ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 14
Capítulo XII 1ª parte
Alma e Desencarnação
Bactéria: designação de organismos microscópicos, unicelulares (uma só célula), de numerosas espécies, que se reproduzem por cissiparidade (divisão transversal), havendo as bactérias essenciais ao sustento da vida, e as patogênias (geram doenças).
Biológico: relativo ao desenvolvimento e às condições de vida dos seres vivos.
Cariocinese: modo de manipulação das células, por divisão indireta; mitose.
Casulo: invólucro construído por larvas ou insetos.
Célula: a menor unidade de função e de organização no conjunto orgânico (nos seres vivos), que apresenta todas as características de vida.
Célula Feminina: a célula sexual ou germinal (reprodutora) feminina; óvulo.
Circuito Fechado: analogia com o trajeto fechado (circuito fechado) percorrido pela corrente elétrica; nos condutores, de modo a permitir a contínua circulação da corrente por um gerador.
Corpo Espiritual: o psicossoma ou perispírito.
Cósmico: relativo ao Cosmo (Universo) e sua propriedade de abranger a contextura de um todo.
Crisálida: analogia com o estado intermediário por que passam certos insetos para se transformarem de lagarta (larva) em borboleta.
Esporo: forma de alta resistência que as bactérias podem assumir.
Filogenético: relativo à filogênese, estudo das relações de descendência biológica dos organismos, e da evolução de uma espécie ou grupo biológico a partir de formas primitivas de origem.
Fisiológico: relativo ao funcionamento do organismo.
Fisiopsicossomático: que pertence, simultaneamente, aos domínios do corpo físico e do corpo psicossomático, sendo este o psicossoma (corpo espiritual ou perispírito)
Fulcro: ponto ou base de sustentação; pivô de rotação.
Gene: partícula cromossômica pela qual se transmitem os caracteres hereditários. Cromossomo é uma estrutura presente no núcleo da célula, facilmente corável.
Genésico: relativo à gênese ou geração.
Germinativo: referente à partícula de matéria capaz de se desenvolver e formar um animal ou planta.
Hemimetábolo: inseto que apresenta metamorfose incompleta, em que as diferenças entre a larva e a forma definitiva não são muito notáveis, assemelhando-se em tudo no estado larval.
Hibernação: entorpecimento ou sono letárgico de certos animais e vegetais durante o inverno.
Histogênese: formação e desenvolvimento dos tecidos orgânicos.
Histílise: destruição ou dissolução dos tecidos orgânicos.
Infraprimitivo: referente a organismo em começo de evolução. O que se encontra em estágio de evolução abaixo do que se considera primitivo.
Intra-uterino: que se situa ou ocorre dentro do útero.
Larva: o primeiro estágio por que passam certas espécies animais antes de atingirem a fase adulta; lagarta (nos insetos).
Letargia: estado caracterizado por sono profundo e contínuo, em que as funções da vida se atenuam de tal modo que parecem suspensas.
Malófago: inseto sem asas, parecido com o piolho, parasito de mamífero e aves.
Mamífero: designação dos animais vertebrados de corpo provido de pêlos e que possuem glândulas mamarias.
Matriz: lugar de onde uma coisa se gera ou cria.
Metamorfose: mudança de forma ou de estrutura, como a que ocorre durante as fases da vida de alguns animais, como os insetos e anfíbios. Pode ser completa (integral) ou incompleta. A completa ocorre nos insetos que, entre o estado larval e o definitivo, apresentam o estado de pupa; a incompleta ocorre nos insetos em que as diferenças entre a larva e a forma definitiva não são muito evidentes.
Monoideísmo: estado de alma dominado por uma idéia central, fixa.
Oclusão: fechamento de uma abertura natural do organismo.
Ontogenético: referente à ontogênese, que é o desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação até a maturidade para reprodução.
Ovóide: em morfologia, ovóide é a qualificação de órgão ou parte maciça em forma de ovo, a que se assemelha o corpo ovóide resultante da deformação perispiritual causada por uma idéia fixa.
Palingenesia: volta á vida; renascimento; reencarnação.
Pensamento Contínuo: pensamento constante, ininterrupto, que caracteriza a capacidade mental do homem, em oposição ao pensamento fragmentário (descontínuo), próprio dos animais irracionais.
Plasma: massa formadora e essencial de um órgão.
Psicossomático: que pertence, simultaneamente, aos domínios do corpo físico e do psicossoma (corpo espiritual ou perispírito).
Pupa: estado intermediário entre a larva e a forma definitiva, nos insetos que tem metamorfose completa (com profundas alterações), como, por exemplo, na lagarta das mariposas.
Simbiose: associação de dois seres de espécie distinta, com influência de um sobre o outro, ou de ambos entre si, podendo, essas relações, ser úteis ou prejudiciais às duas partes, favorável ou nocivas para uma delas apenas.
Somático: referente ao corpo físico.
Transubstanciar: transformar em outra substância. Transformar uma coisa em outra.
J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA
Nenhum comentário:
Postar um comentário