segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ceuinferno_084_2a. partecap. VIII - Expiaçoes terrestres- Julienne Marie, a mendiga

*céu inferno_084_2a. parte cap. VIII - Expiações terrestres- Julienne Marie, a mendiga*

1. Como este Espírito aproveitou esta prova, já que ele não tinha a lembrança da causa que a motivara?

2. Vimos que, na encarnação passada, ele recebera uma excelente educação. Qual foi a utilidade de todos esses conhecimentos se nesta última existência era apenas um empregado?

3. Existem exemplos de empregados muito devotados aos seus empregadores, até mesmo abnegados a eles. Isso se deve a relações anteriores?

4. Neste exemplo, qual foi o benefício do esquecimento das vidas passadas?


*Conclusão:*



1. Na sua posição humilde, ainda restava um quê de orgulho, que conseguiu dominar. Isto fez com que a sua prova fosse aproveitável: sem isso, teria ainda muito por onde recomeçar. Seu Espírito lembrava, quando em liberdade, do desejo de resistir às tendências que, sentia, eram más. Teve mais méritos em lutar assim, sem saber do seu passado. A lembrança de sua antiga posição teria exaltado seu orgulho e o perturbaria, ao passo que teve que somente combater os arrastamentos da nova posição.

2. Esses conhecimentos seriam inúteis, um contra-senso mesmo em sua nova posição, mas permaneceram latentes e, em Espírito, ele os encontrou. Mesmo parecendo, não foram inúteis, porque desenvolveram a sua inteligência: instintivamente ele tinha o gosto das coisas elevadas, o que lhe inspirava a repulsa pelos exemplos baixos que via: sem essa educação, seria apenas um simples criado.

3. Não temos por que duvidar disso: pelo menos é o caso mais comum. Esses empregados, algumas vezes, são membros da mesma família, ou então, Espíritos gratos, como este do exemplo, que pagam uma dívida de reconhecimento, e que o seu devotamento ajuda a avançar. Não sabemos todos os efeitos, de simpatia ou antipatia, que essas relações anteriores produzem no mundo. A morte não interrompe essas relações, elas se perpetuam com freqüência, de século em século.

4. Se o Sr. de G… se lembrasse do que fora e quem fora seu jovem empregado, ficaria muito sem graça com ele, e não o teria considerado nessas condições: entravaria a prova que foi proveitosa a ambos.

a. parte cap. VIII - Expiaçoes terrestres- Julienne Marie, a mendiga



O despotismo, o fanatismo, a ignorância e os prejuízos da Idade Média e dos séculos que se seguiram, legaram às gerações futuras uma dívida enorme, que ainda não está saldada.
Muitas desgraças nos parecem imerecidas, somente porque apenas vemos o presente.

*QUESTÃO* 

1.Com base no depoimento deste espírito, como vc explicaria a alguém não-espírita o significado do parágrafo grifado acima?


 Quando falamos do homem da Idade Média estamos falando de nós mesmos num passado não muito distante. Éramos nós que lá estávamos aprendendo e errando, muito mais errando, colocando muitos débitos em nossa "conta". Hoje que a luz divina já brilha um pouco mais para nós e que já crescemos moralmente alguns degraus na escala evolutiva, nos surpreendemos quando nos damos conta de que ainda temos débitos para saldar e nos consideramos injustiçados, quando, na verdade, deveríamos estar agradecidos por termos ainda oportunidade de reparar nossas faltas.

Esse Pai amoroso e misericordioso nos dará tantas lições quantas forem necessárias, porém, não nos livrará da pena que creditamos para nós mesmos, conforme a Lei da Justiça e de Ação e Reação.

1. Qual o benefício do esquecimento das nossas vidas anteriores?

2. Vimos que o caráter do senhor Letil nesta última existência prova o quanto ele melhorou. A sua conduta respeitável foi resultado do quê?

*Conclusão:*

1. Ás vezes dizemos que, por não nos lembrarmos do que fizemos em vidas anteriores não poderemos evitar os males aos quais nos expomos com o esquecimento do passado. Mas, devemos é bendizer a Deus: se Ele nos deixasse a lembrança, não haveria para nós nenhum momento de repouso aqui na Terra. Sem cessar seríamos perseguidos pelo remorso e pela vergonha, não teríamos um instante sequer de paz. 

2. A sua conduta foi o resultado de seu arrependimento e das resoluções que tomou; mas isso não bastava; era-lhe necessário suportar como homem o que fizeram os outros suportarem; a resignação, nessa terrível circunstância, era para ele a maior prova, e, felizmente para ele, não faliu. O conhecimento do Espiritismo, sem dúvida, muito contribuiu para sustentar a sua coragem, pela fé sincera que lhe dera no futuro; sabia que as dores da vida são provas e expiações, e a elas se submeteu sem murmurar, dizendo: Deus é justo; sem dúvida, eu o mereci. 

*ceu inferno_087_2a. parte cap. VIII - Expiaçoes terrestres- Um sábio ambicioso*

1) O que o guia espiritual diz sobre a paciência e a resignação diante uma prova tão difícil quanto a da senhora B...?

*Conclusão:*

*Resposta extraída do texto:*

“Tudo tem a sua razão de ser na existência humana; não há um sofrimento que causaste que não encontre um eco nos sofrimentos que suportais; não há um de vossos excessos que não encontre um contra-peso nas vossas privações; não há uma lágrima que caia de vossos olhos sem ter uma falta para lavar, um crime, algumas vezes. Suportai, pois, com paciência e resignação as vossas dores físicas e morais, por cruéis que vos pareçam, e pensai no lavrador cuja fadiga cansa os seus membros, mas que continua a sua obra sem deter-se, porque tem sempre diante dele as espigas douradas que serão os frutos de sua perseverança. Tal é a sorte do infeliz que sofre sobre a vossa Terra. A aspiração de felicidade, que deve ser o fruto de sua paciência, torna-o forte contra as dores passageiras da Humanidade.


“Assim ocorre com a tua mãe; cada dor que ela aceita como uma expiação é uma mancha apagada de seu passado, e quanto mais cedo todas as manchas estiverem apagadas, mais cedo ela será feliz. Só a falta de resignação torna o sofrimento estéril, porque então as provas estão a recomeçar. O que é, pois, mais útil para ela, é ter coragem e submissão; é o que é necessário pedir a Deus e aos bons Espíritos conceder-lhe.”


https://chat.whatsapp.com/64KwToQw1rBAcPfNfunDtc

https://chat.whatsapp.com/64KwToQw1rBAcPfNfunDtc

Nenhum comentário:

Postar um comentário