*ESTUDO EVANGÉLICO*
*PALAVRAS DE VIDA ETERNA – ESTUDO 84*
Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel
*DIVINOS DONS*
*“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de moderação.” - Paulo. (II Timóteo 1:7) 1*
“Realmente, não foi o Pai Excelso quem nos instilou o espírito do medo. Ao revés disso, conferiu-nos largamente a fortaleza, o amor e a moderação.” 1
*Medo* – a grande pedra de tropeço em nossas vidas. Temos medo de tudo; até medo de sermos felizes. Quando tudo está bem, logo pensamos: há algo estranho no ar, alguma coisa ruim vai acontecer!
Sabiamente Paulo disse que Deus nos conferiu a fortaleza, o amor e a moderação.
*Fortaleza* – Somos Espíritos imortais, indestrutíveis, portanto fortes. Todas as dores e sofrimentos, por mais doloridos que sejam, por mais prolongados que pareçam ser, são passageiros, duram pouco se comparados à eternidade que temos pela frente! Fortaleza uma das quatro virtudes essenciais para bem viver: prudência, justiça, fortaleza, temperança.
*Temos o Amor* – primeiramente de Deus e de Jesus. Deus que nos deu a vida, que nos deu Jesus como Modelo e Guia, nosso Irmão Maior. O amor das mães: o que no mundo pode ser comparado ao amor de uma mãe? O amor que sente e suporta as dores de um filho encarcerado, de um filho transviado, de um filho infeliz! A mãe que sente-se feliz nos sacrifícios que faz pelos seus e pelas pequeninas alegrias que a existência lhe concede.
*Moderação* – atitude de evitar excessos. É o caminho seguro, nem lá nem cá, mas no meio, por onde trilha o bom senso. Moderação a análise, sem paixões, orientadora segura para o bom exercício do livre-arbítrio. Prudência., temperança, justiça.
*Por que temer?* Por que viver inseguro? Por que lamentar? Dores, tristezas, situações difíceis, dificuldades de toda ordem fazem parte da escola Terra e da vida de um Espírito aprendiz.
Felizmente a Terra nos oferece oportunidades mil, belezas naturais extraordinárias, o sorriso de uma criança, o perfume de uma flor e muito..., muito mais, que amenizam dificuldades e nos impulsionam para um futuro venturoso, que pode e deve ser iniciado e vivenciado a partir de agora.
Vençamos nossos medos! Não permitamos que as idéias inquietantes e destruidoras nos derrote!
Utilizemos os talentos que Deus nos deu: Fortaleza, Amor e Moderação!
Sejamos otimistas, alegres, esperançosos! Lembremos sempre: somos filhos de Deus!
*Bibliografia:*
1 - XAVIER, Francisco C., pelo Espírito Emmanuel. Palavras de Vida Eterna.14. ed., Uberaba-MG: CEC, 1990, lição 84
*Adelino A. Chaves Jr.*
https://telegram.me/tudoespirita
https://chat.whatsapp.com/1wfzaOLtgvW5lslEQcRkIV
Nenhum comentário:
Postar um comentário