Aula 5:
O tripé da doutrina espírita: Ciência, Filosofia, Religião.
Desenvolver: a ciência vem provar todo e qualquer ensinamento que possam ser passados, nada dentro do espiritismo deve ser acreditado a troco de nada tudo pode e deve ser questionado quanto a sua veracidade.(bom senso) Através desse conceito conseguimos formar a fé raciocinada.
A religião é porque é o espiritismo vem re-ligar o homem com Deus o espiritismo pode-se dizer que é o evangelho redivivo.
A filosofia vem porque o homem o espiritismo vem funcionar como uma filosofia de vida para as pessoas que realmente estão afim de seguir os seus preceitos.
Histórico da doutrina (revisão rápida da aula anterior)
Como se formaram os princípios espíritas
Princípios espíritas:
A existência do espírito e sua sobrevivência após a morte
As reencarnações sucessivas
A comunicabilidade e relacionamento entre espíritos encarnados e desencarnados
A lei da causa e efeito
A evolução progressiva
A fé racioncinada
Dividir a turma em duplas e eles terão que fazer propagandas de um dos princípios espíritas, nesta propaganda eles devem deixar claro porque acreditam e o que entendem por este principio.
Atividade das religiões
Será que o espiritismo é a melhor religião?
Ela é a única que está certa?
Ela é a única que leva a deus?
Existem religiões que estão erradas?
Mostrar o quadro da guernica rapidamente e pedir para que cada um descreva aquilo que lembra e comparar com as religiões cada uma tem sua maneira de ver e explicar mas todas querem falar do mesmo Deus de Amor.
Religiões e seus dogmas:
Umbanda, católicos e suas imagens.
A religião do futuro será o Amor.
Não importa a crença que a pessoa tenha desde que ela pratique a caridade, e viva dentro dos ensinamentos do mestre.
E acreditar ou não depende de nós irmos buscar saber, pois se ficarmos apenas esperando que os outros nos tragam o conhecimento ou nós acreditaremos em tudo ou deixaremos de acreditar em muitas coisas produtivas.
Apesar de alguns não gostarem, dizendo que a religião e a ciência divegem. O próprio Kardec já dizia que, havendo divergência entre religião e ciência, deêm ouvidos à ciência.
ResponderExcluir