quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

*31 - A GÊNESE* *CAPÍTULO VI* *URANOGRAFIA GERAL* *OS SATÉLITES*

*31 - A GÊNESE*

ALLAN KARDEC
OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO

*CAPÍTULO VI*

*URANOGRAFIA GERAL*
*OS SATÉLITES*

Continuando suas exposições sobre o Universo o Espírito Galileu agora nos apresenta uma teoria, que tem como tema central, a formação do único satélite natural da Terra: a Lua.

Desde antigos tempos o homem busca explicações para a formação do Universo e em particular sobre a da Lua, concebendo várias hipóteses, e, atualmente, não há nenhuma que consiga satisfazer todas as condições descobertas pela Ciência.

Para astrônomos e geólogos a semelhança entre materiais encontrados tanto na Terra quanto na Lua sugerem que ambas podem um dia ter tido o mesmo corpo e que, de alguma forma, teriam se separado.

“Outra hipótese, atualmente a mais aceita, é a de que um planeta desaparecido e denominado Theia, aproximadamente do tamanho de Marte, ainda no princípio da formação da Terra, teria se chocado com nosso planeta. Tamanha colisão teria desintegrado totalmente o planeta Theia e forçado a expulsão de pedaços de rocha líquida. Esses pequenos corpos foram condensados em um mesmo corpo, o qual teria sido aprisionado pelo campo gravitacional da Terra. Esta teoria recebeu o nome de Big Splash.” 1

Satélite, segundo o dicionário, é um astro que se move ao redor de outro, neste caso, em estudo, a Lua gira ao redor da Terra, apresentando-nos sempre a mesma face, fato explicado pela Lei de Gravitação que esclarece que se o centro de gravidade de uma esfera não coincidir com seu centro geométrico, mas situar-se em algum lugar de sua superfície e, ao mesmo tempo, submetido à uma atração gravitacional maior que a sua a face a ser vista a partir daí será sempre a mesma. Como curiosidade, se alguém estiver na outra face da Lua esse alguém jamais verá a superfície da Terra.

Conforme nota de José Herculano Pires, à página 102 de “A Gênese”, a teoria de Galileu é inteiramente nova, ainda não comprovada pela Ciência, mas que poderá servir de fonte para pesquisas.

Galileu faz ainda algumas considerações sobre outros satélites e somente o futuro esclarecerá a realidade dos fatos.

*Bibliografia:*

1 – WIKIPÉDIA, Enciclopédia livre

2 – KARDEC, Allan. A Gênese. 19. ed., São Paulo, SP: LAKE, 1999, cap. VI, itens 24,0-27, p. 101-103


*Adelino Alves Chaves Jr.*







https://telegram.me/joinchat/CLfyGQkY1WqZawwxfUJ20A

Nenhum comentário:

Postar um comentário