domingo, 8 de março de 2015

ESCOLAS INICIÁTICAS

Geese
Pedi, e obtereis; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. Mateus, 7:7-8
Em continuação a esta série de artigos, lembramos de um antigo professor que ensinava que deveríamos responder a seis questões, para termos uma noção básica de qualquer assunto. Empregaremos esta técnica para tratar das escolas iniciáticas.
O QUE é uma escola iniciática?
Embora haja escolas de ensino profissionalizante, arte, engenharia, etc., o tipo de escola a que nos referimos não serve apenas para se aprender, mas também para que as pessoas mudem o seu nível de ser, tornem-se diferentes.
Escolas iniciáticas são organizações para transmitir, a pessoas preparadas, o conhecimento oriundo de mentes superiores. Além dessa característica essencial, há o fato de que só pessoas com determinada preparação e grau de compreensão farão progresso numa verdadeira escola. Uma escola, embora possa estar aberta a todos, poucos se interessarão por ela. O estágio das escolas depende da preparação e do nível de ser dos seus alunos. Quanto mais elevado, maiores serão as exigências feitas aos adeptos. Mas, mesmo nas escolas com menos exigências, o começo do trabalho já exige certa preparação.
Não podemos passar diretamente da nossa vida habitual para a escola. Mesmo que uma escola faça tudo que seja possível para dar algo a um homem, se este não souber como apreendê-lo, ele nada poderá conquistar.
O homem sempre pensa que sabe. Ao entrar então em contato com uma escola iniciática, dá-se conta de que sabe muito menos do que pensa que sabe.
POR QUE?
Há uma graduação infindável entre os Espíritos mais evoluídos, próximos do Criador, e a nossa escala humana.
O conhecimento que vem de seres de mente superior só pode ser transmitido a um número muito limitado de pessoas simultaneamente (no artigo anterior abordamos que o primeiro passo é o mais difícil). Sem observar uma série de condições definidas, o conhecimento não pode ser transmitido corretamente, sem distorções.
PARA QUEM?
A maioria das pessoas não julga que as escolas iniciáticas lhes são necessárias.
Elas o são apenas aos que se deram conta de que o conhecimento reunido pela inteligência ordinária é insuficiente e sentiram que, sozinhos, com a sua própria tenacidade, não podem resolver os problemas que os rodeiam nem descobrir o caminho certo.
A grande maioria está convicta de já possuir as condições necessárias à sua evolução espiritual, e não crê que seja preciso buscar o que acredita já possuir.
Assim, seria contrariar o livre-arbítrio, impor escola a quem não a quer.
COMO?
A transmissão do conhecimento exige esforços de quem o recebe e de quem o transmite. Para que isto ocorra, a escola iniciática torna possíveis tais esforços, de acordo com um plano elaborado há muito tempo. As escolas não podem ter nada arbitrário e improvisado.
Mas podem ser de tipos diferentes, correspondentes a diferentes caminhos.
A condição ideal de existência de uma escola é propiciar um desenvolvimento simultâneo do conhecimento (saber) e da moral (ser). O desenvolvimento de um sem o correspondente desenvolvimento do outro acarreta resultados muito limitados, porque há poucas possibilidades de evoluir sem uma escola de iniciação.
QUANDO?
Quando o ser se desilude dos apelos da materialidade e anseia por encontrar o que preencha seu vazio espiritual, se iniciar uma busca incessante, acontecerá o dito procura e acharás; pois quando o discípulo está pronto o mestre aparece.
É necessário estar preparado para entender o início do processo, quando nos damos conta de nosso estado, e de que é necessária ajuda para mudar.
Só podemos entrar numa escola quando estamos preparados para perder (abrir mão de apelos da materialidade), porque a escola é também disciplina. Disciplina, no sentido de fazer o que não queremos (isto é, nos contrariar), mas que nos é necessário.
Lembremos Paulo em Romanos 7:16
E, se faço o que não quero, reconheço que a lei é boa.
Embora com iguais oportunidades de ingressar em uma escola, alguns acumulam experiências e estão preparados para a mudança e outros não.
Mesmo os que estão preparados, precisam de ajuda e têm que fazer grandes esforços.
Para ONDE levam as escolas?
Uma escola pode ajudar os homens que estão cansados de ser prisioneiros da materialidade e ensinar-lhes como isso pode ser feito. Sem as escolas iniciáticas, as possibilidades de transformação do homem velho em homem novo praticamente inexistem.
No próximo artigo trataremos dos caminhos de iniciação.
Geese

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