domingo, 25 de dezembro de 2016

28 - A GÊNESE CAPÍTULO VI URANOGRAFIA GERAL A PRIMEIRA CRIAÇÃO

28 - A GÊNESE

ALLAN KARDEC
OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO

CAPÍTULO VI

URANOGRAFIA GERAL

A PRIMEIRA CRIAÇÃO

Desde épocas remotas, quando o homem passou a coordenar seus raciocínios, deseja-se saber qual teria sido a primeira criação divina.

O Espírito Galileu – Espírito em processo de evolução - neste subcapítulo, expõe sua teoria, baseada em seus conceitos anteriores sobre a Uranografia Geral, “(...) Do momento em que Deus existiu, suas perfeições eternas falaram. Antes que os tempos nascessem, a eternidade incomensurável recebeu o verbo divino e fundou o espaço, eterno como ele.”1

“Que mortal saberia narrar as magnificências desconhecidas e soberbamente veladas sob a noite das idades que se desenvolveram em tais tempos antigos, nos quais não existia nenhuma das maravilhas do universo atual: época primitiva em que a voz do Senhor se tenha feito ouvir, e subitamente se encontraram no seio dos vácuos infinitos os materiais que no futuro deviam se agrupar simetricamente e por si mesmos, para formar o templo da Natureza (...)!”1

“A origem do universo é um tema que sempre interessou a humanidade. Em todos os povos, em todas as épocas, surgiram muitas tentativas de compreender de onde veio tudo o que conhecemos. No passado, a religião e a mitologia eram as únicas fontes do conhecimento. Elas propunham certa visão de como um ou vários deuses produziram este mundo.

Há mais de dois mil anos surgiu o pensamento filosófico. Ele propôs novas idéias, modificando ou mesmo abandonando a tradição religiosa. Por fim, com o desenvolvimento da Ciência, apareceu outro modo de estudar a evolução do universo. 2

“Atualmente a Ciência predomina. É dessa ciência que muitos esperam obter a resposta às suas indagações sobre a origem do universo. Muitas vezes, lemos notícias em jornais e revistas apresentando pesquisas recentes sobre a formação do universo. Na tentativa de chamar a atenção para uma nova descoberta, os jornalistas, às vezes, exageram sua importância e publicam manchetes do tipo: ‘Acaba de ser provado que o universo começou de uma explosão.” Mas foi provado, mesmo?2”.

As teorias antigas foram concebidas levando-se da consideração que a Terra seria o próprio Universo e aos poucos, com a evolução científica e tecnológica, elas foram substituídas por outras que certamente, um dia, também serão substituídas por novas teorias.

As modernas (teorias), como a do “Big Bang” - a Grande Explosão – não conseguem equacionar todos questionamentos sobre o Universo.

Conclui-se que o homem, em sua busca permanente para desvendar os “mistérios divinos”, não possui sabedoria suficiente para estabelecer a última palavra sobre o assunto e, conseqüentemente, entender como Deus concebeu o Universo e qual teria sido Sua primeira criação.

Bibliografia:

1 – KARDEC, Allan. A Gênese. 19. ed., São Paulo, SP: LAKE, 1999, cap. VI, itens 12-16, p. 95-97

2 – MARTINS, Roberto de Andrade. Físico, Professor da UNICAMP, em O Universo. Teoria sobre sua origem e Evolução.

Adelino Alves Chaves Jr.


https://telegram.me/tudoespirita

https://chat.whatsapp.com/5cmJuIwG6kMDmThFIW0KK0

Nenhum comentário:

Postar um comentário