quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

*ESTUDO* *PARTE 2 - CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA* *UNIÃO DA ALMA E DO CORPO – (QUESTÕES DE 356 A 360)*

*ESTUDO*

*PARTE 2 - CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA*

*UNIÃO DA ALMA E DO CORPO – (QUESTÕES DE 356 A 360)*


356. ENTRE OS NATIMORTOS ALGUNS HAVERÁ QUE NÃO TENHAM SIDO DESTINADOS À ENCARNAÇÃO DE ESPÍRITOS?

“Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Espírito esteve destinado. Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças então só vêm por seus pais.” 

A) - PODE CHEGAR A TERMO DE NASCIMENTO UM SER DESSA NATUREZA?

“Algumas vezes; mas não vive.” 

B) - SEGUE-SE DAÍ QUE TODA CRIANÇA QUE VIVE APÓS O NASCIMENTO TEM FORÇOSAMENTE ENCARNADO EM SI UM ESPÍRITO?

“Que seria ela, se assim não acontecesse? Não seria um ser humano.”

357. QUE CONSEQÜÊNCIAS TEM PARA O ESPÍRITO O ABORTO?

“É uma existência nulificada e que ele terá de recomeçar.”

358. CONSTITUI CRIME A PROVOCAÇÃO DO ABORTO, EM QUALQUER PERÍODO DA GESTAÇÃO?

“Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”

359. DADO O CASO QUE O NASCIMENTO DA CRIANÇA PUSESSE EM PERIGO A VIDA DA MÃE DELA, HAVERÁ CRIME EM SACRIFICAR-SE A PRIMEIRA PARA SALVAR A SEGUNDA?

“Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.”

360. SERÁ RACIONAL TER-SE PARA COM UM FETO AS MESMAS ATENÇÕES QUE SE DISPENSAM AO CORPO DE UMA CRIANÇA QUE VIVEU ALGUM TEMPO?

“Vede em tudo isso a vontade e a obra de Deus. Não trateis, pois, desatenciosamente, coisas que deveis respeitar. Por que não respeitar as obras da criação, algumas vezes incompletas por vontade do Criador? Tudo ocorre segundo os seus desígnios e ninguém é chamado para ser juiz.”

=======================================================================

*QUESTÕES PARA ESTUDO* 

PELO QUE TEMOS VISTO NESTE ESTUDO, O QUE PODEMOS CONCLUIR A RESPEITO DO ABORTO ?

R.: - É um desrespeito a lei Divina.No momento da concepção, um Espírito já foi designado para o corpo em formação, e o aborto fecha de forma brutal a porta pela qual o mesmo iria ter uma nova chance de aprendizado. Não elimina-se um corpo em formação somente, mas os anseios e esperanças de renovação de um ser, que nem teve a chance de tentar.

EM QUAL SITUAÇÃO OS ESPÍRITOS COLOCAM A NECESSIDADE DE ABORTO ?

R.: - Em casos em que o nascimento do novo ser ponha em risco a vida da mãe. Mesmo ai o que vale é a decisão da mãe. Já soube de casos em que, mesmo desenganada pelos médicos, mães resolveram levar a gravidez até o fim, e se tornaram mães de belas crianças, e com certeza, o Espírito que reencarnou, sentiu todas as dificuldades que ela teve que enfrentar, e o sentimento de gratidão será imenso. Se ele foi um inimigo no passado, com certeza esse ato terá servido para apagar qualquer mágoa e ressentimento. Temos ainda que a medicina evoluiu muito, e hoje é possível levar adiante gravidez que nos tempos da elaboração de O Livro dos Espíritos (1857) eram dados como certa a morte ou da mãe ou do filho.

QUAL A SITUAÇÃO DO ESPIRITO ABORTADO ?

R.: - Depende do estado evolutivo do espirito reencarnante. Alguns continuam sua evolução normalmente no plano espiritual, a espera de nova oportunidade, outros, se agarram a mae numa forma de vingança, que pode durar seculos.

E' RACIONAL TRATAR O FETO COMO UM SER VIVENTE ?

R.: - Mas ele é um ser vivente. Todo amor demonstrado durante a gestação será sentido pelo Espírito. Lembramos que os sentimentos de amor na gestacao sempre se refletiram na vida da criança.

=======================================================================

TEXTOS DE APOIO (PARA QUEM QUISER SE APROFUNDAR NO ASSUNTO)

0356/LE - ENTRE OS NATIMORTOS

Entre os natimortos alguns efetivamente não têm a destinação de viver, por não haver, desde o princípio da sua gestação no seio da mãe, determinado Espírito para a devida reencarnação. No entanto, como já foi dito, existem almas que aceitam, por renúncia, ajudar na formação do corpo, o qual é nutrido mais pela mãe, e tomando a forma humana para muitas lições que a vida posse dar.

Um lar é um laboratório divino, onde se fabrica a mais sofisticada roupagem para a alma, que máquina humana alguma tem a capacidade de fazer, além do corpo que se forma pelo amor do casal. É pois, uma universidade valiosa, onde opera a luz do Cristo, sob as bênçãos de Deus, para educação dos Espíritos destinados a conhecerem a verdade. O lar, quando em Cristo, não somente da oportunidades aos Espíritos para a volta ao mundo, como indica os caminhos para a sua jornada.

No mundo espiritual há multidões de Espíritos desejosos de uma reencarnação, esperando que os encarnados possam lhes oferecer esse presente do céu para os seus corações ansiosos na educação dos seus sentimentos. Certamente que existe uma luta muito grande para o Espírito reencarnar, devido às provações que eles tem de passar nesse fechamento de ciclo.
Os devedores desejam voltar, mas, como impediram muitos de renascer, são impedidos pela lei de justiça, por causa da ação dos aparelhos e anticoncepcionais, sem falar do aborto provocado, crimes dos crimes, por tirar a vida dos indefesos; porém, a vida aproveita a morte para lições, onde o Espírito recolhe experiências e resgata dividas pretéritas.

Como já falamos, os pensamentos dos pais são poderosos, principalmente na gestação das crianças. Há mulheres que apresentam uma gravidez psicológica, com todas as manifestações de gestação. São as idéias que tomam todas as formas, mas à qual faltou o intercâmbio dos elementos vitais do homem e da mulher para tal empenho.

Dentre os natimortos também há, ainda que raramente, experiências dos engenheiros siderais em novos corpos, com determinadas modificações no corpo genético do casal. Esse é o aprimoramento do ser humano. Tudo na vida vem da teoria para depois surgir a prática, tendo enfim, a conclusão como realidade.
Há provações de toda a natureza; há crianças que vivem minutos, mesmo tendo um Espírito destinado a tomar, como tomou o seu corpo. É o saldo; ela deveria viver apenas aqueles minutos para enriquecimento das suas experiências.
A Terra vai passar de mundo de provações, como nos diz "O Evangelho Segundo o Espiritismo", para mundo de regeneração, quando os que se destinam a regenerar herdarão esse paraíso, formando, assim, novos corpos que possam suportar todas as reformas morais e espirituais.

As coisas de Deus não têm somente uma destinação. É como uma universidade, onde se formam homens para diversas atividades intelectuais. O Espiritismo, na sua grandiosidade, em se juntando com o progresso, oferece ao homem diversos meios de se educar na vida física e para a vida espiritual, saindo da vida que poderemos comparar, chamando-a natimorta, para a glória da vida imortal, acompanhando Jesus e sentindo o Cristo pulsar em seu coração.

0357/LE - O ABORTO

Na última mensagem deste singelo livro vamos tratar de um crime contra a vida, que se expande na atualidade: o aborto. Verdadeiramente, o aborto não é uma existência nula porque, como já dissemos, tudo carrega consigo uma lição valiosa. A natureza é Deus, e Deus não perde tempo, que foi Ele mesmo quem fez.

Se o aborto foi provocado, as mãos que deram início a esse crime sofrerão as conseqüências do ato criminoso. Por outro lado, esse fato busca educar o que se destinou a nascer e a sofrer a provação de não nascer. É o escândalo anunciado pelo Evangelho quando Jesus disse que era necessário, mas ai daquele que for motivo das violências sobre a vida.

Existe Espírito que por muitas vezes é impedido de nascer; ora é a natureza cobrando, ora mãos assassinas que o impedem de ver a luz do mundo pelos olhos da matéria, ou, então enfermidades que acometem o pequeno fardo, fazendo lardear suas vibrações, desatando os laços da alma que se prendiam ao corpo.

Deveria estar escrita em todos os livros do mundo esta frase: Respeite a Vida.

O homem não tem o direito de fazer justiça; a natureza sabe como se comportar com os criminosos. Não queiramos formar um tribunal em nossa mente, pois somente a consciência de cada criatura é capaz de comandá-la nos devidos rumos, para que a luz nasça nos caminhos percorridos. No entanto, muitos homens respeitam essa vida e, por vezes, defendem as vidas daqueles destinados a morrer pela ignorância humana, mas, deixam de respeitar as outras vidas que se esticam quase sem leis e que pedem a compreensão dos homens pelos seus gestos de defesa instintiva, espalhadas na natureza. Entretanto, eles se fazem surdos e cegos para matar, destruindo sem saber o próprio ambiente onde vivem. Em tudo o que violentamos esta operando um tipo de aborto, e isso é crime dos crimes.

Tudo tem uma razão de ser; Deus nada faz sem motivo. Não devemos provocar nada, nem violentar nada; escutemos a voz do Cristo no reino da consciência, que saberemos o que fazer com utilidade. Jesus Cristo é o portador da vida, Ele é o canal de Deus para que a luz se faça no mundo e para os homens.

A violência não é somente física; ela é gerada nos pensamentos e eles podem violentar as atitudes dos companheiros, desfazendo ideais e dando intuição negativa às criaturas fracas nos caminhos que se percorre. O Evangelho surgiu no mundo em nosso socorro, para nos ensinar como pensar e transmitir idéias na brandura do amor, de modo que surja em nossos corações a caridade.

Não devemos abortar as idéias nobres dos nossos irmãos em caminho; alimentemo-las todos os dias, pois são sementes plantadas por alguns missionários da verdade. Procuremos ajudar a todos, no que pudermos servir, e respeitemos a vida em, todas as suas manifestações, que a própria natureza passará a nos ofertar mais vida e consciência das vidas que nos cercam, por amor de Deus. 

O aborto é falta de Jesus no coração, e a vida é o Cristo no Seu esplendor, na consciência dos homens.

0358/LE - TRANSGRESSÃO DA LEI

A amblose constitui um crime, por subtrair-se da lei de Deus. É querer desarranjar a ordem do universo, intenção pela qual a criatura responderá por suas conseqüências funestas.
O apelo que a espiritualidade faz aos homens é que reconsiderem sobre esse fato, que analisem antes de praticarem esse nefando ato de falta de amor, lembrando-se da vida que somente pertence ao Criador. Pretendemos que o aborto caia no esquecimento de todos os povos, e que, num futuro não muito longe, ele saia das cogitações humanas.

Uma mãe que aborta o filho por motivos banais, por não querer filhos, não pode ser chamada de mãe, um nome sinônimo de amor; e quem pratica esse crime não tem amor no coração. Estamos em um fim de ciclo de duras provas, onde somos testados por várias modalidades de provas, e sendo a humanidade influenciada por falanges e mais falanges de Espíritos inconscientes, que receberam a misericórdia de Deus para descer à Terra, aproveitando nela oportunidades maiores de aprendizado. Mas eles carregam no coração paixões que transbordam dos seus mal-educados sentimentos, extravasam o sexo de todas as maneiras, procurando nele a felicidade que ele não traz, e daí surgem as tempestades da consciência.

Seja a mãe, ou outra qualquer pessoa, que servir de instrumento para abortar uma criança, pratica um crime e, pior, essa premeditação vem da maldade, da inconsciência das leis. Nasce do egoísmo, principalmente da época que atravessamos. São pessoas mentindo a si mesmas, é o fantasma do desculpismo que pretende enganar a consciência, sob a alegação de que os tempos atuais não comportam mais do que um filho ou dois ou, às vezes, nenhum. Vida cara, escola difícil, falta de condições de moradia, não se encontra empregada, mulher e marido precisam trabalhar fora, e daí por diante. São as desculpas mais comuns.

E quando chegar a vez desses companheiros reencarnarem, quando essa necessidade levá-los a chorar, esperando por um novo nascimento? O que sentirão eles se, por sua vez, forem banidos do ventre materno? Que eles pensem e tornem a pensar, que meditem e tornem a meditar no porvir, que a sua consciência em Cristo lhes responderá em meio aos seus pensamentos.

Encontramos muitos que, no fundo, reconhecem a verdade da reencarnação mas negam essa lei para entrarem na desordem do crime do aborto, sabendo e fingindo não saber que responderão pelo que fizerem na vida e da vida. O pior engano é pretender enganar Deus.

O aborto é um crime de maior monta, é matar quem não tem meios de defender a própria vida, em um corpo que se encontra formação. O pior é que são muitos os inimigos que o assassino granjeia no mundo espiritual, no ato de abortar uma criança em gestação.

Existem, igualmente, muitos tipos de aborto em outras faixas da vida. Nós podemos abortar ideais alheios, ideais que podem vir a fazer muito bem a humanidade e que, com a nossa freqüente e insistente indiferença, praticamos um aborto, matando idéias antes de nascerem.

Ajudemos a vida! Alimentemos bons pensamentos no auto-aperfeiçoamento, ajudando os outros a fortificarem as suas idéias de caridade e amor. É nisto que consiste em amar Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Não devemos, também, abortar os nossos sentimentos do bem porque ouvimos falar das pessoas que fracassaram com os ideais de fraternidade. Se necessário, sem que o procuremos, entreguemos a vida, para que o amor se espalhe por toda a parte, fazendo morada em todos os corações.

0359/LE - PREFERÊNCIA

Quando a criança em gestação põe em perigo a vida da mãe, é preferível que se sacrifique a vida do nascituro, mesmo que o coração dos pais entre em estado de depressão. A mãe quase sempre tem mais filhos, que estão sob sua tutela e que precisam da sua assistência com exemplos de crescimento e de confiança.

Certamente que existem inúmeros filhos órfãos que não o são da bondade de Deus, que sobrevivem e, em muitos casos, atingem certa projeção em variadas atividades. No entanto, não seja por isso que vamos sacrificar a mãe para que nasça uma criança já órfã. “O livro dos Espíritos” nos recomenda, quando os Espíritos respondem a pergunta do codificador, de modo claro e sem retoques: — “Preferível é que se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.”

Não é taxativa a resposta; atentemos para a palavra “preferível”. Essa resposta nos mostra muitos ângulos da atividade humana, e mesmo espiritual. É preferível um mal menor quando não se pode livrar dos dois, mas, a Doutrina dos Espíritos nos ajuda na auto-educação, de modo a nos livrarmos de todo mal, procurando, por todos os meios, desconhecer os caminhos que possam nos levar à desarmonia da vida. E para tanto, devemos ser conscientes de todas as leis de Deus que nos cercam e assistem.

Um dos modos pelo qual dá para percebermos alguns vínculos de lei conosco é a meditação, que não deve faltar na nossa vida. Conhecemos seres altamente iluminados que ainda se entregam a meditação todos os dias. Com esse ato divino, flui para o seu coração, sede dos sentimentos, a claridade da certeza do que deve ser feito. É o “buscai e achareis”; é o “batei a abrir-se-vos-á” de Jesus. Nada conquistamos sem o nosso esforço próprio, como parte de nós, para a paz de consciência.

Irmão em Jesus, quando não puderes manter a paz plena em teu lar, é preferível a discussão equilibrada do que desfazer o ninho familiar. Entretanto, esforça-se todos os dias para harmonizar a casa.

Quando o casal não consegue viver junto, havendo o risco de uma tragédia na seio sagrado da família, é melhor apartar-se, porém, nunca deixes de te esforçar para manter a paz no lar.

A preferência, no nosso modo de entender, ocupa muitos lugares, como os que mencionamos, mas, não guardemos no coração as preferências, deixando que elas condicionem a nossa vida. Preferível mesmo é viver no amor, aquele onde a fraternidade cria o céu interior onde Deus e Cristo possam habitar, e a consciência nada tenha a dizer ao contrário.

Façamos tudo para não alimentarmos na nossa vida as idéias de acaulosia* porque é um crime querer desfazer o que Deus fez com amor. A vida pertence ao Senhor, e Ele colocou Jesus como vigilante daquilo que é o mais sagrado de todos os dons: a vida. Quem anda com o Cristo no coração não sacrifica vidas porque desaparece o preferível.

0360/LE - RESPEITO

A palavra respeito fala muito profundamente na alma daquele que deseja compreender os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Uma criança, ao nascer sem vida, mostra a vida obedecendo à lei divina, à lei da justiça. Os pais, no momento, sentem-se agredidos pelo destino, isso, porém, quando não compreendem a vontade do criador. Nada há de errado no turbilhão dos acontecimentos espirituais e mesmo na Terra. Tudo obedece à vontade de Deus.

Vejamos o que diz Paulo aos Tessalonicenses, na sua primeira carta, capítulo cinco, versículo dezoito:

Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Entra, pois, aí, o respeito para todos os acontecimentos, tirando deles o que move, a razão de ser do que ocorre na vida.

Se uma criança nasceu morta, se lhe escapuliu a vida antes de abrir os olhos ao mundo, existe um motivo; que seja secreto, mas existe, vibrando para que os estudiosos o descubram e aumentem sua admiração pelos desígnios do Criador. Devemos amar e respeitar tanto o feto cujo aborto tenha sido feito pela natureza, quanto o que teve alguns dias de vida; tanto aquele que chegou à mocidade, quanto o velho que está prestes a se despedir do mundo material. Enfim, todos os departamentos de vida que a natureza nos mostra em uma escala progressiva devem ser respeitados.

“O Livro dos Espíritos” se inspira na palavra de Paulo, respondendo a pergunta quinhentos e trinta e seis, sobre a ação dos Espíritos nos fenômenos da natureza:

“Tudo tem uma razão de ser, e nada acontece sem a permissão de Deus”.

Por que somente respeitar o Espírito? O respeito deverá ser extensivo a tudo o que existe, porque nada foi feito sem que Deus o haja abençoado. Se alguém nasceu para não viver fisicamente, dentro do padrão normal dos homens, está com essa atividade interceptada por motivo justo. A justiça vê sem os olhos dos homens, sente sem os sentimentos dos mesmos, e nunca erra o endereço dos culpados.

Procuremos meditar sobre o assunto que ora ventilamos nesta página, que o entendimento abrir-se-nos-á de modo a entender a vontade soberana, que palpita em todos os rumos, fora e dentro de nós.

Por que deixar de respeitar um ser vivente, apenas porque não vive no nosso reino, na faixa em que habitamos?

Verifiquemos a vida dos grandes santos e dos grandes sábios, e notaremos o amor que eles dispensavam a tudo e a todos. Um dos exemplos nobres foi o poverello de Assis, cujo amor passou por todas as escalas da Terra, amando até a luz e os astros com a mesma intensidade que o seu amor pôde alcançar. Justificando o que falamos, ele, depois do desligamento dos laços que o prendiam à matéria, voltou para demonstrar respeito, agradecendo ao corpo inerte, inerte a vista humana, mas cheio de vida aos olhos do Espírito iluminado.

Respeitemos a vida, que a vida nos devolverá em forma de gratidão pelo amor dispensado àquilo que o Senhor tocou com a Sua mão de luz.

=======================================================================

CONCLUSÃO DO ESTUDO 

Pode ocorrer de um corpo não ter nenhum espirito designado para este corpo, e esta crianção só vem por causa dos pais. Estas crianças podem ate' nascer, mas não vivem.

Uma criança que vive tem sempre um espirito encarnado

Para o espirito o aborto e' uma experiencia que foi anulada, e que ele terá de recomeçar novamente.

Sempre que transgredimos as leis de Deus, comentemos um crime, e e' crime sempre que tirarmos a vida de uma criança antes do nascimento, pois assim se impede a alma de passar pelas provas de que o corpo físico seria o instrumento.

No caso de risco de vida para a mãe, deve-se sacrificar o ser que ainda não existe ao que ja existe.

Tratar com respeito ao feto em formação e' um dever de todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário