*ESTUDO EVANGÉLICO 72*
PALAVRAS DE VIDA ETERNA
Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel
*OUVIDOS*
“Quem tem ouvidos de ouvir, ouça" - Jesus (Mateus, 11.15)
No trabalho de elevação espiritual é de relevante importância a qualidade do ato de ouvir e, no entanto, é a habilidade mais descuidada da comunicação.
Normalmente só nos inteiramos de parte do que ouvimos, registrando de forma superficial, ouvindo apenas sons ou privilegiando o lado sombrio e inferior de pessoas e situações. Prendemo-nos a noticiários sensacionalistas, dedicamo-nos a boatos perturbadores, aos mexericos, a propostas inferiores, ao pessimismo, etc., aplicando de forma inadequada a faculdade que nos foi oferecida para o desenvolvimento do nosso potencial perfectível.
A indiferença em relação às finalidades elevadas da existência levou Emmanuel a recomendar prudência e vigilância para não transformarmos a mente em depósito de coisas inúteis. Devemos empregar as possibilidades da acústica sem nos deixarmos envolver por fantasias e ilusões, atendendo aos princípios morais e aplicando-as nas boas obras.
O nosso objetivo é “saber ouvir”, é desenvolver habilidade de obter noção clara do que está sendo dividido conosco, de entender o que está sendo veiculado a fim de podermos utilizar com sabedoria e proveito o que estamos ouvindo, diferenciando com segurança e separando com sensatez o que é bom e útil.
Escutar somente não basta, é superficial, passageiro e corriqueiro. É preciso ouvir.
Ouvir é habilidade que todos devemos desenvolver e aperfeiçoar em treinamento e prática, através do estudo, da reflexão, da prece criando em nós o entendimento indispensável à assimilação das propostas renovadoras de Jesus.
*Bibliografia:*
1. Xavier, Francisco Cândido. “Palavras de Vida Eterna: Ouvidos”. Ditado pelo Espírito Emmanuel. CEC. 17a ed. Uberaba, MG. 1992.
2. Espírito Santo Neto, Francisco. “Conviver e Melhorar: Saber Ouvir Para Decidir Bem”. Ditado pelos Espíritos Batuíra e Lourdes Catherine. Boa Nova. 2ª ed. Catanduva, SP. 1999.
Iracema Linhares Giorgini
Nenhum comentário:
Postar um comentário