quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CURSO INTERNET *19ª Aula**LIMITES E NECESSIDADE DA REENCARNAÇÃO* *CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES*

 CURSO INTERNET

*2ª PARTE*

*CURSO PARA PRINCIPIANTES NA DOUTRINA ESPÍRITA*

Maria Cotroni Valenti


*2ª Parte*


*19ª Aula*

*Parte A*

*LIMITES E NECESSIDADE DA REENCARNAÇÃO*

Quantas vezes reencarnamos? Não podemos prever o número de reencarnações do Espírito. O que sabemos é que precisamos buscar todas as experiências que o nosso planeta oferece.

Quanto maior for nosso interesse pelo aprendizado, não somente pelo teórico mas também pelo prático, mais depressa esgotaremos a necessidade de reencarnarmos neste planeta.

O mundo é bem grande: O rico e o pobre; o patrão e o empregado; o branco e o negro; a mulher e o homem. Quantas posições podemos citar? Isso sem contar que uma existência em cada posição não é suficiente para aprender tudo.

Uns precisam aprender a comandar e dar ordens. Outros precisam aprender a obedecer e a servir. Todos nós colhemos experiências diferentes. Em cada existência vivenciamos novas coisas.

Somos Espíritos milenares. Podemos ter por base aproximadamente 200 anos para cada nova encarnação (isso não é regra). Pode parecer muito tempo mas se contarmos com o tempo de preparação para a encarnação, a adaptação após o desencarne e o tempo de aprendizado no plano espiritual, além da existência na Terra, não é muito.

Hoje acreditamos que com o desenvolvimento da inteligência e também com o avanço espiritual este tempo possa ser menor.

*POR QUE TEMOS NECESSIDADE DE REENCARNAR?*

Reencarnamos para progredir. Cada vez que voltamos para o plano espiritual avaliamos o aproveitamento que tivemos, nos conscientizamos das necessidades futuras e assumimos novos compromissos para por em prática em nova encarnação.

Quando esgotarmos as experiências que este mundo de expiações e provas nos oferece, passaremos a buscar as experiências que um mundo de regeneração nos oferece e possibilita.

O mundo de regeneração está logo acima deste mundo que vivemos.

Podemos assumir a tarefa ou missão de levarmos o progresso a mundos de categoria inferior ao nosso, mas não podemos reencarnar em um mundo superior à nossa categoria.

A reencarnação é a maior prova da justiça e sabedoria de Deus.

Através da reencarnação resgatamos e corrigimos tudo e assim crescemos.

A evolução que conseguimos em uma só encarnação é muito pequena. Por isso negar a necessidade da reencarnação é negar a grandeza de Deus.

*RESSUREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO?*

Todos estão convictos de que temos múltiplas existências?

Alguém ainda duvida da reencarnação?

Os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os escribas dizem que é preciso que Elias venha antes?

Jesus respondeu:- É verdade que Elias deve vir antes e restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas o trataram como lhes aprouve. É assim que farão sofrer o filho do homem.”

Então seus discípulos compreenderam que se tratava de João Batista. (Matheus Cap. XVII vrs.10 a 13 e Marcos Cap. IX vrs.11,11,13)

Diz o E.S.E. que a reencarnação fazia parte dos dogmas judaicos sob o nome de ressurreição.

As ideias dos judeus sobre isso eram muito vagas. e incompletas .Eles acreditavam que um homem que viveu pode reviver. Chamaram de ressurreição o que chamamos de reencarnação.

Não podemos confundir:

-Ressurreição indica o retorno à vida no corpo que já morreu. Fato que a ciência demonstrou ser impossível porque o corpo apodrece e se decompõe. As moléculas passam a formar outros corpos. Portanto, ressuscitar é impossível.

-Reencarnação é o retorno da alma à vida corporal, porém em novo corpo. Reencarnação significa renascido. Enquanto que ressurreição significa ressuscitado.

João Batista era portanto a reencarnação de Elias e não Elias ressuscitado. João Batista foi conhecido enquanto criança. Tinha pai e mãe conhecidos.

A palavra “ressuscitado” poderia ser aplicada a Lázaro que teve o próprio corpo recuperado, mas a ciência prova que Lázaro não estava morto realmente. Ele apenas sofreu uma crise de catalepsia e Jesus o fez voltar ao normal.

Tais crises podem acontecer ainda hoje porém, os casos são detectados através de aparelhos de alta tecnologia, o que não existia naquela época.

Nascer de novo tem então dois sentidos: Pode ser Renovação Intima e pode ser Reencarnação.

A pessoa nasce de novo quando se converte em uma nova crença ou quando reencarna.

O evangelho cita várias vezes a reencarnação, através das palavras de Jesus.

De acordo com a nossa inteligência não precisamos buscar argumentos, basta crermos na justiça e sabedoria de Deus.

Fora da reencarnação seríamos uns coitados, injustiçados e mal dirigidos.

Não haveria progresso e nem justiça por parte de Deus.

*PARTE B*

*CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES*

As mudanças da vida ou as aflições têm duas fontes de origem:

Umas têm as causas na vida presente. Outras têm as causas em vidas anteriores.

Quantas pessoas se arruinaram por falta de humildade ou por desequilíbrio durante a própria existência?

Em outras aflições no entanto não se encontram as razões para suas causas.

Crianças que já nascem com defeitos físicos ou os adquirem ainda quando pequenos não tiveram tempo de cometerem erros nesta existência. Além desse exemplo várias outras coisas não se justificam perante a justiça de Deus se não levarmos em conta as múltiplas vidas que temos na Terra Antigamente se dizia que o filho pagava os erros dos antepassados. Isso porém colocaria Deus abaixo da justiça dos homens. Se não existe lei aqui na Terra a qual se aplica esta injustiça, imaginem a Lei de Deus que é perfeita.

Há uma passagem na bíblia que diz: Eu punirei até a 5ª geração. O que quer dizer isso? Que a pessoa que sofre hoje é a mesma que cometeu os erros no passado (avós, bisavós, etc.).

As doenças hereditárias são consequências em forma de dificuldades ou lesões às quais certo grupo de pessoas que nascem na mesma família, são submetidas. Tal grupo cometeu no passado, em conjunto, o mesmo erro. Por isso todos estavam em sintonia com os gens que continham a mesma má formação.

As transmissões genéticas estão dentro da lei de ação e reação.

Podemos notar que entre dois irmãos pode ocorrer de um herdar doenças de entes passados e o outro não. A falha está no perispírito que serve de modelo. Os gens obedecem a Lei de ação e reação.

Quando a aflição não é ocasionada por um problema genético podemos atribuí-la a duas causas:

-O perispírito traz a lesão em estado latente, talvez aguardando um amadurecimento físico ou mental para se manifestar.

-Ou então a existência atual oferece oportunidades de correção antes do mal se manifestar. Se as oportunidades de resgate e correção forem aproveitadas, o mal é eliminado sem que se tome conhecimento do mesmo.

Se as oportunidades não forem aproveitadas o mal se desencadeia na hora apropriada. São as expiações ou carmas. Aquilo que no passado era chamado de destino.

Porém não podemos esquecer que tudo obedece à Lei de ação e reação. E que tudo pode ser mudado de acordo com o nosso livre arbítrio.

Obs. Esta aula é polemica. O expositor precisa estar preparado para responder perguntas.

Fonte: ESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário