terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Entre dois mundos – huberto rohden-215 pags.-edit. Martin-claret

Entre dois mundos – huberto rohden-215 pags.-edit. Martin-claret

= este livro é muito bom, tem muita profundidade, é tanta que eu não consigo acompanhar tudo, vou anotar algumas coisas que compreendi, ao menos parcialmente.

= o que o escritor quer transmitir pode ser encontrado no capitulo : visão universica do cosmos e do homem-pag. 158; é uma teoria espiritualista em que chegaram professores da universidade de princenton(entre eles einstein) que designaram com o nome de gnose (conhecimento), que é a sintese da união da ciência e da religião.

= uno-deus, é o creador;

= verso-é a criação(emanação de deus único);

= universo-é a interação entre creador-criatura;

= o homem universico penetra tão profundamente na alma do universo que atinge o deus do mundo no mundo de deus.

= marcha do cristianismo(pag. 16):

1 Dos mistérios pagãos do império romano, herdou o colorido ritualista-sacramental;

2 do judaísmo, as idéias de redenção através do sangue dos animais;

3 Na renascença, só com analise nas letras, o sangue de jesus redimiu os pecados da humanidade;

4 Nos nossos dias : foi identificado como filantropia social, obras de caridade e altruísmo, relacionados com a idéia evolutiva de reencarnações sucessivas.2

*conclusão* dessas assertivas (pag.17):

  1. Nenhuma dessas passagens(a até d) representa o centro e o cerne da autentica mensagem do nazareno;

  1. o ego(evolução d) é a velha concepção horizontal : ego- fisico-mental-emocional(persona/personalismo).

  1. O cristo transcendeu tudo isso falando do eu interno, e sua profunda individualidade divina, sua alma ou espirito que o cristo chama “o pai”, “a luz”, “o reino”, “o tesouro oculto”, “a perola preciosa”.

= para curar a raiz do mal não basta boa vontade, que é do ego, mas requer-se sabedoria, compreensão da realidade do eu humano-(pag. 60).

= 1)conhece-te a ti mesmo= é essa a solução proposta

=2)realizar-se de acordo com esse auto-conhecimento=

= quando o ego humano tem suficiente receptividade(potencialidade),o eu divino flui para dentro dele,assim como as águas da fonte fluem para dentro dum canal aberto.

= entusiasmo – é formada de en (em) + theós(deus) : em deus

= o livre arbítrio é :

  1. Responsavel pela diferença espiritual entre fulano, sicrano, e beltrano;

  1. É o poder de ser causa própria.

  1. É um poder interno, auto-causante e auto-causado.

  1. Não existe nenhum porquê externo – todo o seu porquê é interno.

  1. Não é indeterminismo (ausência de causalidade), mas é auto-determinação, causação própria em vez de causação alheia.

= quando o verso humano se torna 100% receptivo em face do uno, de infinita riqueza, enche o verso de acordo com a capacidade deste.

= a inteligência analítica(divergente – é o ego) representa a força centrífuga.

= a razão intuitiva(convergente – é o eu) representa a força centrípeta.

= o equilíbrio harmônico entre o centrifuguismo e centripetismo forma a harmonia cósmica(conservação – felicidade), a desarmonia (destruição – sofrimento).

= toda a história da humanidade é um duelo permanente entre as força centrífugas do ego divergente e a força centrípeta do eu convergente.(pag.159)

= *panenteísmo* – é a imanência(permanência) de deus em tudo(vê deus em tudo, embora não afirme que deus é tudo) o panenteísmo não identifica deus com o mundo, o creador com a creatura, o infinito com o finito, mas vê o infinito em todos os finitos, o creador em todas as creaturas, o deus do mundo em todos os mundos de deus.

Portanto nem separação (espiritualistas )nemidentificaçao (panteístas), masintegração (panenteísmo) pag.194

= panenteísmo é o mesmo que gnose(professores de princeton), o mesmo que filosofia universica, homem universico, filosofia da fundação alvorada.

= o ego será sempre egoísta, mesmo o ego de boa vontade, que se chama altruísta.

Altruísmo não resolve, porque o ego altruísta não abandonou o plano do ego – e nesse plano não há solução real. A questão não é passar dum ego de má vontade para um ego de boa vontade. A solução está em ultrapassar totalmente o plano do ego, tanto mau como bom, e entrar na nova dimensão do eu sapiente.(conhece-te a ti mesmo) pag. 65.

= *para que estou na terra?*
= ”uma coisa, porém, posso fazer que nem deus, nem o cristo podem fazer por mim ou em meu lugar: *posso fazer-me bom*. Ninguém, exceto eu, me pode fazer bom; ou ser bom em meu lugar”. Pag.68


munhoz

======f i m=====




Nenhum comentário:

Postar um comentário