sexta-feira, 28 de outubro de 2016

*Estudo De O Livro Dos Médiuns – Questionário 15*

*SEGUNDA PARTE – DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS*

*CAPITULO X – NATUREZA DAS COMUNICAÇÕES*

*COMUNICAÇÕES GROSSEIRAS – FRÍVOLAS – SÉRIAS OU INSTRUTIVAS*

*Escreva “FALSO” ou “VERDADEIRO”*

Há uma infinita variedade de Espíritos no tocante à inteligência e à moralidade, portanto há também diferença em suas comunicações

*Comunicações Grosseiras* são as que contêm expressões que ferem o decoro. Vem de Espíritos de baixa classe. São triviais, obscenas, insolentes, arrogantes, malévolas e até ímpias.

*Comunicações Frívolas* feitas por Espíritos levianos, zombeteiros ou maliciosos que não se preocupam com a verdade e sentem um malicioso prazer em mistificar os que têm a fraqueza e às vezes a presunção de acreditar nas suas palavras.

*As comunicações frívolas* são sempre malsãs e nunca agradam as pessoas.

*Comunicações Sérias* são as que tratam de assuntos graves e de maneira ponderada, tendo uma finalidade útil, mesmo que de interesse particular.

*Os Espíritos sérios* são todos esclarecidos e nunca se enganam

Os Espíritos verdadeiramente superiores nos recomendam sem cessar que submetamos todas as comunicações ao controle da razão e da lógica mais severa.

*Comunicações Instrutivas* são as comunicações sérias que têm por finalidade principal algum ensinamento dado pelos Espíritos sobre as Ciências, a Moral, a Filosofia, etc.

Responda “CERTO” ou “ERRADO”

A maior ou menor profundidade das comunicações instrutivas dependem do grau de elevação e de desmaterialização do Espírito.

Os Espíritos sérios se ligam aos que desejam instruir-se e perseveram, deixando aos Espíritos levianos o cuidado de divertir os que só vêem nas comunicações uma forma de distração passageira.

Para possamos apreciar o valor moral e intelectual dos Espíritos dessas comunicações, não é necessário que essas comunicações sejam freqüentes e regulares

Os meios de comunicação são muitos variados, pois os Espíritos agindo sobre os nossos órgãos e sobre todos os nossos sentidos, podem manifestar-se através da visão, nas aparições; do tato, pelas impressões tangíveis, ocultas ou visíveis; da audição, pelos ruídos; do olfato, pelos odores sem causa conhecida.

Os meios para podermos obter comunicações são as pancadas, a palavra e a escrita.

*(RESPOSTAS)*

*Estudo De O Livro Dos Médiuns – Questionário 15*

*SEGUNDA PARTE – DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS*

*CAPITULO X – NATUREZA DAS COMUNICAÇÕES*

COMUNICAÇÕES GROSSEIRAS – FRÍVOLAS – SÉRIAS OU INSTRUTIVAS

*Escreva “FALSO” ou “VERDADEIRO”*

V                            Há uma infinita variedade de Espíritos no tocante à inteligência e à moralidade, portanto há também diferença em suas comunicações

V                            *Comunicações Grosseiras* são as que contêm expressões que ferem o decoro. Vem de Espíritos de baixa classe. São triviais, obscenas, insolentes, arrogantes, malévolas e até ímpias.

V                            *Comunicações Frívolas* feitas por Espíritos levianos, zombeteiros ou maliciosos que não se preocupam com a verdade e sentem um malicioso prazer em mistificar os que têm a fraqueza e às vezes a presunção de acreditar nas suas palavras.

F                             *As comunicações frívolas* são sempre malsãs e nunca agradam as pessoas. *Como nada têm de malsãs, agradam certas pessoas que se divertem com elas e encontram satisfação nas conversas fúteis, em que muito se fala e nada se diz.*

V                            *Comunicações Sérias* são as que tratam de assuntos graves e de maneira ponderada, tendo uma finalidade útil, mesmo que de interesse particular.

F                             Os Espíritos sérios são todos esclarecidos e nunca se enganam. *Nem todos são esclarecidos e há muitas coisas que eles ignoram e sobre as quais podem se enganar de boa fé.*

V                            Os Espíritos verdadeiramente superiores nos recomendam sem cessar que submetamos todas as comunicações ao controle da razão e da lógica mais severa.

V                            *Comunicações Instrutivas* são as comunicações sérias que têm por finalidade principal algum ensinamento dado pelos Espíritos sobre as Ciências, a Moral, a Filosofia, etc.

*Responda “CERTO” ou “ERRADO”*

C                             A maior ou menor profundidade das comunicações instrutivas dependem do grau de elevação e de desmaterialização do Espírito.

C                             Os Espíritos sérios se ligam aos que desejam instruir-se e perseveram, deixando aos Espíritos levianos o cuidado de divertir os que só vêem nas comunicações uma forma de distração passageira.

E                             Para possamos apreciar o valor moral e intelectualdos Espíritos dessas comunicações, não é necessário que essas comunicações sejam freqüentes e regulares *Há necessidade da regularidade e frequência dessas comunicações para apreciarmos o valor moral e intelectual do Espírito comunicante, bem como o grau de confiança que ele merece.*

C                             Os meios de comunicação são muitos variados, pois os Espíritos agindo sobre os nossos órgãos e sobre todos os nossos sentidos, podem manifestar-se através da visão, nas aparições; do tato, pelas impressões tangíveis, ocultas ou visíveis; da audição, pelos ruídos; do olfato, pelos odores sem causa conhecida.

C                             Os meios para podermos obter comunicações são as pancadas, a palavra e a escrita.

*OBS = Para se comunicarem, os Espíritos utilizam vários meios, atuando sobe todos os nossos órgãos e sentidos. Eles se manifestam à VISÃO, por meio das aparições; ao TATO, por meio das impressões tangíveis; à AUDIÇÃO através de ruídos; ao OLFATO, por meio de odores sem causa conhecida.*

*Kardec alerta que o interesse maior deve residir nos meios de comunicação que ensejem permuta regular e continuada de pensamentos: a palavra e a escrita. → Transmissão direta de mente a mente.*

*A realidade das comunicações pelo olfato confirmou-se plenamente nas experiências espíritas e através de casos espontâneos e numerosos. Mas é evidente que não se trata de um meio de comunicação para troca de ideias*
que não se trata de um meio de comunicação para troca de idéias*

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