quinta-feira, 21 de março de 2013

Como estudar a doutrina espírita?


O estudo de uma doutrina, qual a doutrina espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por pessoas sérias, perseverantes, livres de prevenções e animadas de firme e sincera vontade de chegar a um resultado.
Não se pode fazer julgamentos levianos, não tendo sido imprimido aos estudos a continuidade, regularidade e recolhimento indispensáveis.
Sucede que quão mais complexa seja uma questão, para ser elucidada, necessita-se a solução de questões preliminares. Alguém que deseja se tornar versado em uma ciência deverá estudá-la metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento das idéias. Respostas dadas sobre determinado assunto a alguém que ignora os conceitos mais básicos do mesmo tornam-se para ele ininteligíveis, ou ainda, parecem contraditórias ou absurdas.
Outro ponto importante é a escolha dos livros pelos quais se tomará conhecimento da doutrina. Considerando-se a idéia do parágrafo anterior, vê-se que mais corretamente agirá a pessoa se iniciar seus estudos pelas obras básicas, a saber: O Livro dos Espíritos, A Gênese, O Céu e o Inferno, O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Médiuns.
Fazendo uma leitura atenciosa - e com a real intenção de aprender - desses livros acima citados já se forma uma consciência do que é verdadeiramente a doutrina, podendo-se então ter uma capacidade inicial de julgar se certas informações com relação a mesma procedem ou não. Isso se torna um fator de grande importância, já que nem tudo que vem dos espíritos é, apenas por esse fato, verdadeiro. Assim como entre nós, homens, existem os bons, os sábios, os ignorantes, os que querem o bem e os que desejam o mal, os que querem fazer o bem, mas, por não estarem devidamente preparados, acabam por cair no erro, também nessas mesmas escalas existem os espíritos (afinal, não são eles apenas nossas almas que deixaram o corpo após a morte do mesmo?). Devemos sempre exercer a nossa capacidade de raciocínio. Se algo vai contra o bem, contra o bom senso ou contra todos os ensinamentos morais de Jesus Cristo, não pode ser verdadeiro.
"Amados não deis crédito a qualquer Espírito. Antes, provai os Espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora" - (I João 4.1).
São esses então os cuidados primordiais para o estudo da doutrina espírita: dedicação e questionamento das informações recebidas, passando-as pelo crivo da razão.

 - Conhecendo o Espiritismo sem preconceitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário