As predições do advento do Cristo
Prece Inicial
Objetivo: mostrar aos jovens que desde a Antigüidade a humanidade espera a vinda do Salvador.
Primeiro momento - sugestão de Dinâmica: pedir que cada jovem escreva uma pequena redação com o seguinte título: Quando conheci Jesus e o que ele significa para mim.
Segundo momento: concluída a atividade, realizar um diálogo com os jovens, questionando-os de como seria a vida antes de Jesus, segundo a opinião deles. Após o diálogo, levar ao conhecimento dos jovens as profecias e predições do advento de Salvador, ou seja, os fatos que trouxeram esperança e consolo para o povo daquela época. Para isso, utilizar as seguintes profecias (conforme apostila da FEB):
- Êxodo 13:46;
- Isaias 7:14, 11:1, 40:3, 42:14, 53:4-7;
- Oséias 11:1;
- Miquéias 5:2;
- Zacarias 12:10, 13:7.
Durante a leitura, manter correlação entre as redações, fazendo comparações com o estilo de vida daquela época e as profecias.
Terceiro momento: através do trabalho feito, os jovens devem concluir que antes da vinda do Messias já havia predições que anunciavam a sua chegada e o bem que ele faria para a humanidade.
Prece de encerramento
Bibliografia:
* Currículo para Evengelizandos Espíritas Infanto-Juvenil - Apostila da FEB;
* O Livro dos Espíritos, questão 626 ;
* Primícias do Reino, Divaldo P. Franco -Amélia Rodrigues;
* Boa Nova, Francisco Cândido Xavier e Humberto de Campos.
Aula inicial
Prece Inicial
Objetivo: conhecer o grupo de evangelizandos, visando adequar os conteúdos desenvolvidos ao grau de conhecimento doutrinário e necessidades dos jovens.
Primeiro momento: distribuir revistas diversas, com gravuras variadas. Pedir que escolham uma gravura que gostaram e outra que não gostaram. As gravuras devem ser coladas em uma folha em branco e abaixo devem escrever o motivo da escolha.
Obs.: o evangelizador deverá levar as folhas em branco, cola e canetas coloridas para serem usadas na atividade.
Segundo momento: cada evangelizando deverá dizer seu nome, se apresentando. Em seguida, deve apresentar o seu trabalho ao grupo, explicando o motivo de suas escolhas. Além disso, deverá dizer algo que já sabe a respeito da Doutrina Espírita e algum assunto que gostaria de ver desenvolvido nas aulas de evangelização.
Exemplos das gravuras apresentadas em nossa aula:
Protesto contra maus tratos aos animais.
Amor em família.
Terceiro momento: o evangelizador deve estabelecer um diálogo dizendo que as imagens mexem com nossos sentimentos e emoções. Deve perguntar que imagens podem nos ajudar a sentir paz, alegria, amor. São essas imagens que devemos cultivar. Lembrar que os encontros de evangelização nos auxiliam no cultivo de bons sentimentos e a entender que nem tudo que pensamos ser o melhor pra nós, realmente é.
Quarto momento: o evangelizador deve se colocar como parte do grupo, alguém que está aprendendo juntamente com os evangelizandos. Deve se posicionar de modo aberto a sugestões e atividades a serem realizadas, dentro dos objetivos da evangelização.
Quinto momento: elaborar, em conjunto, um painel, com as figuras que eles gostaram. As figuras que não gostaram não devem ser expostas, porque as boas imagens é que devem ser cultivadas. Pode-se colocar uma frase de boas-vindas e incentivo a participação dos jovens nos encontros de evangelização.
Evangelização Espírita é caminho para a felicidade!
Prece de encerramento
Responsabilidade: Grupo Espírita Seara do Mestre
Organização/correção: Claudia Schmidt
Preserve os direitos autorais
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