Céu inferno_065_ 2a parte cap. V - Suicidas - Fèlicien
TEXTO PARA ESTUDO
Era um homem rico,
instruído, poeta de espírito, possuidor de caráter são, obsequioso e ameno, de
perfeita honradez.
Falsas especulações
comprometeram-lhe a fortuna, e, não lhe sendo possível repará-la em razão da
idade avançada, cedeu ao desânimo, enforcando-se em dezembro de 1864, no seu
quarto de dormir.
Não era materialista nem
ateu, mas um homem de gênio um tanto superficial, ligando pouca importância ao
problema da vida de além-túmulo. Conhecendo-o intimamente, evocamo-lo, quatro
meses após o suicídio, inspirados pela simpatia que lhe dedicávamos.
Evocação. - Choro a Terra
na qual tive decepções, porém menores do que as experimentadas aqui. Eu, que
sonhava maravilhas, estou abaixo da realidade do meu ideal. O mundo dos
Espíritos é bastante promíscuo, e para torná-lo suportável fora mister uma boa
triagem. Custa-me a crer. Que esboço de costumes espíritas se poderia fazer
aqui! O próprio Balzac, estando no seu elemento, não faria tal esboço senão de
modo rústico. Não o lobriguei, porém... Onde estarão esses grandes Espíritos
que tão energicamente profligaram os vícios da Humanidade! Deviam eles, como
eu, habitar por aqui antes de se alçarem a regiões mais elevadas. Apraz-me
observar este curioso pandemônio, e assim fico por aqui.
Nota - Apesar de o
Espírito nos declarar que se acha numa sociedade assaz promíscua e, por
conseguinte, de Espíritos inferiores, surpreendeu-nos a sua linguagem, dado o
gênero de morte, ao qual, aliás, não faz qualquer referência. A não ser isso,
tudo mais refletiu seu caráter. Tal circunstância deixava-nos em dúvida sobre a
identidade.
- P. Tende a bondade de
nos dizer como morrestes... - R. Como morri? Pela morte por mim escolhida, a
que mais me agradou, sendo para notar que meditei muito tempo nessa escolha com
o intuito de me desembaraçar da vida. Apesar disso, confesso que não ganhei
grande coisa: - libertei-me dos cuidados materiais, porém, para encontrá-los
mais graves e penosos na condição de Espírito, da qual nem sequer prevejo o
termo.
- P. (ao guia do médium).
O Espírito em comunicação será efetivamente o de Félicien? Esta linguagem,
quase despreocupada, torna-se suspeita em se tratando de um suicida...
- R. Sim. Entretanto, por
um sentimento justificável na sua posição, ele não queria revelar ao médium o
seu gênero de morte. Foi por isso que dissimulou a frase, acabando no entanto
por confessá-lo diante da pergunta direta que lhe fizestes, e não sem
angústias. O suicídio fá-lo sofrer muito, e por isso desvia, o mais possível,
tudo o que lhe recorde o seu fim funesto.
- P. (ao Espírito). A
vossa desencarnação tanto mais nos comoveu, quanto lhe prevíamos as tristes consequências,
além da estima e intimidade das nossas relações. Pessoalmente, não me esqueci
do quanto éreis obsequioso e bom para comigo. Seria feliz se pudesse
testemunhar-vos a minha gratidão, fazendo algo de útil para vós.
- R. Entretanto, eu não
podia furtar-me de outro modo aos embaraços da minha posição material. Agora,
só tenho necessidade de preces; orai, principalmente, para que me veja livre
desses hórridos companheiros que aqui estão junto de mim, obsidiando-se com
gritos, sorrisos e infernais motejos. Eles chamam-me covarde, e com razão,
porque é covardia renunciar à vida. É a quarta vez que sucumbo a essa provação,
não obstante a formal promessa de não falir... Fatalidade! ... Ah! Orai... Que
suplício o meu! Quanto sou desgraçado! Orando, fazeis por mim mais que por vós
pude fazer quando na Terra; mas a prova, ante a qual fracassei tantas vezes, aí
está retraçada, indelével, diante de mim! E preciso tentá-la novamente, em dado
tempo... Terei forças? Ah! recomeçar a vida tantas vezes; lutar por tanto tempo
para sucumbir aos acontecimentos, é desesperador, mesmo aqui! Eis por que tenho
carência de força. Dizem que podemos obtê-la pela prece... Orai por mim, que eu
quero orar também.
Nota - Este caso particular de
suicídio, posto que realizado em circunstâncias vulgares, apresenta uma feição
especial. Ele mostra-nos um Espírito que sucumbiu muitas vezes à provação, que
se renova a cada existência e que renovará até que ele tenha forças para
resistir.
Assim se confirma o fato
de não haver proveito no sofrimento, sempre que deixamos de atingir o fim da
encarnação, sendo preciso recomeçá-la até que saiamos vitoriosos da campanha.
Ao Espírito do Sr.
Félicien. - Ouvi, eu vo-lo peço, ouvi e meditai sobre as minhas palavras. O que
denominais fatalidade é apenas a vossa fraqueza, pois se a fatalidade existisse
o homem deixaria de ser responsável pelos seus atos. O homem é sempre livre, e
nessa liberdade está o seu maior e mais belo privilégio. Deus não quis fazer
dele um autômato obediente e cego, e, se essa liberdade o torna falível, também
o torna perfectível, sem o que somente pela perfeição poderá atingir a suprema
felicidade. O orgulho somente pode levar o homem a atribuir ao destino as suas
infelicidades terrenas, quando a verdade é que tais infelicidades promanam da
sua própria incúria. Tendes disso um exemplo bem patente na vossa última
encarnação, pois tínheis tudo que se fazia preciso à felicidade humana, na
Terra: espírito, talento, fortuna, merecida consideração; nada de vícios
ruinosos, mas, ao contrário, apreciáveis qualidades... Como, no entanto, ficou
tão comprometida a vossa posição? Unicamente pela vossa imprevidência. Haveis
de convir que, agindo com mais prudência, contentando-vos com o muito que já
vos coubera, antes que procurando aumentá-lo sem necessidade, a ruína não
sobreviria. Não havia nisso nenhuma fatalidade, uma vez que podíeis ter evitado
tal acontecimento. A vossa provação consistia num encadeamento de
circunstâncias que vos deveriam dar, não a necessidade, mas a tentação do
suicídio; desgraçadamente, apesar do vosso talento e instrução, não soubestes
dominar essas circunstâncias e sofreis agora as consequências da vossa
fraqueza.
Essa prova, tal como
pressentis com razão, deve renovar-se ainda; na vossa próxima encarnação tereis
de enfrentar acontecimentos que vos sugerirão a idéia do suicídio, e sempre
assim acontecerá até que de todo tenhais triunfado.
Longe de acusar a sorte,
que é a vossa própria obra, admirai a bondade de Deus, que, em vez de condenar
irremissivelmente pela primeira falta, oferece sempre os meios de repará-la.
Assim, sofrereis, não
eternamente, mas por tanto tempo quanto reincidirdes no erro. De vós depende,
no estado espiritual, tomar a resolução bastante enérgica de manifestar a Deus
um sincero arrependimento, solicitando instantemente o apoio dos bons
Espíritos. Voltareis então à Terra, blindado na resistência a todas as tentações
Uma vez alcançada essa vitória, caminhareis na via da felicidade com mais
rapidez, visto que sob outros aspectos o vosso progresso é já considerável.
Como vedes, há ainda um passo a franquear, para o qual vos auxiliaremos com as
nossas preces. Estas só serão improfícuas se nos não secundardes com os vossos
esforços.
- R. Oh! obrigado! Oh!
obrigado por tão boas exortações. Delas tenho tanto maior necessidade, quanto
sou mais desgraçado do que demonstrava. Vou aproveitá-las, garanto, no preparo
da próxima encarnação, durante a qual farei todo o possível por não sucumbir.
Já me custa suportar o meio ignóbil do meu exílio. Félicien.
QUESTÕES PARA ESTUDO
1) O que o Sr. Félicien
disse sobre seus sentimentos sobre a Terra e sobre o Mundo dos Espíritos?
2) Por que os médiuns
ficaram em dúvida quanto à identidade do Sr. Félicien?
3) Por que Félicien
dissimulou a frase quando perguntado de sua morte?
4) Qual a necessidade que
Félicien tem no momento e por que?
5) Por que este caso de
suicídio apresenta-se sob uma feição especial?
6) O que é fatalidade?
CONCLUSÃO
1) Disse que na Terra teve
decepções, mas menores que as do Mundo dos Espíritos. Sonhava maravilhas, e
está abaixo da realidade ideal que lhe tinha. Para ele, o Mundo dos Espíritos é
bem misturado, e, para torná-lo suportável, seria necessária uma boa triagem.
2) Se bem que o Espírito
declare encontrar-se numa sociedade muito misturada, e por consequência de
Espíritos inferiores, sua linguagem dava lugar para surpreender, em razão de
seu gênero de morte, ao qual não fez nenhuma alusão, porque de outro modo seria
bem o reflexo de seu caráter. Isso deixou os médiuns com algumas dúvidas sobre
a sua identidade.
3) Por um sentimento
desculpável em sua posição, e que não compreendemos, ele não queria revelar o
seu gênero de morte ao médium; foi por isso que disse “palavras ocas”; acabou
por confessar, levado por pergunta direta, mas está muito aflito com isso. Ele
sofre muito por ter se suicidado, e afasta, tanto quanto possa, tudo aquilo que
lhe lembra esse fim funesto.
4) Tem necessidade de
preces; sobretudo, que orem para que ele fique livre dos horríveis
acompanhantes que estão junto dele e que o obsidiam com seus risos, gritos e
zombarias infernais.
5) Esse caso particular de
suicídio, embora ocorrido em circunstâncias muito vulgares, apresenta-se,
contudo, sob uma fase especial. Ele nos mostra um Espírito que sucumbiu várias
vezes nessa prova, que se renova a cada existência, e se renovará enquanto não
tiver força para resistir a ela. É a confirmação deste princípio que, quando o
objetivo do adiantamento para o qual encarnamos não é atingido, sofremos sem
proveito, porque deveremos recomeçar até que saiamos vitoriosos da luta.
6) Segundo Félicien, o que
chamamos de fatalidade não é outra coisa que a nossa própria fraqueza, porque
não há fatalidade; de outro modo o homem não seria responsável pelos seus atos.
O homem é sempre livre, e aí está o seu mais belo privilégio; Deus não quis
dele fazer uma máquina agindo e obedecendo cegamente. Se essa liberdade torna-o
falível, torna-o também perfectível, e não é senão pela perfeição que ele chega
à felicidade suprema.
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