terça-feira, 25 de outubro de 2016

*Estudo De O Livro Dos Médiuns – Questionário 11*     


*SEGUNDA PARTE – DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS*


*CAPITULO VI – MANIFESTAÇÕES VISUAIS*


*PERGUNTAS SOBRE AS APARIÇÕES – ENSAIO TEÓRICO – ESPÍRITOS GLÓBULOS*


*TEORIA DA ALUCINAÇÃO*

*Escreva ”CERTO” OU “ERRADO”*


Durante o sono, enquanto o corpo repousa o Espírito se desprende dos laços materiais e fica mais livre e pode mais facilmente ver outros Espíritos e entrar em comunicação com eles.


Os Espíritos que se manifestam pela visão podem ser de todas as categorias, desde os mais inferiores até os mais elevados.


Todos os Espíritos podem se manifestar visivelmente, mas nem sempre têm a permissão e nem o desejo de fazê-lo.


Os Espíritos que se manifestam visivelmente somente tem como objetivo uma intenção boa.


O inconveniente de ser permanente e geral a possibilidade de ver os Espíritos, é que esse fato perturbaria o homem, constrangendo-o nas suas atividades, e lhe tiraria a iniciativa na maioria dos casos, enquanto que se julgando só, pode agir com mais liberdade.


Quanto mais o homem se aproxima da natureza espiritual, mais facilmente entra em relação com os Espíritos.


Um Espírito, seja qual for, é menos perigoso que um vivo. Um Espírito que desejar prejudicar alguém pode fazê-lo sem ser visto, e até com mais segurança. Ele não é perigoso por ser Espírito, mas pela influência que pode exercer no pensamento do homem, desviando-o do bem e impelindo-o ao mal.


Quem vê o Espírito, não pode conversar com ele


*Responda “FALSO” ou “VERDADEIRO”*


Os Espíritos que aparecem com asas, aparecem dessa forma porque querem impressionar a pessoa a que se mostram.
Os Espíritos nem sempre têm a possibilidade de manifestar-se visivelmente, mesmo em sonhos e apesar do desejo que tenhamos de vê-los.


As imagens que vemos em sonhos são sempre conseqüência das preocupações de vigília.


Certas visões são mais freqüentes nas doenças, embora possam ocorrer igualmente no estado de saúde, porque os laços materiais se afrouxam e a fraqueza deixa o corpo deixa mais livre o Espírito, que entra mais facilmente em comunicação com outros Espíritos.


O Espírito pode tornar-se visível assim que queira, sem necessidade do Perispírito.


Todos estão aptos a ver os Espíritos durante o sono, mas não quando estão acordados.


No estado de vigília, a manifestação da vidência dos Espíritos depende do organismo e da facilidade maior ou menor do fluido do vidente de se combinar com o do Espírito.


Pode-se provocar a aparição dos Espíritos algumas vezes, mas muito raramente. Ela é quase sempre espontânea.


Essa faculdade não pode nunca desenvolver-se através do exercício.


Os Espíritos que se apresentam sob a forma de animais são sempre inferiores, mas em todos os casos essas aparências são sempre passageiras, pois um animal não é a encarnação de um Espírito.


*Escreva ”CERTO” OU “ERRADO”*


As visões são as manifestações mais comuns de aparições que ocorrem durante o sono, pelos sonhos.


As visões durante o sono podem ser freqüentemente quadros alegóricos que os Espíritos nos apresentam como úteis advertências, ou para nos enganarem e entreterem as nossas paixões se são Espíritos imperfeitos
As aparições propriamente ditas ocorrem no estado de vigílias, no pleno gozo e completa liberdade das faculdades da pessoa.


As aparições apresentam-se sempre de forma nítida e clara.


O Espírito pode se apresentar com a aparência que melhor o possa identificar, se for esse o seu desejo. Pode mesmo se apresentar ferido, corcunda, com cicatrizes, mesmo que como Espírito ele não tenha nenhum defeito corporal.


Exceto em circunstâncias especiais, as partes menos precisas da aparição são os membros inferiores, enquanto a cabeça, o tronco, os braços e as mãos aparecem nitidamente.


Os Espíritos comuns, das pessoas que conhecemos, vestem-se geralmente como o faziam nos últimos dias de sua existência.


*Escreva “FALSO” ou “VERDADEIRO”*


O Espírito pode algumas vezes se revestir de uma forma mais nítida, com todas as aparências de um corpo sólido. Em alguns casos, e dentro de certas circunstâncias, pode até tornar-se tangível.


O Perispírito é invisível no estado normal, mas pode passar por modificações que o tornem visível, seja por uma espécie de condensação ou por uma mudança em suas disposições moleculares, e é então que aparece de maneira vaporosa.


Os diversos estados do Perispírito resultam de causas físicas exteriores.


Não é suficiente que o Espírito queira aparecer, nem apenas que uma pessoa o queira ver: é necessário que os fluidos de ambos possam combinar-se, para o que tem de haver entre eles uma espécie de afinidade.


Pela propriedade da penetrabilidade do Perispírito, nenhuma espécie de matéria lhe serve de obstáculo. Ele atravessa todas.


*Assinale as respostas corretas*


Nem sempre o ar está inteiramente límpido. É então que as correntes de moléculas aeriformes e sua movimentação, produzida pelo calor, se tornam perfeitamente visíveis. Algumas pessoas tomaram isso por conjuntos de Espíritos agitando-se no espaço.


O humor aquoso do olho que tem alguns pontos mal perceptíveis que perderam algo de sua transparência. Esses pontos são como corpos opacos em suspensão no líquido que os movimenta e projetam no ar ambiente e à distância, aumentados pela refração, pequenos discos aparentes que parecem nadar na atmosfera. Há pessoas que tomam esses discos por Espíritos a segui-los por toda a parte.


Se a imagem não tem movimento próprio, espontâneo e inteligente, só se pode ver nisso um fenômeno ótico e fisiológico.


O Perispírito é o princípio de todas as manifestações. Nele encontramos a explicação da possibilidade de ação do Espírito sobre a matéria, da movimentação dos corpos inertes, dos ruídos e das aparições.


As visões nunca são provenientes do efeito de imaginação.


Um Espírito brincalhão pode aparecer com chifres e garras só para zombar da credulidade da pessoa.
















*RESPOSTAS*


*Estudo De O Livro Dos Médiuns – Questionário 11*     


*SEGUNDA PARTE – DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS*


*CAPITULO VI – MANIFESTAÇÕES VISUAIS*


*PERGUNTAS SOBRE AS APARIÇÕES – ENSAIO TEÓRICO – ESPÍRITOS GLÓBULOS*


*TEORIA DA ALUCINAÇÃO*

*Escreva ”CERTO” OU “ERRADO”*

C                             Durante o sono, enquanto o corpo repousa o Espírito se desprende dos laços materiais e fica mais livre e pode mais facilmente ver outros Espíritos e entrar em comunicação com eles.


C                             Os Espíritos que se manifestam pela visão podem ser de todas as categorias, desde os mais inferiores até os mais elevados.


C                             Todos os Espíritos podem se manifestar visivelmente, mas nem sempre têm a permissão e nem o desejo de fazê-lo.


E                             Os Espíritos que se manifestam visivelmente somente tem como objetivo uma intenção boa. *Não, pois o fim pode ser bom ou mau segundo a natureza do Espírito. Quando má a intenção, é para assustar e muitas vezes vingar-se. Quando boa a intenção, é para consolar os que lamentam a sua partida; provar-lhes que continuam a existir e estão perto deles; dar conselhos e algumas vezes pedir assistência para si mesmos*


C                             O inconveniente de ser permanente e geral a possibilidade de ver os Espíritos, é que esse fato perturbaria o homem, constrangendo-o nas suas atividades, e lhe tiraria a iniciativa na maioria dos casos, enquanto que julgando-se só, pode agir com mais liberdade.


C                             Quanto mais o homem se aproxima da natureza espiritual, mais facilmente entra em relação com os Espíritos.


C                             Um Espírito, seja qual for, é menos perigoso que um vivo. Um Espírito que desejar prejudicar alguém pode fazê-lo sem ser visto, e até com mais segurança. Ele não é perigoso por ser Espírito, mas pela influência que pode exercer no pensamento do homem, desviando-o do bem e impelindo-o ao mal.


E                             Quem vê o Espírito, não pode conversar com ele *É justamente o que deve fazer, perguntando quem é o Espírito, o que deseja e o que pode fazer por ele.*

*Obs.:A visão de Espíritos pode dar-se em sonho ou vigília. Vê-los em sonho, resulta da atividade da alma fora do corpo. Para vê-los em vigília é imprescindível a faculdade mediúnica, que  pode se manifestar estando o médium no estado normal ou próximo do sonambulismo ou êxtase.*

*Responda “FALSO” ou “VERDADEIRO”*

V                            Os Espíritos que aparecem com asas, aparecem dessa forma porque querem impressionar a pessoa a que se mostram.


V                            Os Espíritos nem sempre têm a possibilidade de manifestar-se visivelmente, mesmo em sonhos e apesar do desejo que tenhamos de vê-los.


F                             As imagens que vemos em sonhos são sempre conseqüência das preocupações de vigília. *Não, pois se assim fosse, nada explicaria o fato, tão freqüente, de jamais sonharmos com as coisas em que mais pensamos.*


                                Certas visões são mais freqüentes nas doenças, embora possam ocorrer igualmente no estado de saúde, porque os laços materiais se afrouxam e a fraqueza deixa o corpo deixa mais livre o Espírito, que entra mais facilmente em comunicação com outros Espíritos.


F                             O Espírito pode tornar-se visível assim que queira, sem necessidade do Perispírito. *Na nossa situação material o Espírito só pode manifestar-se com a ajuda do Perispírito, pois é o intermediário pelo qual eles agem sobre os nossos sentidos.*

V                            Todos estão aptos a ver os Espíritos durante o sono, mas não quando estão acordados.


V                            No estado de vigília, a manifestação da vidência dos Espíritos depende do organismo e da facilidade maior ou menor do fluido do vidente de se combinar com o do Espírito. *Obs.: Um Espírito, para tornar-se visível, serve-se, como nos outros fenômenos mediúnicos, dos fluídos do médium, que combina com os seus para dar ao próprio Perispírito uma disposição favorável a torná-lo perceptível. Não basta o Espírito querer mostrar-se, é também necessário que a pessoa a quem se quer mostrar tenha a aptidão para vê-lo.*


V                            Pode-se provocar a aparição dos Espíritos algumas vezes, mas muito raramente. Ela é quase sempre espontânea.


F                             Essa faculdade não pode nunca desenvolver-se através do exercício. *Ela pode desenvolver-se pelo exercício, mas o ideal é que se espere o seu desenvolvimento natural, do que provocá-lo para não sobreexcitar a imaginação.*


V                            Os Espíritos que se apresentam sob a forma de animais são sempre inferiores, mas em todos os casos essas aparências são sempre passageiras, pois um animal não é a encarnação de um Espírito.

Escreva ”CERTO” OU “ERRADO”

C                             As visões são as manifestações mais comuns de aparições que ocorrem durante o sono, pelos sonhos.


C                             As visões durante o sono podem ser freqüentemente quadros alegóricos que os Espíritos nos apresentam como úteis advertências, ou para nos enganarem e entreterem as nossas paixões se são Espíritos imperfeitos


C                             As aparições propriamente ditas ocorrem no estado de vigílias, no pleno gozo e completa liberdade das faculdades da pessoa.


E                             As aparições apresentam-se sempre de forma nítida e clara. *Não, apresentam-se geralmente com uma forma vaporosa e diáfana, algumas vezes vaga e indecisa. Quase sempre, a princípio é um clarão esbranquiçado, cujos contornos vão se desenhando aos poucos.*


C                             O Espírito pode se apresentar com a aparência que melhor o possa identificar, se for esse o seu desejo. Pode mesmo se apresentar ferido, corcunda, com cicatrizes, mesmo que como Espírito ele não tenha nenhum defeito corporal.


C                             Exceto em circunstâncias especiais, as partes menos precisas da aparição são os membros inferiores, enquanto a cabeça, o tronco, os braços e as mãos aparecem nitidamente. *Obs.: Quase nunca os vemos andar, mas deslizar como sombras.*


C                             Os Espíritos comuns, das pessoas que conhecemos, vestem-se geralmente como o faziam nos últimos dias de sua existência.

Escreva “FALSO” ou “VERDADEIRO”

V                            O Espírito pode algumas vezes se revestir de uma forma mais nítida, com todas as aparências de um corpo sólido. Em alguns casos, e dentro de certas circunstâncias, pode até tornar-se tangível.


V                            O Perispírito é invisível no estado normal, mas pode passar por modificações que o tornem visível, seja por uma espécie de condensação ou por uma mudança em suas disposições moleculares, e é então que aparece de maneira vaporosa.


F                             Os diversos estados do Perispírito resultam de causas físicas exteriores. *Não. Resultam da vontade do Espírito que aparece quando deu ao seu Perispírito a condição necessária para se tornar visível, mas não basta a simples vontade para produzir esse efeito, porque a modificação do Perispírito se verifica mediante a sua combinação com o fluido específico do médium.*


V                            Não é suficiente que o Espírito queira aparecer, nem apenas que uma pessoa o queira ver: é necessário que os fluidos de ambos possam combinar-se, para o que tem de haver entre eles uma espécie de afinidade.


V                            Pela propriedade da penetrabilidade do Perispírito, nenhuma espécie de matéria lhe serve de obstáculo. Ele atravessa todas.


*OBS = Resumo do Ensaio Teórico sobre as aparições =*


- *As aparições apresentam-se, em geral, sob uma forma vaporosa e diáfana, às vezes, vaga e imprecisa.*


*- O Espírito, podendo tomar todas as aparências, se apresenta sob a que melhor o faça reconhecível, se tal é o seu desejo.*
- Os Espíritos Superiores têm uma figura bela, nobre e serena, enquanto os mais inferiores denotam alguma coisa de feroz e bestial, não  sendo raro ainda revelarem os vestígios dos crimes que praticaram, dos suplícios que padeceram.


- O Espiritismo, com auxílio dos médiuns videntes, nos revelou o mundo dos Espíritos, que por seu lado, também constitui uma das forças ativas da Natureza.



*Assinale as respostas corretas*

C                             Nem sempre o ar está inteiramente límpido. É então que as correntes de moléculas aeriformes e sua movimentação, produzida pelo calor, se tornam perfeitamente visíveis. Algumas pessoas tomaram isso por conjuntos de Espíritos agitando-se no espaço.


C                             O humor aquoso do olho que tem alguns pontos mal perceptíveis que perderam algo de sua transparência. Esses pontos são como corpos opacos em suspensão no líquido que os movimenta e projetam no ar ambiente e à distância, aumentados pela refração, pequenos discos aparentes que parecem nadar na atmosfera. Há pessoas que tomam esses discos por Espíritos a segui-los por toda a parte.


C                             Se a imagem não tem movimento próprio, espontâneo e inteligente, só se pode ver nisso um fenômeno ótico e fisiológico.


C                             O Perispírito é o princípio de todas as manifestações. Nele encontramos a explicação da possibilidade de ação do Espírito sobre a matéria, da movimentação dos corpos inertes, dos ruídos e das aparições.


E                             As visões nunca são provenientes do efeito de imaginação.


C                             Um Espírito brincalhão pode aparecer com chifres e garras só para zombar da credulidade da pessoa.



https://chat.whatsapp.com/HKQU0pYcQ84818HfHZbKxRVer grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário