CURSO INTERNET
*2ª PARTE*
*CURSO PARA PRINCIPIANTES NA DOUTRINA ESPÍRITA*
Maria Cotroni Valenti
*2ª Parte*
*22ª Aula*
*PARTE A*
FLUIDO VITAL – A VIDA – A MORTE – INSTINTO E INTELIGÊNCIA
Todos os corpos, minerais, vegetais, animados ou inanimados, sólidos, líquidos ou gasosos, são classificados em dois grupos: seres inorgânicos
e seres orgânicos.
Os seres inorgânicos são formados pela agregação da matéria e não possuem vitalidade – os minerais, a água, o ar...
A terra (solo) é um mineral. Ela possui uma camada que recebe os organismos que morrem. Tudo o que morre vai para a terra.
Das transformações do Fluido Universal surgem os elementos materiais e de acordo com as circunstâncias, formam os corpos materiais.
Os corpos inorgânicos obedecem as Leis da Química e da Física que governam a estabilidade de agregação.
Os seres orgânicos são: os homens, os animais e as plantas. Trazem em si uma fonte de atividade íntima – nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.
São providos de órgãos especiais, apropriados às necessidades da própria conservação.
Como há uma cadeia evolutiva envolvendo a Criação Divina, todos os seus elos possuem um ponto em comum com o elo precedente.
A diferença essencial entre os seres inorgânicos e orgânicos é a presença do Fluido Vital que animaliza a matéria (dá a vida).
O Fluido Vital é a força que move os corpos orgânicos. :
Allan Kardec nos diz que :
“O Fluido Vital é um dos elementos necessários à constituição do Universo, tem a sua fonte nas modificações da matéria
Universal, é o .mesmo para todos os seres orgânicos, porém modificado segundo a espécie.
Para vivificar cada elemento ou célula dos seres orgânicos, bastam os ajustes do Fluido Universal. Não nos esqueçamos que tudo isso se deve à
força de Deus na obra da natureza.
*A VIDA*
A vida é a união da matéria ao Princípio Vital. Ao mesmo tempo que esse principio atua sobre a matéria e por ela se deixa viabilizar, a
matéria por sua vez, também assimila e reage sobre este, ambos repercutem magneticamente um sobre o outro em igualdade de sintonia e intensidade.
Se de um lado o Fluido Vital impulsiona os órgãos deste corpo, ao mesmo tempo ele se desenvolve por força desta ação.
*A MORTE*
A causa da morte nos seres orgânicos é a exaustão dos órgãos2.
Isso acontece quando a harmonia se interrompe e existe o desencontro entre o Fluido Vital e a Matéria.
A Química consegue fazer a decomposição e recomposição da grande maioria dos corpos. Contudo, jamais conseguirá reconstituir um
ser vivente. Isso porque no organismo morto, o Princípio Vital está extinto. A matéria volta para o laboratório da natureza para formar outros organismos.
*INSTINTO E INTELIGÊNCIA*
Os seres classificam-se de acordo com seu grau de evolução. Podemos distingui-los da seguinte forma:
1. Seres inanimados, formados somente por matéria, sem vitalidade nem inteligência – são os corpos brutos (pedras, água, ar).
2. Seres animados não pensantes, formados de matéria e dotados de vitalidade, mas desprovidos de inteligência (plantas).
3. Seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e um princípio inteligente, ainda irracional, que é o instinto. Esta fase se
desdobra em animal e hominal.
Os animais agem por instinto que é uma inteligência ainda rudimentar.
No homem o instinto tende a ser substituído pelo raciocínio. Isso na medida que evolui e a consciência vai despontando. A consciência confere ao
homem o poder de pensar e de querer libertar-se através da inteligência. 3
Livro dos Espíritos
*PARTE B*
*A UNIÃO DA ALMA AO CORPO*
Em que momento a alma se liga ao corpo?4
Resposta: “A união começa na concepção, mas não se completa senão no instante do nascimento”.
Desde o momento da concepção, o espírito designado para tomar determinado corpo a ele se liga por um laço fluídico, que vai se encurtando
cada vez mais, até o instante em que a criança vem à luz.
“O grito que então escapa de seus lábios anuncia que a criança entrou para o mundo dos vivos e dos servos de Deus”.
Essa união é programada, pois é preciso que o corpo corresponda às necessidades do Espírito oferecendo-lhes os recursos.
A perfeição ou a deficiência dos órgãos físicos contribui para as provas e expiações que ele tem de passar.
O fato de o feto morrer antes de nascer mostra que as provações podem começar antes do nascimento, tanto para o Espírito reencarnante quanto para
os pais – o que não impede uma nova encarnação em seguida.
No intervalo desde a concepção até o nascimento o Espírito está mais ou menos conturbado. À medida que o momento de seu nascimento
se aproxima suas idéias vão se apagando até o completo esquecimento.
Após o nascimento, o Espírito passa a se servir dos recursos que o corpo lhe oferece.
Isso se traduz num novo ponto de partida.
Toda a criança que sobrevive a um nascimento é um “Espírito encarnado, mesmo morrendo em seguida.
4 Pergunta 344 do L.E.
*PERISPÍRITO OU CORPO ESPIRITUAL*
Como sabemos, o Espírito é um princípio inteligente criado por Deus.
É uma essência, portanto não pode atuar diretamente sobre o corpo físico que é grosseiro. Por isso é envolto numa matéria
quintessenciáda que serve de intermediária entre o corpo grosseiro e o Espírito tão sutil.
Essa matéria é composta pelos elementos do mundo que habitamos.
Ao desencarnar, o Perispírito acompanha o Espírito.
É através do Perispírito que os Espíritos se identificam no Plano Espiritual.
No Perispírito também registramos as qualidades já conquistadas e os defeitos que ainda carregamos.
Quando cometemos irregularidades ou agressões contra o próximo ou contra nós mesmos, lesamos o Perispírito.
Ao encarnarmos em novo corpo, este será a cópia do Perispírito. Todas as lesões que ainda não foram sanadas, se refletirão no novo
corpo.
À medida que formos nos espiritualizando, o Perispírito vai se tornando menos denso.
Quando atingirmos a perfeição, não necessitaremos mais do Perispírito. Isso está ainda muito distante.
*MUNDO NORMAL PRIMITIVO*
Os Espíritos constituem um mundo à parte daquele que vemos. É um mundo dos Espíritos ou das inteligências incorpóreas.
O mundo dos Espíritos preexiste e sobrevive a tudo.
Trata-se de um mundo independente, porém as correlações entre os dois reagem incessantemente um sobre o outro.
Os Espíritos estão por toda parte, povoam ambos os mundos e há os que estão ao nosso lado constantemente sem disso nos apercebermos.
Kardec nos diz que os Espíritos são uma das forças da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para o cumprimento de seus desígnios providenciais.
Mas nem todos podem ir a toda parte, porque existem regiões interditadas aos Espíritos atrasados.
*FORMA E UBIQÜIDADE DOS ESPÍRITOS*
Os Espíritos gastam algum tempo para atravessar o Espaço?5
Resposta: “Sim, mas é rápido como o pensamento”.
Quem pensa é a alma ou o Espírito, portanto quando pensa já se transporta.
O pensamento é um atributo do Espírito.
Para o pensamento não existe distância. Também a matéria não constitui obstáculo ao Espírito.
Kardec nos diz que os Espíritos podem penetrar tudo. O ar, a terra, as águas e até o fogo.
Os Espíritos não tem o dom da ubiqüidade, quer dizer, não podem estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Cada um é um centro que irradia para diferentes lados ao mesmo tempo. Temos como exemplo o próprio sol que é um só, mas irradia sua luz e calor
por toda parte.
O poder da irradiação depende do grau de pureza de cada Espírito.
Como o pensamento é muito rápido, podemos ter a impressão de que o Espírito está em vários lugares ao mesmo tempo.
Fonte: Livro dos Espíritos.
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