quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O pensamento


MARCEL GONÇALVES
marcel@oconsolador.com.br
De Ibiporã, PR

A humanidade possui uma grande ferramenta que permite modelar o mundo, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva, de acordo com seus princípios, de acordo com seu livre-arbítrio.
O pensamento é essencial no processo de aprendizagem, pois é uma peça fundamental na construção do conhecimento.
Segundo Emmanuel, devemos “estar atentos à fé para servir e compreender, reconhecendo que todas as provas de hoje são recursos e instrumentos de que se vale a Providência Divina a fim de conduzir-nos à vida melhor de amanhã”.
Portanto, devemos orar e vigiar nossos pensamentos para que não caiamos no lodaçal que nós mesmos cultivamos devido às nossas imperfeições, trazidas de reencarnações passadas e que a cada vida tentamos melhorar com o objetivo de chegar ao Pai, ou seja, à perfeição.
O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento, pois a atividade de pensar confere ao homem “asas” para mover-se no mundo e “raízes” para aprofundar-se na realidade. O pensamento, segundo Kardec escreveu em “A Gênese”, atua sobre os fluidos como o som sobre o ar. Criando imagens fluídicas, reflete-se no perispírito como num espelho, encorpa-se e se fotografa.
Assim, os mais secretos movimentos da alma repercutem no perispírito através do pensamento.
São os pensamentos que definem nossa faixa vibratória, possibilitando ao homem permanecer num estágio equilibrado, cheio de amor, de fraternidade, compreensão e paciência.
Essa ferramenta é a porta de comunicação entre a vida terrena e a vida espiritual, é uma transmissão de paz e harmonia.
Assim, estimados espíritas, atentemos nas coisas boas da vida, nos bons pensamentos, nas boas ações, nos bons ambientes, nos bons fluidos; enfim, atentemos em Jesus, um homem que soube ser sábio por suas ações e também por seu pensamento.


O IMORTAL
JORNAL DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA
Diretor Responsável: Hugo Gonçalves - Ano 57- Nº 674
Abril de 2010 - PÁGINA 13 - limb@sercomtel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário