Ana Cecília Rosa
“Uma organização fisiopsíquica resulta
da perfeita identificação entre o Espírito e o soma, como decorrência das
reencarnações anteriores ou das conquistas atu-ais, preparando a existência em
marcha para a plenitude.” Joanna de
Ângelis
Os avanços científicos e
tecnológicos dos últimos dois séculos influenciaram sobremaneira a visão da
saúde atual. O processo de adoecer e a busca do alívio e/ ou cura dos sintomas
relacionados às doenças, têm se tornado altamente especializados. Já conseguimos
apontar a causa molecular para os nossos desequilíbrios orgânicos porque já nos
tornamos hábeis investigadores da nossa estrutura microscópica. Termos como
genoma humano, células-tronco, hormônios e outros, já fazem parte da nossa
conversação cotidiana e são tidos como a grande esperança de um futuro sem
doenças.
Este cenário de otimismo
tem sido questionado, inclusive pelas maiores autoridades científicas. O
comportamento de certas doenças não é tão previsível quanto antes se imaginava.
E a causa desta “imprevisibilidade” reside no Homem e em todo aspecto
bio-psico-socio-espiritual que é inerente à sua natureza.
Desta forma, o conceito de
saúde integral inclui a abordagem de todos estes aspectos anteriores
descritos, além da sua relação com o meio ambiente, que é a definição atual
proposta pela Organização Mundial de Saúde, contrapondo-se a idéia anterior da
ausência de doença.
Desde a antiguidade
sabemos deste binômio corpo-espírito. Porém, a partir do século XIX com o
advento do Espiritismo o Homem integral foi definido como composto por corpo- períspirito-espírito,
em constante relação com o mundo ao seu redor, material e “extrafísico”, aos
quais influenciamos e que, também, somos influenciados, seja através de
pensamentos, sentimentos ou atos. Desta forma,a perspectiva e a abordagem para
a cura, parte do princípio de buscar o equilíbrio de todos os aspectos da nossa
integralidade, além de considerar o homem como espírito eterno, em processo de
reajuste com as Leis Divinas, e submetido a Lei de causa e efeito, conferindo
oportunidade de aprendizado e evolução.
As propostas terapêuticas
espíritas se caracterizam em atividades desenvolvidas pelos Centros Espíritas,
através de estudos, orações, passes magnéticos, atendimentos fraternos,
desobsessão e águas magnetizadas (fluidificadas). Essas são as formas de
trata-mento alternativo paralelo ao tratamento médico. É importante ressaltar a
necessidade do tratamento médico tradicional na busca da cura completa,
lembrando que os desequilíbrios de qualquer origem ge-ram desarranjos físicos,
causa-dores de doenças, que necessitam dos recursos que só a medicina dispõe
para tratá-los.
A terapêutica espírita
consiste de recursos que permitam um entendimento do homem dentro de sua
integralidade, buscando compreender as causas imediatas e anteriores ao seu
processo de adoecimento, permitindo-se oportunidade para a busca de auto-conhecimento,
refazimento e transformação. Junto a isto, ela proporciona tratamentos magnéticos
(passe, água fluidificada) que reequilibram o espírito e o perispírito (corpo
espiritual) e, posteriormente, o corpo físico; gerando condições de saúde. Isto
tudo dentro do conceito de Justiça e amor infinito de Deus que concede “a cada
um segundo as suas obras”.
Jornal de Estudos Psicológicos
Ano I N°1 Novembro - Dezembro 2008
The Spiritist Psychological Society
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