quinta-feira, 4 de novembro de 2010

 AMINIMIGOS



Era lindo, muito lindo. Quando soube que tinha inimigos, foi ouvir o sábio das montanhas, porque era horrível ter inimigos.
- Você tem inimigos porque é bonito. Os seus inimigos não perdoam a natureza que o fez assim. E, como a natureza é coisa abstrata, ficam com raiva de você (que é concreto) e se tornam seus inimigos.
O homem, então, tomou banho de vitríolo e ficou deformado e feio. Mas era inteligente e soube que tinha inimigos ainda. O velho das montanhas disse:
- Agora que é feio, eles não perdoam um homem feio e inteligente.
Ficou em silêncio para que não notassem sua inteligência. Os inimigos continuaram porque era rico (foi o que disse o velho das montanhas). E ficou pobre (o que foi muito fácil). Mas ainda tinha inimigos.
- Você era bonito, inteligente e rico, e não é mais. Mas eles não perdoam quem é tudo isso e o devolve. Eles são muitos.
Mudou-se para as montanhas. Mas tinha inimigos. O velho disse que eles ficaram aborrecido, porque não tinham mais de quem pudessem ser inimigos. Ficou, então, inteligente outra vez e, quando ficou rico, tratou da feiúra e ficou bonito outra vez e viveu feliz, cercado de inimigos.
.

(Marcos de Vasconcelos)
 
Que coisa né gente?
Num se pode viver em paz
 
Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário