Monitor pergunta: “Para vivenciarmos este aspecto da nossa Iniciação Espiritual, o que podemos fazer aqui na sala, agora, para ajudar o próximo através do trabalho?” (Ouvir os participantes) (Conduzir para a resposta “oração/Vibração Coletiva”).

Em seguida, os participantes serão convidados a realizar um trabalho de auxílio ao próximo, que faz parte do processo iniciático da Escola de Aprendizes do Evangelho: as Vibrações Coletivas (Monitor: explicar rapidamente que elas ocorrem às quintas-feiras, às 19:30, e são o trabalho de sustentação da estrutura espiritual de nossas casas).

Fazer a vibração coletiva, envolvendo nela as figuras de Jesus e Francisco de Assis, nos auxiliando nesse trabalho (Roteiro de Vibrações Coletivas Simplificado).

Monitor Pergunta: “Vocês acham que ajudamos alguém com as nossas vibrações? Ajudamos mais ou fomos mais ajudados?”

Monitor – concluir falando da importância do Trabalho no processo iniciático e mostrar a simplicidade com que podemos ajudar o próximo (oração, por exemplo).

F) Final do Módulo – 15 min. 01:45 a 02:00

Monitor pergunta: “Qual é o resultado desse processo de iniciação espiritual?” (Ouvir os participantes).

Monitor diz: “Nós então concluiremos o nosso módulo vendo um vídeo que nos mostra qual é o resultado deste processo.”

Vídeo 5 – O homem novo e a Iniciação Espiritual

Despedida dos monitores: Convidar a todos para dar um abraço coletivo e no abraço coletivo o monitor falará algo assim:

“Agradeço pela atenção de todos em nome de todos os monitores e pessoas que auxiliaram na confecção do módulo”;
“Fazemos votos de que possamos sair desse nosso encontro renovados no nosso propósito de servir sorrido com Jesus, e
“Que a nossa iniciação espiritual possa verdadeiramente nos tornar ‘Testemunhos verdadeiros do evangelho redentor’”.

Abrir a palavra para se alguém quiser dizer algo.

Pedir a todos que avaliem o módulo.

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