sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ESPÍRITO DE VERDADE

JUVENTUDE

Assinante desta conceituada revista, solicitaria especial obséquio de me informarem qual é o certo: “Espírito da Verdade”, “Espírito de Verdade” ou “Espírito Verdade”. (JOSÉ ESTEVES FERNANDES JUNIOR, CAMPINAS-SP)

Não percebemos haja um consenso em relação ao nome exato do Espírito que, desde o início da Codificação, se manifestou a Kardec. Alguns chegam a afirmar que não se trata apenas de um Espírito, mas de uma falange de Espíritos, mas não é isso que vemos em OBRAS PÓSTUMAS. Traduções brasileiras antigas das obras kardequianas, como O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, de Torrieri Guimarães, revista por Carlos Imbassahy, Editora LAKE, utilizam “Espírito da Verdade”. Herculano Pires, Roque Jacintho, Salvador Gentile preferem “Espírito de Verdade”. E é com esta mesma grafia que encontramos as traduções da FEB.

Aliás, há uma versão dessa obra, editada pela FEB (“L´EVANGILE SELON LE SPIRITISME”, 3ª edição, revista, corrigida e  alterada) do original francês de 1866 (Dentu, Fred. Henri, librairies, au Palais-Royal), com a subscrição na mensagem inicial “L´Esprit de Verité” (Espírito de Verdade). Enquanto isso, Canuto de Abreu optou por “Espírito Verdade”, conforme apresenta na edição comemorativa do centenário de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, texto bilíngüe (francês/português) editado pela Companhia Editora Ismael; Canuto chega a traduzir a palavra “verité”, utilizada nos textos por Kardec, por “Espírito Verdade”, considerando que o Codificador, em OBRAS PÓSTUMAS, chamou de “Verdade” o Espírito orientador que, em 21/03/1856, se comunicou pela médium, Srta. Baudin, dando-lhe oportunas instruções; entretanto, mais adiante, o próprio Kardec, na mesma obra, a ele se refere como “Espírito de Verdade”, que nos parece ser a denominação mais utilizada.


“INFORMAÇÃO”:
REVISTA ESPÍRITA MENSAL
ANO XXX Nº351
janeiro de 2002.
Publicada pelo Grupo Espírita “Casa do Caminho” -
Redação:
Rua Souza Caldas, 343 - Fone: (11) 2764-5700
Correspondência:
Cx. Postal: 45.307 - Ag. Vl. Mariana/São Paulo (SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário