segunda-feira, 13 de março de 2017

CURSO INTERNET

*2ª PARTE*

*CURSO PARA PRINCIPIANTES NA DOUTRINA ESPÍRITA*

Maria Cotroni Valenti


*2ª Parte*
 


*26ª AULA*

*Parte A*

*CENTROS DE FORÇA – PLEXOS*

O Universo é um conjunto de Leis, de forças e energias inumeráveis, que estão em constante movimentação de ação e reação no processo de combinação, modificação, desintegração e renovação dos elementos dos quais é formado.

Nesse meio está o ser humano, cujo organismo se utiliza dessas energias para se manter vivo.

O ser humano se nutre de alimentos, água, ar pela respiração e pelos poros que também respiram e das energias absorvidas através dos Centros de Forças. Tudo isso e talvez mais alguma coisa que desconhecemos no momento.

Dessa forma ele se mantém vivo e atuante.

No corpo físico temos os plexos que são conjuntos de nervos e gânglios que controlam os movimentos automáticos dos órgãos (sistema vegetativo).

Cada plexo comanda um sistema.

Cada sistema é formado por vários órgãos que recebem os comandos dos plexos.

Os principais são oito. Os Centros de Força sofrem a influência de nossos pensamentos.

Exemplo: Quando pensamos positivamente, sintonizamos e atraímos as energias positivas do Cosmo, que são absorvidas pelos Centros de Força.

São transmitidas aos plexos e distribuídas aos órgãos que compõem os sistemas correspondentes. Estamos assim nutrindo esses órgãos e sistemas.

Se pensarmos negativamente, acontece o mesmo processo só que com energias negativas.

Estamos então contaminando esses órgãos. Assim ficamos doentes. É como não comermos ou comermos alimentos estragados, não respirarmos bem, não higienizarmos os poros (através do banho),etc.

Cada pensamento identifica-se com um ou mais Centros de Forças.

São os órgãos dependentes do mesmo que irão receber os fluidos atraídos. Automaticamente vão se reforçar quando o pensamento é bom, ou se aniquilar se o pensamento é negativo.

Exemplo: quando o nosso pensamento se identifica com o gástrico, a digestão - assimilação dos alimentos – vai sofrer a influencia. Acontece o mesmo com os outros Centros de Forças e Plexos. Por isso temos de ter bons pensamentos sempre.

Os Plexos e Centros de Força seguem a seguinte ordem:

Plexos no corpo físico e Centros de Forças no Perispírito.

Plexo Sacro – Centro de Força Básico recebe as energias do centro da Terra (Fogo Serpentino ou Kundaline) armazena e distribui aos demais. Localizado no fim da coluna vertebral.

Exerce influência sobre o Genésico.

Plexo Hipogástrico – Centro de Força Genésico – responsável pelas energias criadoras - controlam os órgãos de reprodução. Localiza-se no baixo ventre.

Plexo Solar – Centro de Fora Gástrico – controla os órgãos digestivos e recebe influência das emoções. Localiza-se na região do estomago.

Plexo Mesentérico – Centro de Força Esplênico – controla a circulação e distribuição do sangue e dos elementos vitais. É responsável também pelo sistema hepático. Localiza-se na região do baço.

Plexo Cardíaco – Centro de Força Cardíaco – controla as emoções e o sentimento. Localiza-se na região do coração.

Plexo Laríngeo – Centro de Força Laríngeo – controla a fonação e a respiração. Localiza-se na região da garganta.

Plexo Frontal – Centro de Força Frontal – ordena todos os processos de manifestação da inteligência, viabiliza as atividades dos órgãos dos sentidos e controla o sistema nervoso e o sistema endócrino por estar ligado à glândula hipófise. Localiza-se no centro da fronte, acima
do encontro das duas sobrancelhas.

Centro de Força Coronário – no corpo físico é relacionado às glândulas epífise e hipófise. Não tem plexo no corpo físico. Assimila os estímulos do Plano Superior, orienta todo o metabolismo orgânico, supervisiona todos os demais Centros de Força e Plexos. Localiza-se na região central do cérebro.

Estes são os principais Plexos e Centros de Forças. Temos muitos outros espalhados pelo corpo físico e pelo Perispírito e serão citados em outras ocasiões.

Os Centros de Forças em outras crenças são chamados de Chacras, Rodas ou Roldanas, podendo ainda ter outros nomes que desconhecemos.

Nos passes temos as projeções de energias, imposições de mãos que tem tudo a ver com os Centros de Força, tanto para limpeza dos mesmos, como para doações e projeções de energias.

Assim, sustentados por pensamentos positivos podem libertar das más influências e até promover a cura de doenças.

CONSEQUÊNCIAS DOS PENSAMENTOS

Uma das maiores dádivas que recebemos de Deus é o direito e a liberdade de pensar. Ninguém pode nos tirar esse direito.

Pensamos o que queremos. Através do pensamento podemos amar, perdoar, admirar, abençoar e ter um mundo de pensamentos positivos que podem nos ajudar muito.

Mas também podemos pensar de forma que possa nos prejudicar muito. É nesse momento que
entra nossa sensatez.

Como vimos neste capítulo, a nossa saúde do corpo físico depende muito de nossos pensamentos. Assim também acontece com nossa saúde mental e a situação espiritual.

Quando pensamos, criamos e ao mesmo tempo atraímos. Portanto, temos o que pensamos:
coisas boas ou más.

Grande parte das obsessões é atraída pelo pensamento. O orgulho, a vaidade, o ódio, o desejo de vingança e outras negatividades que mantemos pelos pensamentos são portas abertas para os Espíritos negativos penetrarem e se abrigarem, após o que passam a ser alimentados pelos
mesmos pensamentos.

A higiene mental através de boas leituras e a seleção de ambientes pode ajudar a evitar tais cultivos. O trabalho produtivo e principalmente em favor de alguma causa útil tanto no campo material como no espiritual podem até mesmo nos libertar de tais obsessões.

*SOLUÇÃO E CURA REAL*

Para se obter bons resultados nos tratamentos espirituais, é preciso que o assistido receba conhecimentos de doutrina e de vivência diária porque tanto as soluções dos problemas como as curas das doenças acontecem através dos pensamentos positivos.

Se o assistido não aprender a elevar seu padrão vibratório, não adiantará receber tratamentos Espirituais Jesus disse:“- Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”.

O que é a verdade?

Os ensinamentos de Jesus estão contidos na Lei de Deus.

É o conhecimento acompanhado do bom sentimento que libera a recepção dos fluidos positivos
e possibilita a ação dos Espíritos amigos. Essa é uma das razões da necessidade de se ouvir as palestras antes dos passes, como também a recomendação da leitura do Evangelho em nossas casas.

O assistido que não assimila nem coloca em prática os conhecimentos, pode passar a vida inteira recebendo tratamentos espirituais sem solução ou cura. É ai que ele injustamente acusa os médiuns de incompetentes e classifica os trabalhos como fracos.

*NADA PODE SER MAIS FORTE QUE O EVANGELHO*

Muitas pessoas se impressionam com as movimentações dos médiuns durante os trabalhos. Para elas os trabalhos mais agitados são mais fortes. No entanto, sabemos que os médiuns que frequentam uma escola e que tem o hábito da leitura são calmos e equilibrados e por isso tem mais condições de receber uma boa comunicação e de realizar um bom trabalho.

Quanto mais esclarecido é o médium, assim como os dirigentes dos trabalhos, mais condições tem de sintonizar com o Plano Maior e atender aos bons Espíritos.

Portanto o trabalho é sem dúvida superior e com maior possibilidade de efeito.

Todo trabalho para ser eficiente, tem de estar apoiado no Evangelho de Jesus.

A preparação tem de ser simples e sincera. A palestra ou mesmo só a boa leitura que antecede o trabalho abre o caminho para a solução ou a cura do mal e quando o assistido recebe esclarecimentos, a sintonia vibratória se completa.

Portanto, é de suma importância que todos estejamos constantemente estudando e nos aprofundando na doutrina e principalmente no Evangelho que nos leva à tão importante melhoria íntima.

Só assim poderemos obter a ajuda que deve vir sempre de dentro para fora. Isso quer dizer, em consequência do pensamento positivo.

Fonte:- E.S.E



Nenhum comentário:

Postar um comentário