quinta-feira, 8 de março de 2012

Crônicas de Além-Mar


ELSA ROSSI
De Londres

Estudando sempre a Doutrina Espírita, não seremos pegos de surpresa, quando nos defrontarmos com convites para fazermos um pronunciamento espírita onde quer que estejamos.

Visitamos esporadicamente um ou outro país do continente europeu, onde abrange a nossa área de atuação dentro do Departamento de Unificação da Coordenadoria Europa do Conselho Espírita Internacional, tarefa essa que assumimos já há alguns anos.
No período de Natal de 2005, estivemos por uma semana com nossa amiga Nelly Berchtold, desta feita em descanso de pequenas férias.
Nelly é vice-presidente da União dos Centros Espíritas da Suíça - UCESS e também presidente do Grupo Espírita Estesia, na cidade de Berna, capital da Suíça.
Estando lá para o descanso de final de ano, e na impossibilidade da palestrante convidada comparecer para a palestra da terça-feira após o Natal, Nelly nos pediu se poderíamos desenvolver a palestra, pois o grupo espírita, apesar do período natalino, estaria com suas tarefas normais, sem fechar as portas. Não hesitamos um segundo e dissemos sim. Passamos um dia agradável, orei várias vezes durante o dia pedindo a inspiração do tema a ser exposto na noite seguinte.
À noite, ao retornarmos pra casa, sob um frio de 9 graus, após orarmos, nos veio o tema que deveríamos falar – sobre os Milagres.
Abrimos os olhos e nos deparamos com o livro “A Gênese”, que estava a nossa frente, no alto da estante do quarto em que estávamos hospedados em casa de Nelly.
Que alegria senti!
Tomei do livro, folheei-o mecanicamente, enquanto me inspirava a buscar no índice o tema. E o segundo item do livro, capítulos XIII, XIV e XV. Li o assunto com muita atenção, fiz minhas pequenas anotações e com isso o tema foi inserido na minha memória. Daí pra frente, era só reler para que a base do assunto ficasse bem alicerçada.
Na noite aprazada, ficamos surpresa com a quantidade de pessoas presentes, num dia de muita neve e 9 graus negativos. Os corações aquecidos pela fraternidade, unidos, faziam brilhar o ambiente.
Sentimos a presença amorosa de nossos Benfeitores que muito nos ajudaram na explanação, e foi ótimo, pois mais aprende aquele que estuda, que lê para repassar a outrem.
Entendemos então, pelas perguntas que eram formuladas pelos presentes, que o que ali levamos naquela noite veio ao encontro dos esclarecimentos de muitos corações, do que sejam os Milagres, sob a ótica espírita.
Com isso, nós mesmos recebemos as informações através do estudo proposto pelo convite de nossa querida Nelly, e quão bem nos fez podermos contribuir da forma que mais nos engrandece a alma, que é o estudo espírita.
Vamos entendendo que nós espíritas temos de estar sempre vigilantes, estudando, nos informando cada vez mais nas bases kardequianas da Doutrina Espírita, nas obras complementares que são um compêndio do bem viver para adquirirmos mais conhecimentos.
Lá fora a neve continuava a cair. O contentamento daqueles que enfrentaram o frio e a neve da noite pós-natalina, onde a luminescência das pequeninas lâmpadas em cores festivas refletidas no brilho da neve sob a luz dos postes altos agigantava a nossa alma em alegrias somando-se à alegria do Natal suíço.
Não esquecerei aquela noite!
ELSA ROSSI, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é diretora do Departamento de Unificação para os Países da Europa, organismo do Conselho Espírita Internacional, vicepresidente do Spiritist Group of Brighton, diretora do Departamento de Eventos da British Union of Spiritist Societies (BUSS) e editor do Boletim SGB.



O IMORTAL
JORNAL DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA
Diretor Responsável: Hugo Gonçalves Ano 53 Nº 624 Fevereiro de 2006
RUA PARÁ, 292, CAIXA POSTAL 63
CEP 86.180-970
TELEFONE: (043) 3254-3261 - CAMBÉ – PR



Nenhum comentário:

Postar um comentário