EVANGELHO SEGUNDO O
ESPIRITISMO – IX
ITEM 8: A ALIANÇA DA CIÊNCIA
COM A RELIGIÃO
Neste item, Kardec apresenta “o
conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo
corporal, leis tão imutáveis como as que regulam o movimento dos astros e a
existência dos seres" como o traço de união entre a Ciência e a Religião.
Considera ele a Ciência e a
Religião como sendo as duas alavancas da inteligência humana, ou seja
instrumentos de seu desenvolvimento, reconhecendo que a primeira revela as leis
do mundo material e a segunda as leis do mundo moral.
Como ambas têm o mesmo princípio,
que é Deus, elas não deveriam se contradisser. Ambas deveriam andar juntas,
facilitando o desenvolvimento do homem." A incompatibilidade que se
acredita existir entre ambas está em uma falha de observação e do excesso de
exclusivismo de uma e de outra parte." A Ciência definiu seu campo de ação
em sendo apenas os fatos materiais. A Religião se manteve firme nos seus
dogmas, ignorando as descobertas da Ciência.
Lembremo-nos que no século
XIX, o desenvolvimento intelectual e científico teve um avanço muito
expressivo, contrariando dogmas das religiões dominantes, gerando um
desenvolvimento muito grande do materialismo, alargando o fosso existente entre
religião e ciência.
Assim, compreendeu Kardec a
importância dos ensinos espíritas na revelação do mundo espiritual, das suas
leis, dos seus habitantes, da sua influência sobre o mundo material e os seres.
Percebeu ele que com os estudos novos do espiritismo, a Ciência deixará um dia
de ser exclusivamente material, levando em conta também o elemento espiritual
do homem; a Religião por sua vez, acompanhará as comprovações científicas,
conhecendo-as, aceitando-as, porque a Ciência também tem origem divina. E
escreve Kardec: “Então a Religião não mais desmentida pela Ciência, adquirirá
uma potência indestrutível, porque estará com a razão e não se lhe poderá opor
a lógica irresistível dos fatos".
Escreveu Kardec que o espiritismo,
sendo uma doutrina também em evolução como tudo que existe, jamais será
ultrapassado, visto que se a Ciência provar algo diferente do que diz, ele se
modificará nesse ponto e acompanhará a Ciência. (A Gênese, cap. I item 55)
Até hoje todavia, Kardec não foi
desmentido em um único ponto. O contrário acontece: a Ciência caminha na direção
da descoberta do Espírito imortal e seus princípios, como os da reencarnação,
da influência do mundo espiritual sobre os encarnados, cada vez são mais
aceitos por pessoas não espíritas.
Em O Livro dos Espíritos, questão
917, Fénelon prevê: “O espiritismo, bem compreendido, quando estiver
identificado com os costumes e as crenças, transformará os hábitos, as usanças
e as relações sociais."
Carlos Toledo Rizzini, no seu livro
Fronteiras do Espiritismo e da Ciência, escreve que" Kardec sintetizou
todos os conhecimentos numa só moldura, ao declarar que as leis da natureza
fazem parte da lei de Deus e que as duas ciências se completam...", sendo
uma indispensável à compreensão e ao progresso da outra.
Diz também que o conhecimento que a
Ciência propicia gera condições favoráveis ao desenvolvimento da fé, que
precisa de conteúdo intelectual: para crer é preciso compreender e que o método
científico da experimentação e da observação, se ajusta bem à finalidades
religiosas, tendo provado a existência do espírito. Sendo a Ciência a maneira
moderna de obter conhecimentos, e Religião um sentimento," uma e outra se
completam no processo de evolução de todas as almas para o Criador e para a
perfeição de Sua obra." ( Emmanuel ).
Afirma Kardec "que com o
conhecimento do mundo espiritual, das suas leis e suas relações com o mundo
material, que o espiritismo constatou pela experiência,"uma nova luz se fez:
a fé se dirigiu à razão; esta nada encontrou de ilógico na fé e o materialismo
foi vencido."
Toda ideia nova encontra barreiras
na sua compreensão e na sua aceitação. Mas os princípios espíritas, sendo
esclarecimentos de leis naturais, caminham, cada vez melhor compreendido, pois
a Ciência, somente, não é capaz de satisfazer os anseios espirituais do homem,
que precisam ser satisfeitos, juntamente, com a satisfação das necessidades
físicas e biológicas, para ser feliz e viver em paz consigo e com os outros.
Com o conhecimento científico e com
os ensinos espíritas tem o homem as duas alavancas que o auxiliarão na tarefa
de seu próprio desenvolvimento.
Fica claro também que o espiritismo
não veio como uma religião constituída como as demais, para competir no
entendimento da verdade. É religião no sentido de levar seus adeptos a terem
sentimento religioso de ligação a Deus, de elevarem-se acima das coisas
materiais no desenvolvimento de sua espiritualidade, pelo uso da razão na
aceitação das leis divinas, no esforço de melhorar-se a si próprio e de
melhorar o mundo em que vive.
"A fé preconizada pelo
espiritismo é a fé raciocinada, ou seja, dotada de conteúdo intelectual e
submetida à luz da razão; os princípios aceitos são aqueles que são
demonstrados com evidência ou os que ressaltam logicamente da observação."
A Ciência, pois, tem muito a ganhar
com suas revelações, que lhe ampliam seu campo de ação no entendimento maior do
mundo em que vivemos e dos seus habitantes.
Leda de Almeida Rezende Ebner
Fevereiro / 2002
Centro Espírita Batuira
cebatuira@cebatuira.org.br
Ribeirão Preto (SP)
Ribeirão Preto (SP)
O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA
esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de
Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da
família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros
em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.
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