terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estrutura Didática do Livro dos Espíritos.


Entrevista: Sylvio Dionysio de Souza


“Toda a elaboração da codificação espírita
obedeceu aos critérios científicos”


ROBERTO CAMARGO
De Londrina

A convite da USEL – União das Sociedades Espíritas de Londrina, estiveram em Londrina no mês de novembro 2006 os confrades e professores de Física na Universidade Federal de São Carlos (SP) Maristela Olzon Monteiro D. de Souza e Sylvio Dionysio de Souza, que ministraram no Centro Espírita Nosso Lar seminário sobre a Estrutura Didática do Livro dos Espíritos.
A reportagem d´O Imortal se fez presente ao evento, ocasião em que Sylvio Dionysio de Souza (foto) concedeu a entrevista que se segue:
O Imortal - Qual foi a influência de Pestalozzi na formação de Allan Kardec?
Sylvio Dionysio de Souza -
Pestalozzi era um famoso educador, precursor da moderna educação (escola ativa).
Entre outros pontos, Kardec conviveu em Yverdon com a liberdade de pensamento; a liberdade religiosa; o gosto pela observação experimental dos fenômenos naturais; com o desenvolvimento da linguagem e a educação pelo amor.
Vê-se por essa amostragem, que a convivência com Pestalozzi reavivou em Kardec sua bagagem espiritual acumulada, adquirindo outras que porventura fossem necessárias ao seu trabalho como Codificador.
O Imortal – A contribuição de Kardec para a elaboração do Livro dos Espíritos ficou restrita à organização metódica, como ele próprio afirma nos Prolegômenos?
Sylvio - A contribuição e presença de Kardec é muito maior do que sua humildade permitiu-lhe dizer. De comum, Kardec refazia as informações vindas dos Espíritos e depois as submetia à apreciação dos mesmos. Outras vezes, fazia uma pergunta e após receber a resposta, dividi-a em partes organizando perguntas para uma dessas partes, tudo para aumentar a clareza do assunto tratado. Outras vezes ainda, formulava perguntas para aproveitar mensagens ditadas ou trechos delas.
O Imortal - Estudiosos afirmam que o Espiritismo é uma ciência, na acepção ampla do termo.
Tal afirmação sustenta-se naquilo que, reconhecidamente, compõe uma ciência?
Sylvio – Em primeiro lugar esclarecemos que a definição de Ciência não é a opinião de uma pessoa em particular, mas a definição dada pela Filosofia das Ciências, que é uma disciplina da Filosofia.
Realmente, segundo essa definição, que chamamos de moderna, a Ciência tem duas acepções: Ciência no sentido restrito (Ciências Acadêmicas - Química, Física e Biologia) e Ciência no sentido amplo, que é toda investigação de certos fenômenos ou fatos, à luz da razão. Tanto em um como em outro sentido, a classificação como “ciência” tem que obedecer aos mesmos critérios. É possível verificar que o Espiritismo, cumpre esses critérios e se encaixa na segunda acepção, sendo pois uma Ciência, no sentido amplo. Vale a pena ressaltar que o objeto de estudo das Ciências Acadêmicas é a matéria, mas o objeto de estudo do Espiritismo é o espírito.
O Imortal - Podemos ver um exemplo de aplicação do método científico na elaboração do Livro dos Espíritos?
Sylvio – Na realidade toda a elaboração da codificação espírita obedeceu aos critérios científicos, porém na investigação dos fenômenos mediúnicos, o método científico é mais evidente, pois Kardec baseou todas as suas análises e conclusões na observação e experimentação.
O método experimental é a essência do método científico.
O Imortal - Como pode ser entendida a divisão do Livro dos Espíritos em 4 partes, e que relação se pode estabelecer entre essa divisão e o conjunto das obras básicas do Espiritismo?
Sylvio – Kardec afirma em “A Gênese” (cap. I, item 14), que a elaboração do Espiritismo segue exatamente o método experimental, utilizado pela Ciência. “Fatos de ordem nova se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele as observa, compara, analisa e, partindo dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois deduz as conseqüências e busca as aplicações úteis.”

Comparemos o texto de Kardec, no qual explica qual o procedimento que ele utilizou na elaboração do Livro dos Espíritos:
1 - Fatos de ordem nova se apresentam, ...– OBJETO – escolha do objeto a ser estudado; 2 - observa, compara, analisa ...– MÉTODO - análise detalhada do universo ou domínio a ser estudado (parte experimental do Espiritismo); 3 - chega à lei que os rege; ...– TEORIA – conceitos fundamentais e suas relações são explicados; 4 - deduz-lhe as conseqüências ... aplicações úteis. – CONCLUSÕES – aplicações das leis ao objeto de domínio, previsões e explicações.
Vê-se claramente que ele segue os critérios básicos que definem modernamente uma Ciência. Observando agora “O Livro dos Espíritos”, vemos que ele se compõe de quatro partes, as quais são desenvolvidas nos quatro livros restantes da Codificação do Espiritismo. Assim temos:
1a parte do Livro dos Espíritos – Das causas primárias
(Objeto de estudo) à  A Gênese.
2a parte do L. E. – Mundo espírita ou Mundo dos Espíritos
(Método de pesquisa) à O Livro dos Médiuns.
3a parte do L. E. – As Leis Morais
(Teoria, conceitos fundamentais) à O Evangelho segundo o Espiritismo.
4a parte do L. E. – Esperanças e Consolações
(Conclusões, aplicações) à O Céu e o Inferno.


O IMORTAL
JORNAL DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA
Diretor Responsável: Hugo Gonçalves Ano 53 Nº 623 Janeiro de 2006
RUA PARÁ, 292, CAIXA POSTAL 63
CEP 86.180-970
TELEFONE: (043) 3254-3261 - CAMBÉ - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário