O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - XXVII
CAPÍTULO IV: NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS, SE NÃO
NASCER DE NOVO - ITENS 1 E 2
Antes de iniciar o
estudo deste capítulo, gostaríamos de lembrar que quase todos os capítulos
deste livro, estão organizados de uma mesma maneira. Após o título e os
subtítulos, estão os textos evangélicos referentes ao tema, depois os escritos
de Kardec, nos quais apresenta as explicações espíritas sobre os textos,
desenvolvendo-os, e em terceiro lugar, Instruções dos Espíritos, também sobre o
tema, num detalhamento ou conclusão do estudo.
”E veio Jesus para
os lados de Cesárea de Felipe e interrogou seus discípulos, dizendo: Quem dizem
os homens que é o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem que é João
Batista, outros que é Elias e outros que Jeremias ou algum dos Profetas.
Disse-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que sou eu? Respondendo, Simão Pedro
disse: Tu é o Cristo, filho do Deus vivo. E respondendo, Jesus lhe disse: Bem -
aventurado és Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que te
revelaram isso, mas sim meu Pai que está nos céus." (Mateus, XVI: 13 a 17)
“E
chegou a Herodes, o Tetrarca, notícia de tudo o que Jesus obrava, e ficou como
suspenso, porque diziam uns: É João que ressurgiu dos mortos; e outros: É Elias
que apareceu; e outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. Então, disse
Herodes: Eu mandei degolar a João; quem é, pois, este, de quem ouço semelhantes
coisas? E buscava ocasião de o ver." (Marcos, VI:14e15; Lucas, IX: 7 a 9 )
Em relação às
qualificações usadas por Jesus declarando-se ora como Filho de Deus e ora como
Filho do Homem, Kardec faz algumas considerações em Obras Póstumas, no Estudo
Sobre a Natureza do Cristo, item IX.
Declarando-se Filho
de Deus, Jesus indicava sua posição de submissão ao Pai de todos, demonstrando
no seu viver na Terra, como o filho de Deus que, tendo alcançado o grau de
Espírito Puro, em mundos materiais, fora designado para guiar essa humanidade
ainda imperfeita e rebelde, ensinando as leis morais e servindo como modelo aos
seus irmãos.
A respeito das
declarações sobre ser Filho do Homem, Kardec cita alguns versículos da Bíblia,
de Ezequiel, narrando Deus falando com ele, tratando-o como Filho do homem e de
Judith, VIII, 15: “Porque Deus não ameaça como os homens e não se inflama” em
ira como o Filho do homem", onde está bem clara, entre os judeus, a idéia
de "nascido do homem. Ao assim referir-se, Jesus deixava bem claro que ele
era igual a todos, que ele também pertencia à humanidade em geral, fora criado
como todos, fizera sua evolução espiritual como todos têm de fazer, antes a
Terra existir. Daí, poder ser o guia e o modelo para seus irmãos em evolução.
Pelas suposições, nos
dois textos acima, de que Jesus pudesse ser Elias, ou Jeremias ou algum dos
Profetas, percebe-se que os judeus aceitavam a idéia da reencarnação, de forma
nebulosa, indefinida, sem compreensão, evidenciada pela possibilidade de Jesus
ser também João Batista, que fora decapitado, quando Jesus já divulgava seus
ensinos. Aceitavam a volta à Terra dos seus mortos ou de alguns deles, mas não
se aprofundavam nesta idéia, nem na de vida futura, após a morte.
Continuando as
considerações sobre o texto acima, vamos refletir sobre a afirmação de Jesus,
quando após haver Simão Pedro respondido: tu és o Cristo, filho do Deus vivo,
assim diz: " Bem - aventurado és Simão, filho de Jonas, porque não foi a
carne e o sangue que te revelaram isso, mas sim meu Pai, que está nos
céus."
Como devemos
interpretar a expressão: “não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas
sim meu Pai que está nos céus."?
Pensamos que ela
significa que Pedro, como homem da época não tinha condições intelectuais para
responder com exatidão, como o fez, a pergunta feita por Jesus. Não falou por
ele, não sabia o que falava, simplesmente, falou o que lhe veio à mente, sem
raciocinar: foi um instrumento mediúnico, fazendo uma revelação, vinda de mais alto,
do plano espiritual. Foi um ato mediúnico, revelando a verdade sobre Jesus. (Parábolas
e Ensinos de Jesus, de Cairbar Schutel, capítulo Pedra Rejeitada, editora O
Clarim)
Leda
de Almeida Rezende Ebner
Agosto
/ 2003
Centro Espírita Batuira
Ribeirão Preto (SP)
O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que
permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende
Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter
recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas
das reuniões de diretoria deste Centro.
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