Entre dois mundos – huberto rohden-215 pags.-edit.
Martin-claret
= este livro é muito bom, tem muita profundidade, é tanta que eu
não consigo acompanhar tudo, vou anotar algumas coisas que
compreendi, ao menos parcialmente.
= o que o escritor quer transmitir pode ser encontrado no capitulo :
visão universica do cosmos e do homem-pag. 158; é uma teoria
espiritualista em que chegaram professores da universidade de
princenton(entre eles einstein) que designaram com o nome de gnose
(conhecimento), que é a sintese da união da ciência e da religião.
= uno-deus, é o creador;
= verso-é a criação(emanação de deus único);
= universo-é a interação entre creador-criatura;
= o homem universico penetra tão profundamente na alma do universo
que atinge o deus do mundo no mundo de deus.
= marcha do cristianismo(pag. 16):
1 Dos mistérios pagãos do império romano, herdou o colorido
ritualista-sacramental;
2 do judaísmo, as idéias de redenção através do sangue dos
animais;
3 Na renascença, só com analise nas letras, o sangue de jesus
redimiu os pecados da humanidade;
4 Nos nossos dias : foi identificado como filantropia social, obras
de caridade e altruísmo, relacionados com a idéia evolutiva de
reencarnações sucessivas.2
*conclusão* dessas assertivas (pag.17):
- Nenhuma dessas passagens(a até d) representa o centro e o cerne da autentica mensagem do nazareno;
- o ego(evolução d) é a velha concepção horizontal : ego- fisico-mental-emocional(persona/personalismo).
- O cristo transcendeu tudo isso falando do eu interno, e sua profunda individualidade divina, sua alma ou espirito que o cristo chama “o pai”, “a luz”, “o reino”, “o tesouro oculto”, “a perola preciosa”.
= para curar a raiz do mal não basta boa vontade, que é do ego,
mas requer-se sabedoria, compreensão da realidade do eu
humano-(pag. 60).
= 1)conhece-te a ti mesmo= é essa a solução
proposta
=2)realizar-se de acordo com esse auto-conhecimento=
= quando o ego humano tem suficiente receptividade(potencialidade),o
eu divino flui para dentro dele,assim como as águas da fonte fluem
para dentro dum canal aberto.
= entusiasmo – é formada de en (em) + theós(deus) : em deus
= o livre arbítrio é :
- Responsavel pela diferença espiritual entre fulano, sicrano, e beltrano;
- É o poder de ser causa própria.
- É um poder interno, auto-causante e auto-causado.
- Não existe nenhum porquê externo – todo o seu porquê é interno.
- Não é indeterminismo (ausência de causalidade), mas é auto-determinação, causação própria em vez de causação alheia.
= quando o verso humano se torna 100% receptivo em face do uno, de
infinita riqueza, enche o verso de acordo com a capacidade deste.
= a inteligência analítica(divergente – é o ego) representa a
força centrífuga.
= a razão intuitiva(convergente – é o eu) representa a força
centrípeta.
= o equilíbrio harmônico entre o centrifuguismo e centripetismo
forma a harmonia cósmica(conservação – felicidade), a desarmonia
(destruição – sofrimento).
= toda a história da humanidade é um duelo permanente entre as
força centrífugas do ego divergente e a força centrípeta do eu
convergente.(pag.159)
= *panenteísmo* – é a imanência(permanência) de
deus em tudo(vê deus em tudo, embora não afirme que deus é tudo) o
panenteísmo não identifica deus com o mundo, o creador com a
creatura, o infinito com o finito, mas vê o infinito em todos os
finitos, o creador em todas as creaturas, o deus do mundo em todos os
mundos de deus.
Portanto nem separação (espiritualistas )nemidentificaçao
(panteístas), masintegração (panenteísmo) pag.194
= panenteísmo é o mesmo que gnose(professores de princeton), o
mesmo que filosofia universica, homem universico, filosofia da
fundação alvorada.
= o ego será sempre egoísta, mesmo o ego de boa vontade, que se
chama altruísta.
Altruísmo não resolve, porque o ego altruísta não abandonou o
plano do ego – e nesse plano não há solução real. A questão
não é passar dum ego de má vontade para um ego de boa vontade. A
solução está em ultrapassar totalmente o plano do ego, tanto mau
como bom, e entrar na nova dimensão do eu sapiente.(conhece-te a ti
mesmo) pag. 65.
= *para que estou na terra?*
= ”uma coisa, porém, posso fazer que nem deus, nem o cristo podem
fazer por mim ou em meu lugar: *posso fazer-me bom*.
Ninguém, exceto eu, me pode fazer bom; ou ser bom em meu lugar”.
Pag.68
munhoz
======f i m=====
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