E
EDUCAÇÃO MEDIÚNICA
CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO MEDIÚNICA COEM II
SOCIEDADE ESPÍRITA
1ª PARTE - PROGRAMA E MANUAL DE APLICAÇÃO
V - PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS UNIDADES TEÓRICAS
As unidades teóricas são sessões de estudo onde não se desenvolve nenhuma atividade prática mediúnica.
Todas as unidades teóricas constantes do programa têm um resumo correspondente, publicados adiante, que visam facilitar o acompanhamento e aproveitamento pelos participantes. Essas unidades podem ser desenvolvidas de forma expositiva ou como estudo dirigido.
EXPOSITIVAS
Nessa modalidade, todos os participantes do COEM são reunidos no salão de palestras do Centro, onde o assunto da unidade do dia é transmitido em forma de exposição doutrinária, por um dos integrantes da equipe de expositores, dentro de uma escala previamente elaborada. Essas aulas deverão ter a duração aproximada de 45 a 60 minutos, seguidas de uns 30 minutos destinados a perguntas e observações dos participantes.
O expositor deverá expor o assunto com a maior clareza e simplicidade possível, servindo-se das técnicas disponíveis para esse fim, tais como, data-show, vídeos, slides, e outras.
ESTUDO DIRIGIDO
A forma de estudo dirigido adotada no COEM é a de GRUPOS. Os diversos Grupos estudarão um roteiro comum dos temas ou, de acordo com a orientação do Monitor, poderão estudar roteiros diferentes de temas comuns aos diversos Grupos.
Os roteiros dos temas a serem estudados poderão ser elaborados pela Coordenação Geral ou pelos próprios Monitores e Auxiliares dos grupos.
À guisa de sugestão, apresentamos no Capítulo IV Programa, um roteiro de estudo dirigido para cada sessão teórica.
No caso do Centro Espírita realizar sessões expositivas e de estudo dirigido, a Coordenação deverá selecionar os temas que melhor se adaptem a uma ou outra forma.
As reuniões com estudo dirigido podem ser desenvolvidas em três partes fundamentais, num tempo base de noventa minutos.
1ª PARTE
O Grupo reúne-se às vinte horas em sua respectiva sala de trabalho e inicia a reunião com uma prece. O auxiliar, em seguida, faz o registro da freqüência (5 minutos).
2ª PARTE
O Monitor fará referências rápidas sobre o tema a ser estudado, como motivação e incentivo (3 a 5 minutos); explicará como se processará o estudo e dividirá o Grupo em tantos MINIGRUPOS quantas sejam as partes do ROTEIRO, cada minigrupo compondo-se de um número de pessoas proporcionalmente divididas pelo número de minigrupos e os formará em disposições adequadas, na sala de trabalho. Designará um Coordenador e um Relator para cada MINIGRUPO.
Os auxiliares distribuirão os ROTEIROS de estudo e fornecerão o material de expediente necessário (lápis, papel, prancheta, fontes de consulta, etc.).
O Monitor esclarecerá que cada MINIGRUPO deverá, com base nas fontes de consulta indicadas no ROTEIRO e de acordo com os itens solicitados neste, elaborar um relatório de seu estudo.
O tempo ou duração desta parte deverá, em princípio, ser de cinqüenta minutos. O tom de voz dos participantes dos MINIGRUPOS deve ser baixo (cochicho), para não perturbar o ambiente de estudo. Nas primeiras reuniões de estudo dirigido, o Monitor poderá supervisionar os trabalhos dos MINIGRUPOS fornecendo-lhes as orientações necessárias a sanar dificuldades e estimular suas atividades.
3ª PARTE
Terminado o trabalho dos MINIGRUPOS, o Monitor e Auxiliares reunirão os componentes no Grupo original (Grupão) em torno à mesa de trabalhos.
Cada relator de MINIGRUPOS deverá apresentar o seu relatório ao Grupo, o qual deve dispor de cinco minutos ou menos para discutir, solicitar esclarecimentos e dialogar com o relator e o coordenador desse MINIGRUPO sobre a sua parte estudada.
Cada MINIGRUPO deverá apresentar-se pela ordem do ROTEIRO de estudo, tendo em vista a seqüência e globalização do assunto.
Concluídas as apresentações dos relatórios dos MINIGRUPOS com a respectiva discussão, o Monitor, se achar necessário, poderá fazer uma síntese do tema, destacando os pontos fundamentais ou apresentar o resumo fornecido pela Coordenação Geral sobre o assunto.
Um dos auxiliares deverá recolher os relatórios dos MINIGRUPOS, acrescentando a estes os pontos levantados na parte da discussão e montar o relatório final que deverá ser encaminhado, após a reunião, para a Coordenação Geral.
Esta terceira parte deverá ser realizada em quarenta minutos.
O tempo de duração de cada uma destas partes do estudo dirigido poderá sofrer variações a critério do Monitor, observada, porém, a duração global da Segunda e terceira partes, que não deve ultrapassar noventa minutos.
No final da reunião o Monitor poderá dar conhecimento aos componentes do Grupo do ROTEIRO da próxima unidade, a fim de que possam consultar as fontes indicadas.
Os Auxiliares poderão distribuir os documentos que forem necessárias e dar os avisos finais. A reunião deverá encerrar-se no máximo às vinte e duas horas, com uma prece.
OBJETIVOS DO ESTUDO DIRIGIDO, DESTACAMOS:
1) Retirar o participante da passividade.
2) Dar condições ao participante de encontrar por si o que precisa, isto é, pesquisar por conta própria.
3) Exercitar no uso de fontes de consulta.
4) Melhor conhecer os participantes quanto ao seu preparo, suas possibilidades e limitações.
5) Favorecer a confiança em si, pelas tarefas vencidas com base no esforço próprio.
LUCAS DE ALMEIDA MAGALHÃES
CENTRO ESPÍRITA LUZ ETERNA CELE
Avenida Desembargador Hugo Simas, 137 Bom Retiro
80520-250 Curitiba Paraná Brasil
www.cele.org.br cele@cele.org.br
REDAÇÃO: Equipe do CELE
Nenhum comentário:
Postar um comentário