quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

ESTUDO DO DIA - PARTE 2 - CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA -FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS DO HOMEM - (QUESTÕES DE 361 A 366)

*ESTUDO DO DIA*

*PARTE 2 - CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA*

*FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS DO HOMEM - (QUESTÕES DE 361 A 366)*


361. QUAL A ORIGEM DAS QUALIDADES MORAIS, BOAS OU MÁS, DO HOMEM?

“São as do Espírito nele encarnado. Quanto mais puro é esse Espírito, tanto mais propenso ao bem é o homem.”

A) - SEGUIR-SE-Á DAÍ QUE O HOMEM DE BEM É A ENCARNAÇÃO DE UM BOM ESPÍRITO E O HOMEM VICIOSO A DE UM ESPÍRITO MAU?

“Sim, mas, dize antes que o homem vicioso é a encarnação de um Espírito imperfeito, pois, do contrário, poderias fazer crer na existência de Espíritos sempre maus, a que chamais demônios.”

362. QUAL O CARÁTER DOS INDIVÍDUOS EM QUE ENCARNAM ESPÍRITOS DESASSISADOS E LEVIANOS?

“São indivíduos estúrdios, maliciosos e, não raro, criaturas malfazejas.”

363. TÊM OS ESPÍRITOS PAIXÕES DE QUE NÃO PARTILHE A HUMANIDADE?

“Não, que, de outro modo, vo-las teriam comunicado.”

364. O MESMO ESPÍRITO DÁ AO HOMEM AS QUALIDADES MORAIS E AS DA INTELIGÊNCIA?

“Certamente e isso em virtude do grau de adiantamento a que se haja elevado. O homem não tem em si dois Espíritos.”

365. POR QUE É QUE ALGUNS HOMENS MUITO INTELIGENTES, O QUE INDICA ACHAREM-SE ENCARNADOS NELES ESPÍRITOS SUPERIORES, SÃO AO MESMO TEMPO PROFUNDAMENTE VICIOSOS?

“É que não são ainda bastante puros os Espíritos encarnados nesses homens, que, então, e por isso, cedem à influência de outros Espíritos mais imperfeitos. O Espírito progride em insensível marcha ascendente, mas o progresso não se efetua simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da sua existência, ele se adianta em ciência; durante outro, em moralidade.”

366. QUE SE DEVE PENSAR DA OPINIÃO DOS QUE PRETENDEM QUE AS DIFERENTES FACULDADES INTELECTUAIS E MORAIS DO HOMEM RESULTAM DA ENCARNAÇÃO, NELE, DE OUTROS TANTOS ESPÍRITOS, DIFERENTES ENTRE SI, CADA UM COM UMA APTIDÃO ESPECIAL?

“Refletindo, conhecereis que é absurda. O Espírito tem que ter todas as aptidões. Para progredir, precisa de uma vontade única. Se o homem fosse um amálgama de Espíritos, essa vontade não existiria e ele careceria de individualidade, pois que, por sua morte, todos aqueles Espíritos formariam um bando de pássaros escapados da gaiola. Queixa-se, amiúde, o homem de não compreender certas coisas e, no entanto, curioso é ver-se como multiplica as dificuldades, quando tem ao seu alcance explicações muito simples e naturais. Ainda neste caso tomam o efeito pela causa. Fazem, com relação à criatura humana, o que, com relação a Deus, faziam os pagãos, que acreditavam em tantos deuses quantos eram os fenômenos no Universo, se bem que as pessoas sensatas, com eles coexistentes, apenas viam em tais fenômenos efeitos provindos de uma causa única -Deus.”

O mundo físico e o mundo moral nos oferecem, a este respeito, vários pontos de semelhança. Enquanto se detiveram na aparência dos fenômenos, os cientistas acreditaram fosse múltipla a matéria. Hoje, compreende-se ser bem possível que tão variados fenômenos consistam apenas em modificações da matéria elementar única. As diversas faculdades são manifestações de uma mesma causa, que é a alma, ou do Espírito encarnado, e não de muitas almas, exatamente como diferentes sons do órgão, os quais procedem todos do ar e não de tantas espécies de ar, quantos os sons. De semelhante sistema decorreria que, quando um homem perde ou adquire certas aptidões, certos pendores, isso significaria que outros tantos Espíritos teriam vindo habitá-lo ou o teriam deixado, o que o tornaria um ser múltiplo, sem individualidade e, conseguintemente, sem responsabilidade. Acresce que o contradizem numerosíssimos exemplos de manifestações de Espíritos, em que estes provam suas personalidades e identidade.


=====================================================================================

QUESTÕES PARA ESTUDO  

PARTE 2 - CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA

FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS DO HOMEM - (QUESTÕES DE 361 A 366)


DE ONDE VEM AS TENDENCIAS PARA O BEM OU MAL JÁ PRESENTES INCLUSIVE EM CRIANÇAS ?

R.: - As tendencias para o bem ou para o mal são aquisições do espirito. Portanto estas tendencias às vezes apresentadas tao cedo, são originadas das múltiplas existências passadas e formam o tesouro que o espirito imortal tem. Mas lembramos que os espíritos (nos) somos perfectíveis, ou seja, cedo ou tarde vamos caminhar para a perfeição.

TENDO EM VISTA AS DIVERSAS ATITUDES DOS HOMENS NA SOCIEDADE, PODEMOS TER IDEIA QUE CLASSE DE ESPÍRITOS ESTA REENCARNADA ?

R.: - As diversas situações da sociedade nos mostra que a grande maioria da população encarnada e' ainda de espíritos imperfeitos, como nos ensina a questão 100 de O Livro dos Espíritos.

PODE O HOMEM EVOLUIR EM TODOS OS SENTIDOS AO MESMO TEMPO ?

R.: - Pode evoluir tanto em conhecimento quanto em moral. Mas normalmente a evolução se faz gradativamente, e as oportunidades dadas por Deus, através das múltiplas encarna coes sempre vão favorecer o crescimento em uma ou outra área.


====================================================================================

TEXTOS DE APOIO (PARA QUEM QUISER SE APROFUNDAR NO ASSUNTO)

PARTE 2 - CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA

FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS DO HOMEM - (QUESTÕES DE 361 A 366)


0361/LE - QUALIDADES MORAIS

Certamente que a matéria tem vida, mas, em outra dimensão espiritual, de modo a não raciocinar como fazem os homens. A qualidade moral do homem, não pode, pois, advir da matéria; ela provém do Espírito. É nesse sentido que o homem consciente do seu mandato na Terra deve se esforçar para crescer ante seus compromissos e mediante a sua consciência, onde se encontram gravadas todas as leis morais que passam a governá-lo.

A matéria é instrumento humano, mas também divino, nas mãos do ser encarnado, como o cavalo de montaria o é do cavaleiro. As rédeas regulam seus passos e, no caso do Espírito, as rédeas são o esclarecimento para refrear os instintos materiais, correspondentes à ignorância da alma.

Jesus desceu ao mundo por misericórdia de Deus e grandeza do Seu amor, no sentido de nos ensinar a excedermos os dons morais na qualidade de luzes no auto-entendimento da pureza espiritual. Cada criatura tem seu dever de se esforçar para seu próprio bem-estar.

Se um Espírito ignorante reencarna, certamente que ele, ao crescer, está predisposto às paixões inferiores do mundo; contudo, a bondade de Deus é tão grande, que sempre deposita essa alma aos cuidados de alguém, que passa a ensiná-lo a mudar seu modo de vida, por vezes com o exemplo. Analisemos e observemos a evidência do que falamos. Eis aí nos primeiros passos na reforma moral, e mesmo se sentindo desajustado no seio da família, depois o Espírito irá reconhecer as bênçãos que recebeu de Deus, passando a agir de forma mais equilibrada, onde for chamado a viver.

Todos passamos por esses caminhos. O “não julgueis para não serdes julgados”, é nesse sentido, porque aquele que hoje se encontra livre já foi escravo das paixões inferiores. A escalada da vida que leva no seio da humanidade; em tudo que faz, norteiam seus sentimentos para o bem-estar da humanidade e, ainda mais, os seus exemplos de amor fazem notar a sua grandeza de coração. Entretanto, entre ele e o Espírito primitivo há uma grande distância e a escala é imensurável. Só pela análise notaremos onde a alma se encontra vivendo, qual a sua faixa de vida e o que precisa para melhorar. Trabalhemos todos para a melhoria desses Espíritos, se possível em silêncio, dando com uma mão sem que a outra perceba.

A verdadeira caridade é silenciosa, porque, no fundo, quem a faz é nosso Pai Celestial. A Doutrina dos Espíritos vem nos ensinar a desabrochar as qualidades morais que temos, como talentos divinos, com o nosso esforço de todos os dias. A consciência em Cristo vem nos aventar o prosseguimento na caridade e no amor, forças de Deus que moram em nós, esperando a nossa vontade de praticá-las.

Há muitas classes de Espíritos encarnados na Terra, e na erraticidade, conforme já falamos. Eles vão melhorando gradativamente, entendendo assim que somente o tempo, sob as bênçãos de Deus, pode ajudar a purificar a alma ou, mais acertadamente, desperta nela todas as qualidades que Deus depositou no cofre do seu coração.

0362/LE - ESPÍRITOS LEVIANOS

As classes dos Espíritos são em grande variedade e podemos observá-las pelo comportamento dos Espíritos, tanto encarnados quanto desencarnados.

Os Espíritos levianos nem sempre são maus Espíritos que se aproximam dos homens inspirando maldade, o ódio e a vingança. Eles são mais brincalhões, iguais aos muitos que se pode ver dentre os encarnados. Eles têm uma grande sutileza em usar o humorismo, introduzindo nas brincadeiras assuntos de gozação sem, contudo, avaliar o tempo que gastam em coisas fúteis, mormente quando se encontram muitos deles juntos. Alguns são viciados contumazes.

É uma classe de Espíritos muito grande e eles não toleram os Espíritos sérios. Acham que são fanáticos, somente porque resguardam os pensamentos das leviandades, que podem levar o desapreço às coisas nobres. São realmente maliciosos; instigam as intrigas, e sempre desejam fugir quando vêem a coisa tomar outro caráter, que por vezes não era a sua intenção.

Aqueles que se encontram nessa faixa de Espíritos levianos devem procurar companhias melhores e vigiar seus pensamentos, para que não venham a atrair Espíritos igualmente levianos. O semelhante sempre se encontra, por lei, com seus iguais. Há diversos meios que podemos usar para trilhamos o caminho do aprendizado de Jesus.

Procuremos obliterar as conversações que não condizem com o equilíbrio do Evangelho, mesmo que venhamos a sentir alguma rejeição íntima. Ela é o sinal de que existe algo de leviandade dentro de nós. Observemos todos os dias os nossos pensamentos, o que eles procuram dentro da sua dinâmica de formar idéias, e ajudemo-nos na modificação sem violência, porque a violência, mesmo no combate ao mal, não é forma inteligente.

A leviandade desmerece os acertos da vida, no que se refere à vida reta e desvaloriza o próprio homem ante a sociedade a que pertence. Alguns podem até achar interessante o seu humorismo picante, mas esses mesmos não lhe depositarão maior confiança, por lhe conhecerem as atitudes levianas que podem derivar dos seus gracejos.

No mundo, estamos entre um grande número de Espíritos levianos, mesmo na classe chamada alta, e é por isso que a própria política se encontra em decadência. Já falamos alhures que enquanto os homens não colocarem o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo como carta magna na direção de todas as nações do mundo, os caminhos da humanidade se encontrarão cheios de perigos, sem darem aos mesmos homens estabilidade de vida e segurança de viver. Só não conhece quem não quer; na Terra já se encontram todas as diretrizes para auto-aperfeiçoamento das criaturas que desejam melhorar.

As enfermidades que pululam na Terra e que fazem sofrer a humanidade levam à busca da melhoria espiritual; quando a humanidade passar para um grau mais elevado na escala dos mundos habitados, as enfermidades irão desaparecendo do planeta, e ele irá se tornando um mundo semelhante a um paraíso, onde o amor será o ar que se respira, a fé, a água que se bebe e a fraternidade, o alimento que se ingere. Mas, para tanto, é preciso trabalhar dentro de si diariamente, para que o diamante que Deus depositou no coração seja lapidado pelo esforço próprio, fazendo-se brilhante na eternidade da vida.

Abolir a leviandade da vida é entender o chamado do Cristo em direção ao céu, na intimidade da alma.

0363/LE - PAIXÕES DIFERENTES

As paixões que têm os Espíritos que moram na Terra e que viajam com ela na sua órbita, como sendo o seu mundo espiritual, não são diferentes das dos homens; elas são as mesmas, porque eles se sucedem pelos processos das reencarnações. Os Espíritos são os mesmos homens, e os homens são os mesmos Espíritos, que se entregam às mutações como força da lei do progresso espiritual.

Convém que todas as criaturas estudem mais as leis de Deus, que passem a conhecer na sua profundidade, os ensinamentos de Jesus Cristo, porque a verdade, no dizer do Mestre, nos coloca em liberdade. Os homens, quando enraizados nas paixões inferiores, levam-nas para além-túmulo e, por vezes, ainda mais fortes, que se encontram em estado de Espírito, sem o entrave do corpo.

O Espírito, quando passa para a carne pelos processos das vidas sucessivas, igualmente traz as suas paixões, se as tem, de modo a educá-las ao passar por variados abrolhos dos caminhos. Não nos percamos nos emaranhados das ilusões. Onde quer que estivermos, os métodos educativos se encontram a nos espreitar de maneiras diversas, e para entendermos as lições, a vida nos aplica muitos meios que correspondem às nossas necessidades.

As paixões da alma devem desaparecer. Certamente que é difícil essa limpeza, por estarem entranhadas em muitos corpos que o Espírito usa para a sua jornada na Terra. Contudo, não devemos esmorecer. Todo aquele que venceu na vida começou algum dia a dar os primeiros passos no aprendizado, na auto-iluminação. Para começar basta buscar os caminhos de Jesus, como Mestre dos mestres, que não se errará o ideal da felicidade.

Verifiquemos hoje mesmo quais as paixões que vibram em nossa alma e não deixemos para amanhã o combate a elas. Comecemos agora, que o Senhor nunca deixa Seus filhos sozinhos nos combates internos. A Doutrina dos Espíritos é um manancial de ensinamentos capazes de nos levar à vitória. As guerras existem por toda a parte, no entanto, os homens esqueceram que a verdadeira luta proveitosa é a que travamos no nosso interior, no combate com nossos inimigos do coração, e os piores são o orgulho e o egoísmo, fonte de onde dimanam todos os outros, contrários ao bem estar da alma. As paixões inferiores envenenam a atmosfera do planeta, a água que se bebe e os alimentos. Elas deturpam a natureza no seu laboratório divino, de modo que seus frutos entram em decadência o organismo humano e mesmo o dos animais. Para combater as paixões, é necessário ter fé em Deus, e procurar outra vez o Cristo, sem contar o tempo que se gastará para limpar a veste espiritual e tranquilizar a consciência. Que se use a oração, mas que não fique somente nisso: é necessário vigiar todos os segundos da vida e, ainda sim, não ficar somente nisso; é preciso trabalhar como Jesus nos ensinou a operar.
Paixões e virtudes travaram lutas no reino do Espírito imortal.

Necessário se faz que continuem a lutar, porque o mal nunca vence o bem, e é nessa caridade para conosco, da iluminação interior, que Jesus nos garante a vitória, de modo que a consciência receba o premio da tranqüilidade imperturbável. Que queremos mais? Isso basta, por ser o céu na profundidade do ser.

0364/LE - O MESMO ESPÍRITO

Certamente que tem o homem muita coisa a conhecer em relação à sua própria vida espiritual e física, no entanto, não se deve com isso aceitar tudo que não deve ser aceito. É justo que acompanhemos o Evangelho, que nos diz: - “em tudo dai graças”, porque mesmo o erro em nossos caminhos nos mostra o certo. Ele tem um trabalho a fazer em nosso beneficio.

A teologia se encontra presa nas mãos de certas religiões que esquecem o progresso com Jesus, e não abrem as portas para que se conheça mais um pouco dos segredos da natureza humana e mesmo divina. O Espírito é um mundo, onde há de tudo; é uma profusão de dons a serem despertados, de modo que o tempo nos mostrará o quanto vale amar.

Quando o homem se encontra na plenitude do amor, essa manifestação não é da carne: é provinda do celeiro da alma, e quando se manifesta nele o enorme tributo da inteligência, é o mesmo Espírito mostrando talentos amadurecidos, aflorando essa qualidade grandiosa que fala de Deus.
A criatura encarnada não tem dois Espíritos, como pensam alguns, por nela se manifestar muitas qualidades. É somente um que, com o tempo, mostrar-nos-á muito mais do que conhecemos, porque tudo o que conhecemos de beleza, de qualidades variadas, em todos os povos, existe dentro de cada um, faltando somente que sejam despertadas, mostrando a excelsitude de Deus.

Todos os Espíritos são perfeitos, e não poderia ser de outro modo: tudo que sai de mãos perfeitas não pode mostrar imperfeição.

As qualidades se encontram intrínsecas, em estado de sono, no imo dàlma. A alma, quando atinge certa classe espiritual, é produto de valores que se mostram pela sua elevação. O Espírito é dotado de todas as qualidades do próprio Pai que o criou, porém, esses atributos se encontram embrionários, e irão crescer em valores intermináveis: nunca, entretanto, se igualarão ao seu Criador, assim como os aparelhos criados no mundo pelos homens não podem ultrapassar seus inventores; são inferiores a esses, certamente, comandados por eles.

A mente continua a ser uma incógnita para a ciência humana, e é nela que estão todos os segredos, onde a felicidade mora e onde está o céu que tanto se procura. A literatura mesmo a espiritualista, está cheia de ensinamentos sobre os pensamentos, não obstante, há muita teoria derivando para as sombras. A mente em Cristo pode fazer muito em favor da coletividade, desde quando a maturidade no amor alcançou a legitima fraternidade. E é o mesmo Espírito que opera em tudo; é a unicidade que vem do Criador se manifestando na criatura.

Jesus, quando disse que o céu está dentro de nós, falou conscientemente, como Mestre dos mestres, a despertar os discípulos para a luz dos conhecimentos, entregando a cada um o seu quinhão de trabalho no seu mundo interno. O “conhece-te a ti mesmo”, muito lembrado por todos os povos, é profundo para quem deseja realmente libertar-se.

Os teólogos, em muitas circunstâncias, são inventivos: sem recurso de buscar a verdade, geralmente combatem o espiritismo e, concomitantemente, a mediunidade, que tem caráter de revelação dos poderes de Deus na criatura. São, muitas vezes, homens com malas cheias de diplomas, que cursaram famosas faculdades do mundo, mas, pouco atingiram a simplicidade e o amor, de modo a abrir a intuição humana ao encontro da intuição divina, em recebendo as revelações do mundo espiritual.

Por outro lado, os médiuns, que muitas vezes não conheceram as letras, no sentido da intelectualidade, são instrumentos valiosos nas mãos dos benfeitores espirituais para os esclarecimentos da verdade. A revivescência do Cristianismo está chegando a Terra graças ao Espiritismo, servindo-se do canal da mediunidade com Jesus.

As camadas da atmosfera são muitas, como as da Terra, para filtrarem as radiações cósmicas. Assim são as do corpo físico e do Espírito; a seleção é feita pela inteligência, em fortes conexões com a fé.

0365/LE - PUREZA E INTELIGÊNCIA

Inteligência não é sinônimo de pureza espiritual; é um dos dons para o alto. Ela serve, e muito, como instrumento da alma para progredir, quando é usado para a felicidade de todos os seres. Podemos verificar grandes inteligências servindo de instrumento de Deus para a paz do mundo, e outras tantas usando-as para a guerra, aumentando a peste e a fome no mundo.

A inteligência só entra na faixa da pureza quando em completa harmonia com o amor, como nos mostra o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela, para o mal, é como que o combustível ou o inflamável que se derrama próximo ao fogo. Grandes inteligências que manifestaram seus poderes intelectuais na Terra se encontram em zonas inferiores, na erraticidade, por terem feito mau uso dessa faculdade maravilhosa e, por vezes, voltam à carne em corpo deformado ou como um idiota, na certeza de que com isso poderão sentir, na profundidade do ser, o erro que praticaram quando em liberdade. De outra vez que retornarem à Terra, pela lei das vidas múltiplas, aplicarão a sabedoria para o bem de todos.

O homem inteligente pode ser uma criatura viciosa, como não?

Depende do Espírito que naquele corpo se move. Na maior parte, são Espíritos em busca da realidade, que se desenvolveram em uma direção, faltando-lhes o amor, respaldando seus impulsos, acendendo a luz da fraternidade no coração. Às grandes inteligências da Terra, dizemos que devem procurar a universidade de Jesus, para que saibam usar seus conhecimentos como semeadores de paz entre todas as nações.

Quantos homens dotados de poderes pela palavra falada e escrita, cuja voz é ouvida com respeito e admiração, cujos escritos circulam por todo mundo, se esquecem dos ensinamentos de Jesus, ao desfilarem suas mensagens!? Eles responderão por essa invigilância, e o arrependimento será tardio, mas Deus é tão bom que sabe aproveitar essas qualidades mais tarde.

Quando uma inteligência superior está sendo usada para o mal, é da lei que ela atraia para si Espíritos da mesma sintonia, e aí servirá, o portador da inteligência, de médiuns para todos eles, quando não poderá escapar dessas influências, enquanto não fizer mudanças internas. E quando acordar para essas mudanças, elas virão criando transtornos quase insuperáveis, problemas de todas as ordens se manifestarão em contraposição. É a rejeição, não somente do corpo físico, mas, também, dos corpos espirituais.

Grandes inteligências no mundo se esquecem da moralidade, computando o Evangelho como sendo fanatismo dos crentes. Como se enganam esses nossos irmãos! O Evangelho é a bússola que poderá orientar a inteligência nas suas operações diante da humanidade. O rádio, a televisão, jornais e revistas, são instrumentos da inteligência, mas, por enquanto, são quase todos canais das sombras, que se esquecem de educar, sendo acionados pela vaidade da linguagem, com a pretensão de evidenciarem alguns dons da massa humana. Esquecem-se das advertências de Jesus, de vigiar e orar.

Eis que o fim dos tempos está fazendo com que o Evangelho seja conhecido em toda parte, para todas as criaturas. O mundo do mal deverá ser destruído, implantando-se na Terra o paraíso do bem, para que haja abundância do mel do amor e do leite da fraternidade pura.

0366/LE - VARIADAS APTIDÕES

Os que acreditam que cada faculdade do ser humano tem um Espírito que lhe corresponde estão enganados, como estavam iludidos os que no passado acreditavam em vários deuses, apontando em cada fenômeno da natureza um Deus que seria a fonte do acontecimento.

Essa tese hoje caiu no esquecimento, anotando os mais entendidos que os deuses dos povos antigos eram Espíritos sob o comando do Pai Celestial.

A ciência divina nos mostra que todas as aptidões que o homem pode mostrar, em se movendo no corpo da carne, são qualidades da alma que se desenvolvem nas bênçãos do tempo, por vontade do Deus verdadeiro imortal. Compreende-se portanto, que o homem somente tem um Espírito com variadas manifestações dos seus dons, como sendo talentos espirituais, oferta do Senhor ao seu coração.

Cabe-nos buscar na própria matéria a realidade do que falamos: a ciência achava que a matéria era diversificada na sua estrutura, e a razão do equívoco são as suas modalidades diferentes. Hoje o homem inteligente reconhece que as expressões diferentes da matéria provêm da unidade da mesma, que em se movimentando, mostra diferenciações inúmeras; a matéria provém de um só elemento primitivo, assim como o Espírito, com todas as suas nuances de vida, de uma só fonte de vida – Deus.

A Doutrina do Espíritos tem a missão de nos levar a Deus pela sabedoria e pelo amor, porque o Senhor tem todas as aptidões na amplitude dos Seus poderes, e os Seus filhos trazem a sua semelhança, com dilatados poderes menores, que crescem de acordo com o tempo, nas bênçãos do espaço, somadas em esforço próprio, na dimensão exata do amor.

As afirmativas de que o homem é dotado de vários Espíritos devem ser ignoradas, porque a consciência em Cristo não dá crédito às ilusões desta forma, que fazem perder tempo no tempo que passa.

Certamente que o homem caminha e com ele muitos Espíritos que com ele afinam, sendo guias espirituais, ou inimigos com os mesmos sentimentos, mas que não estão ligados ao corpo desse homem pela lei da reencarnação.

É preciso compreender bem esse posicionamento teológico: um comandante de um exército, de um navio ou de um país é somente um, mas nem por isso ele deixa de ter muitos cooperadores, para que a harmonia se instale nas tropas, no barco e mesmo na nação.

Se tivéssemos muitos Espíritos para dirigir um corpo sequer, e quando eles entrassem em desacordo? Não é lógico pensar desta forma; são idéias soltas sem base na verdade, que o tempo faz desaparecer. Como na direção de cada planeta existe somente um diretor que, no caso da Terra, é Jesus Cristo. No entanto, os auxiliares são sem conta, para que a obra se aperfeiçoe. Se a Terra precisasse de um Espírito para encarnar nela, este seria o Cristo, responsável pela sua marcha em ascensão à vida superior.

=======================================================================================

CONCLUSÃO DO ESTUDO DO DIA

PARTE 2 - CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA

FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS DO HOMEM - (QUESTÕES DE 361 A 366).

As qualidades morais do homem, boas ou mas, são originadas no espirito que esta encarnado. Quanto mais puro o espirito, mais propenso ao bem é o homem.

Um homem vicioso é a encarnação de um espirito imperfeito, e a do homem de bem é a encarnação de um bom espirito.

E' sempre o mesmo espirito que da as qualidades morais ou intelectuais ao homem.
Pode ocorrer que um homem inteligente seja um homem vicioso. Isto se da porque nem sempre o espirito evolui simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da existência ele adianta-se em ciência, durante outro em moralidade. As diversas faculdades do homem não resultam da encarnação de vários espíritos, pois se assim fosse, ele careceria de individualidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário