AINDA USANDO A CRIATIVIDADE
Seguindo nosso estudo sobre como integrar mais nosso trabalho, tornando a Evangelização mais pariticipativa das outras áreas do Centro Espírita e , também, com isso trabalhando nossas crianças e jovens, aqui teremos:
O nosso assunto hoje é o CARTAZ, instrumento muito importante no nosso trabalho, nao só para divulgá-lo, como tambem como recurso didático em nossas aulas.
CARTAZ
DIVULGUE O SEU TRABALHO
Conte ao público o que você está realizando de bom, dinamicamente
LETREIROS
Letreiros IMPORTANTES devem ser feitos em tamanhos grandes e os menos importantes em tamanho menor. Condicione o tamanho à importância do assunto.
TÍTULOS
Sub-títulos
Informações
LETREIRO MUITO UNIFORME NÃO ATRAI A ATENÇÃO.
TAMANHO variado no letreiro evita a MONOTONIA.
Podemos destacar uma determinada palavra na frase ou uma frase dentro do letreiro geral: pelo TAMANHO DA LETRA, pela cor, pelo estilo, pela textura.
COR:
Não se varia a cor das letras de uma palavra, mas sim uma palavra inteira, pela cor.
Utilizemos, também, o contraste de cores entre letreiro e fundo ou seja em fundo escuro, letreiros claros e vice-versa.
DIREÇÃO:
A melhor direção é a horizontal. Você pode inclinar palavras para cima, mas não para baixo.
FOCO:
Mensagem. Devemos dirigir o olhar do público para o ponto principal. A importância da informação é geralmente indicada pelo tamanho, posição, cor, forma.
A forma maior chama mais atenção. Entre muitas formas de peso e tamanho iguais, podemos destacar uma delas, se a colocar-mos em posição diferente das demais.
Uma cor diferente se ressalta junto a cores iguais.
Uma forma diferente, junto às outras iguais, chama mais atenção para si.
BALANÇO OU EQUILÍBRIO:
É a igualdade de peso em cada lado de uma linha central, real ou imaginária. Atualmente, procuramos equilibrar elementos de tamanhos e formas diferentes, distribuindo seus pesos nos dois lados. Esse balanço informal é mais dinâmico e flexível.
SIMPLICIDADE:
É a eliminação de tudo que não é essencial. Espaços livres são necessários para o repouso da vista e a valorização dos elementos.
(Colaboração Nair Rocha Soares - CVDEE)
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