Entrevista: Sylvio Dionysio de
Souza
“Toda a
elaboração da codificação espírita
obedeceu
aos critérios científicos”
ROBERTO CAMARGO
De Londrina
A convite da USEL – União das
Sociedades Espíritas de Londrina, estiveram em Londrina no mês de novembro 2006
os confrades e professores de Física na Universidade Federal de São Carlos (SP)
Maristela Olzon Monteiro D. de Souza e Sylvio Dionysio de Souza, que
ministraram no Centro Espírita Nosso Lar seminário sobre a Estrutura
Didática do Livro dos Espíritos.
A reportagem d´O Imortal se fez
presente ao evento, ocasião em que Sylvio Dionysio de Souza (foto)
concedeu a entrevista que se segue:
O Imortal - Qual foi a influência de
Pestalozzi na formação de Allan Kardec?
Sylvio Dionysio de Souza -
Pestalozzi era um famoso educador, precursor
da moderna educação (escola ativa).
Entre outros pontos, Kardec conviveu
em Yverdon com a liberdade de pensamento; a liberdade religiosa; o gosto pela
observação experimental dos fenômenos naturais; com o desenvolvimento da
linguagem e a educação pelo amor.
Vê-se por essa amostragem, que a
convivência com Pestalozzi reavivou em Kardec sua bagagem espiritual acumulada,
adquirindo outras que porventura fossem necessárias ao seu trabalho como Codificador.
O Imortal – A contribuição de Kardec
para a elaboração do Livro dos Espíritos ficou restrita à organização metódica,
como ele próprio afirma nos Prolegômenos?
Sylvio - A contribuição e presença de
Kardec é muito maior do que sua humildade permitiu-lhe dizer. De comum, Kardec
refazia as informações vindas dos Espíritos e depois as submetia à apreciação dos
mesmos. Outras vezes, fazia uma pergunta e após receber a resposta, dividi-a em
partes organizando perguntas para uma dessas partes, tudo para aumentar a clareza
do assunto tratado. Outras vezes ainda, formulava perguntas para aproveitar mensagens
ditadas ou trechos delas.
O Imortal - Estudiosos afirmam que
o Espiritismo é uma ciência, na acepção ampla do termo.
Tal afirmação sustenta-se naquilo que,
reconhecidamente, compõe uma ciência?
Sylvio – Em primeiro lugar esclarecemos que
a definição de Ciência não é a opinião de uma pessoa em particular, mas a
definição dada pela Filosofia das Ciências, que é uma disciplina da Filosofia.
Realmente, segundo essa definição, que
chamamos de moderna, a Ciência tem duas acepções: Ciência no sentido
restrito (Ciências Acadêmicas - Química, Física e Biologia) e Ciência no sentido
amplo, que é toda investigação de certos fenômenos ou fatos, à luz da
razão. Tanto em um como em outro sentido, a classificação como “ciência” tem
que obedecer aos mesmos critérios. É possível verificar que o Espiritismo,
cumpre esses critérios e se encaixa na segunda acepção, sendo pois uma Ciência,
no sentido amplo. Vale a pena ressaltar que o objeto de estudo das Ciências
Acadêmicas é a matéria, mas o objeto de estudo do Espiritismo é o espírito.
O Imortal - Podemos ver um exemplo
de aplicação do método científico na elaboração do Livro dos Espíritos?
Sylvio – Na realidade toda a elaboração da
codificação espírita obedeceu aos critérios científicos, porém na investigação dos
fenômenos mediúnicos, o método científico é mais evidente, pois Kardec baseou todas
as suas análises e conclusões na observação e experimentação.
O método experimental é a essência do
método científico.
O Imortal - Como pode ser entendida
a divisão do Livro dos Espíritos em 4 partes, e que relação se pode estabelecer
entre essa divisão e o conjunto das obras básicas do Espiritismo?
Sylvio – Kardec afirma em “A Gênese” (cap.
I, item 14), que a elaboração do Espiritismo segue exatamente o método
experimental, utilizado pela Ciência. “Fatos de ordem nova se apresentam, que
não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele as observa, compara,
analisa e, partindo dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois
deduz as conseqüências e busca as aplicações úteis.”
Comparemos o texto de Kardec, no
qual explica qual o procedimento que ele utilizou na elaboração do Livro dos
Espíritos:
1 - Fatos de ordem nova se apresentam, ...– OBJETO – escolha do objeto a ser estudado; 2 - observa, compara,
analisa ...– MÉTODO - análise
detalhada do universo ou domínio a ser estudado (parte experimental do
Espiritismo); 3 - chega à lei que os rege; ...– TEORIA – conceitos fundamentais e suas
relações são explicados; 4 - deduz-lhe as conseqüências ...
aplicações úteis. – CONCLUSÕES –
aplicações das leis ao objeto de domínio, previsões e explicações.
Vê-se claramente que ele segue os
critérios básicos que definem modernamente uma Ciência. Observando agora “O
Livro dos Espíritos”, vemos que ele se compõe de quatro partes, as quais são
desenvolvidas nos quatro livros restantes da Codificação do Espiritismo. Assim
temos:
1a parte do Livro dos Espíritos –
Das causas primárias
(Objeto de estudo) à A Gênese.
2a parte do L. E. – Mundo espírita
ou Mundo dos Espíritos
(Método de pesquisa) à O Livro dos
Médiuns.
3a parte do L. E. – As Leis Morais
(Teoria, conceitos fundamentais) à
O Evangelho segundo o Espiritismo.
4a parte do L. E. – Esperanças e
Consolações
(Conclusões, aplicações) à O Céu e
o Inferno.
O
IMORTAL
JORNAL DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA
Diretor Responsável: Hugo
Gonçalves Ano 53 Nº 623 Janeiro de 2006
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