terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

( Espiritismo) - Le 060 Faculdades Morais E Intelectuais Do Homem

*(Espiritismo) - Le 060 Faculdades Morais E Intelectuais Do Homem*

L E 060-Estudo Sintético do Livro dos Espíritos

LIVRO DOS ESPÍRITOS - Allan Kardec. Da Volta do Espirito a vida corporal.  Parte Segunda. Capitulo VII. Perguntas 361 a 366.

Tema:  Faculdades Morais e Intelectuais do homem.

a) As qualidades morais do homem, boas ou mas, são originadas no espirito que esta encarnado. Quanto mais puro o espirito, mais propenso ao bem é o homem.

b) Um homem vicioso é a encarnação de um espirito imperfeito, e a do homem de bem é a encarnacao de um bom espirito.

c) E' sempre o mesmo espirito que da as qualidades morais ou intelectuais ao homem.

d) Pode ocorrer que um homem inteligente seja um homem vicioso. Isto se da porque nem sempre o espirito evolui simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da existência ele adianta-se em ciência, durante outro em moralidade.

e) As diversas faculdades do homem não resultam da encarnação de vários espíritos, pois se assim fosse, ele careceria de individualidade

PERGUNTAS PARA ESTUDO  

1- De onde vem as tendencias para o bem ou mal já presentes inclusive em crianças?

2 - Tendo em vista as diversas atitudes dos homens na ociedade, podemos ter ideia que classe de espíritos esta reencarnada ? 

3 - Pode o homem evoluir em todos os sentidos ao mesmo tempo?


Conclusão:

1- De onde vem as tendencias para o bem ou mal já presentes inclusive em cri ancas?

As tendencias para o bem ou para o mal são aquisições do espirito.

Portanto estas tendencias as vezes apresentadas tao cedo, são originadas das múltiplas existências passadas e formam o tesouro que o espirito imortal tem. Mas lembramos que os espíritos (nos) somos perfectíveis, ou seja, cedo ou tarde vamos caminhar para a perfeição.

2 - Tendo em vista as diversas atitudes dos homens na sociedade, podemos ter ideia que classe de espíritos esta reencarnada ?

As diversas situações da sociedade nos mostra que a grande maioria da população encarnada e' ainda de espíritos imperfeitos, como nos ensina a questão 100 de O Livro dos Espíritos.


3 - Pode o homem evoluir em todos os sentidos ao mesmo tempo?

Pode evoluir tanto em conhecimento quanto em moral. Mas normalmente a evolução se faz gradativamente, e as oportunidades dadas por Deus, através das múltiplas encarnações sempre vão favorecer o crescimento em uma ou outra área.

Abraços a todos,

Equipe LE



Nenhum comentário:

Postar um comentário