sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

CURSO INTERNET *20ª Aula* HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI

CURSO INTERNET

*2ª PARTE*

*CURSO PARA PRINCIPIANTES NA DOUTRINA ESPÍRITA*

Maria Cotroni Valenti


*2ª Parte*


*20ª Aula*

*PARTE A*

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI

Podemos entender como moradas os diversos estados da alma.

Se estiver atribulada por ódios, rivalidades ou mesmo remorso, vai se sentir num lugar meio infernal. Da mesma forma, pessoas com a consciência tranquila podem se sentir num paraíso.

Mas na verdade, a que este texto se refere é a diversidade de mundos habitados no Universo.

Existem mundos em posição inferior à Terra e os de posição superior tanto física quanto espiritualmente.

Nos mundos inferiores a existência é toda material, as paixões reinam soberanamente e a vida moral é quase nula. Mas, à medida que o Planeta se desenvolve, a influência da matéria iminui e a vida espiritual vai, aos poucos, ganhando campo.

A Terra já passou por mundo primitivo e agora está superando a fase de expiações e provas.

É por essa razão que temos tantos sofrimentos. É a transição. Mas a moral e a espiritualidade na Terra também vão conquistando espaço.

Nós também já superamos esse mundo primitivo.

Olhando para trás percebemos que já vivemos e progredimos muito.

O mundo de expiações e provas é onde há o maior sofrimento porque já contamos com alguma sensibilidade e as expiações são muitas e grandes. As provas também exigem muito e por isso sofremos.

Os Espíritos não tem uma ligação definitiva com o mundo que vivem. Não fazem nele todo o progresso até atingirem a perfeição. Ao atingirem o adiantamento máximo que aquele mundo comporta, passam para outro mundo mais adiantado.

No Evangelho, a Terra é comparada a um hospital ou a uma penitenciária. Para sair deste mundo é preciso sarar ou corrigir-se.

Para passarmos a pertencer a um mundo de regeneração temos de nos regenerar. E lá teremos sofrimentos também, porem em menor intensidade, pois estaremos num ambiente de maior compreensão e interesse na evolução.

Esclarecendo melhor:

Se passarmos para o mundo de regeneração com inveja, desejos de vingança, espírito de domínio e de poder, vamos estar impedindo o progresso. Estaremos atrapalhando os que querem progredir por isso a passagem é impossível.

Guerras, corrupções, assaltos, golpes, também não são compatíveis com um mundo de regeneração.

Então o que precisamos para poder habitá-lo?

Primeiramente temos que entender e nos conscientizar de nossa posição.

Temos de sentir a necessidade do progresso. Querer agir de maneira a progredir.

Quanto mais a humanidade evolui, mais eleva o Planeta.

Acima do mundo de regeneração temos o mundo feliz, região onde o bem impera.

E mais acima temos o mundo celestial, onde habitam os Espíritos puros.

É para onde caminhamos e um dia alcançaremos este progresso.

*PARTE B*

*VIDA ESPÍRITA – RELAÇÕES DE ALÉM TÚMULO*

*RELAÇÕES SIMPÁTICAS*1

- Todos os Espíritos tem acesso reciprocamente, uns juntos aos outros?

Resposta: Os bons vão por toda à parte, porque realizam trabalhos e às vezes esse trabalho é junto aos maus. Eles têm acesso livre, mas os maus têm espaço limitado, não podem estar em lugar cujas vibrações são superiores às suas. É a lei de sintonia.

Os Espíritos bons exercem autoridade moral que não tem nada a ver com a posição social que ocupavam na Terra.

Muitas vezes os grandes e os poderosos da Terra estão nos últimos lugares, porque são orgulhosos pois se consideram superiores.

No Plano Espiritual o que tem valor é a humildade e a sinceridade.

1 Pergunta número 279 do Livro dos Espíritos

O que pesa a nosso favor no Plano Espiritual são as nossas virtudes.

Como já foi dito, não se pode levar ao “pé da letra” quando se diz que os grandes serão rebaixados e os pequenos serão elevados. Nem sempre é assim, porque há pessoas em posições muito simples que são orgulhosas e até maldosas. E, ao contrário, existem portadores de títulos importantes, pessoas de posições bastante elevada que são exemplos de humildade e fraternidade.

Kardec diz que as pessoas poderosas e que são orgulhosas se sentem muito humilhadas ao verem seus empregados acima deles no Plano Espiritual.

Uma história, como exemplo:

“Dois homens eram muito amigos. Um deles era tintureiro. O outro recebeu uma herança inesperada. Ficou rico e passou, então, a ter vergonha de continuar na convivência do tintureiro. Gradativamente cortou a amizade.

Quando chegou ao Plano Espiritual notou que sua posição era precária.

Passou então a observar com pesar os outros Espíritos em posições bem superiores. Certa vez avistou alguém muito iluminado. Chegou a sentir certa inveja. Curioso perguntou ao seu orientador quem era aquela figura tão linda acima dele. O orientador respondeu que era simplesmente o tintureiro que ele havia desprezado”.

A identidade dos Espíritos é mantida pelo perispírito que conserva a aparência de quando encarnado. É assim que os Espíritos se reconhecem e convivem.

O Fluído Universal é o instrumento de comunicação entre os Espíritos. É o que conduz o pensamento.

No Plano Espiritual tudo é transparente. Não se pode esconder o pensamento nem o nível espiritual de cada um.

A afeição que temos um pelo outro aqui na Terra continua. Assim o amor vai se expandindo entre a humanidade.

Se já aprendemos a amar o nosso familiar ou as pessoas do nosso relacionamento, já conquistamos uma pequena parcela do Amor Universal.

RELAÇÕES ANTIPÁTICAS

A morte não nos livra dos inimigos que tivemos aqui na Terra.

O ódio, os desejos de vingança transcendem as reencarnações.

Quando vemos alguém muito envolvido numa obsessão vingativa, não podemos acusar só o Espírito desencarnado. Os dois estão em sintonia. Se estivessem em posições contrárias, estariam juntos da mesma forma.

Se o Espírito não perdoou e está tendo acesso à suposta vítima, é porque este também não perdoaria se fosse colocada frente a frente com o outro.

Um Espírito só atua onde encontra guarida. Tanto no plano material como no Plano Espiritual.

*LEMBRANÇAS*

Os Espíritos elevados dão pouca importância para aquilo que fizeram aqui na Terra, se não for útil ao seu avanço Espiritual.

Muitas coisas às quais damos tanta importância aqui na Terra, para eles não exerce o menor atrativo.

Os que estão mais em contato com o plano material são os de elevação mediana, mas também veem as coisas pelo ângulo que possibilita a sua elevação.

Os Espíritos vulgares se comprazem com as coisas fúteis do mundo material, por isso se acumulam aqui. Acompanham-nos e tomam parte em quase tudo o que fazemos.

Eis porque temos de orar e vigiar tanto os pensamentos como as atitudes. Pela sintonia ou afinidade atraímos os maus ou os bons Espíritos para partilharem os nossos desejos e atos.

À medida que o Espírito fixa a atenção nas lembranças da vida material, a imagem lhe surge lentamente.

É comum em lojas que vendem objetos usados, os donos desencarnados estarem ali apegados e até acompanharem quem comprou seus pertences. Isso acontece também com imóveis que adquirimos. Os antigos donos não se conformam em passar suas coisas para os outros. É preciso preces e até trabalho de desobsessão para orientá-lo.


Fonte Livro dos Espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário